Veja os Concursos Abertos para Polícia Federal, Marinha e outros que pagam a partir de R$ 10 mil

1
35

Os salários variam de 10 à 25 mil reais e, ao todo, são mais de 1,2 mil vagas oferecidas para diversos níveis de escolaridade. A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, em Mato Grosso do Sul, por exemplo, oferece mais de 230 vagas com salários de 12,4 mil reais. Listamos cada uma dessas oportunidades, confira!

1 – Tribunal de Justiça Militar de São Paulo – Tem 2 vagas para o Cargo de Juiz de Direito, com salário de 27,5 mil reais. A inscrição pode ser feita até o dia 15 abril pelo www.vunesp.com.br, com uma taxa de 200 reais. O Certame terá 5 etapas e as provas serão realizadas em São Paulo, a partir do dia 12 de junho.

2 – Defensoria Pública de Mato Grosso – São 20 vagas para Defensor Público Substituto, com remuneração de quase 20 mil reais. A seleção também tem 5 etapas e uma das exigências é que o candidato tenha exercido, pelo menos, 3 anos de atividade jurídica. As inscrições custam 250 reais e podem ser feitas até o dia 1º de maio no www.cev.ufmt.br/portal. A prova acontecerá no dia 12 de junho e as dissertativos em 6 e 7 de agosto.

3 – Prefeitura de Cachoeirinha (Rio Grande do Sul) – No geral, são 4 editais que somam 30 vagas para todos os níveis de escolaridade. O Salários vão até 14,5 mil reais e as inscrições devem ser feitas até o dia 7 de abril pelo www.fundacaolasalle.org.br/concursos/. O valor varia de 40 à 100 reais e a prova, provavelmente, será realizada no dia 8 de maio e 15 de maio, dependendo do cargo.

Reprodução: Google

4 – Prefeitura de Ubiratã (Paraná) – São 3 vagas para os cargos de agente comunitário de saúde e médico generalista, com salários que vão até 14 mil reais. O cadastro deve ser feito no www.concurso.fundacaofafipa.org.br e o valor varia de 40 à 100 reais, sendo que a prova objetiva será aplicada no 1º dia de maio, em locais ainda não divulgados.

5 – Prefeitura de Ipaporanga (Ceará) – Ao todo são 94 vagas e mais 92 que serão incluídas em cadastro reserva, para todos os níveis de ensino e com salários que chegam até 14 mil reais. As inscrições vão até 12 de abril, com custo de 60 à 120 reais e que devem ser feitas pelo www.consulpam.uni5.net.

Outras oportunidades ainda não tiveram todas as informações processadas, mas já é possível anotar o número de vagas, os salários e as inscrições de cada uma delas. Veja abaixo:

  • Prefeitura de Amaturá (Amazonas) – 207 vagas, salário de 11,1 mil reais e inscrições até 7 de abril.
  • Prefeitura de Nova Alvorada do Sul (Mato Grosso do Sul) – 231 vagas, com salário de até 12,4 mil reais e inscrições até 7 de abril.
  • Prefeitura de Vargem Bonita (Santa Catarina) – 5 vagas, com salário de 11,8 mil reais e inscrições até 7 de abril.
  • Prefeitura de Orleans (Santa Catarina) – 30 Vagas, com salário de 12 mil reais e inscrições até 14 de abril.
  • Prefeitura de Bodoquena (Mato Grosso do Sul) – 114 vagas, com salário de mais de 10 mil reais e inscrições até 17 de abril.
  • Prefeitura de Carlinda (Mato Grosso) – 64 vagas, com salário de 10 mil reais e inscrições até 17 de abril.
  • Câmara de Rio Branco – 24 Vagas, com salário de 11,5 mil reais e inscrições até 18 de abril.
  • Prefeitura de Guaraí (Tocantins) – 48 vagas, com salário de 10 mil reais e inscrições até 18 de abril.
  • Prefeitura de Jaguariaíva (Paraná) – 95 vagas, com salário de 11,7 mil reais e inscrições até 24 de abril
  • Prefeitura de Campinas (São Paulo) – 147 vagas, com salário de 11,3 mil reais e inscrições até 25 de abril.

Polícia Federal vai abrir concurso!

Vai ter Concurso Público da Polícia Federal? Vai sim senhor! E quem disse foi o Diretor da PF, Leandro Daiello, que, inclusive, já encaminhou o processo e, em breve, o certame já está disponível para os cargos de Delegado, Perito, Agente e Escrivão! Ao todo serão exatas 1.758 vagas para o preenchimento do quadro, sendo que 1,2 mil são para Escrivão e Agente e o restante para Delegado e Perito.

Vale a pena estudar para concurso público? 7 Verdades sobre eles

Informação Importante: Luís Boudens é presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e comunicou, no meio do ano passado, que o cargo de agente é o mais carente de profissionais e necessita de, pelo menos, 6 mil novos trabalhadores. “A PF desempenha uma série de atribuições de fiscalização e controle que são de responsabilidade desses servidores”.

Sem contar ainda com o fato de que o Governo Federal vem promovendo um “esvaziamento total do que deveria ser uma ação conjunta de órgãos da polícia e de controle de imigração”. Para facilitar, vamos falar do efetivo da PF no Amazonas é de 200 homens, sendo a região uma fronteira com a Colômbia e com o Peru, dois países produtores de cocaína. Para o presidente da Fenapef, é evidente a ausência do Estado em áreas sensíveis de fronteira.

Na fronteira com a Bolívia, por exemplo, são quase 3,5 quilômetros de divisa, com Rondônia, Mato grosso e Mato Grosso do Sul, o que necessita de uma ampliação de atuação. A PF em Tabatinga (AM) conta com apenas 40 policiais federais.

Isso quer dizer que, mesmo com os novos servidores que serão contratados, ainda haverá um déficit de profissionais, o que, sugere indiretamente que novos concursos serão lançados posteriormente.

A partir de 2014, com o decreto 8.326, o órgão não precisa de autorização por parte do MPOG (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) para realizar concursos. Então, já é! É só esperar o edital e estudar muito! Aproveitamos essa notícia e fizemos um breve resumo com as características das vagas, os requisitos obrigatórios e as provas. Leia!

Reprodução: Google

Requisitos – Se você tem mais de 18 anos, carteira de habilitação a partir da categoria B e algum curso do ensino superior, você está dentro e pode prestar o concurso sem medo.

Salários – Quantos aos valores, tão desejados, saibam que para Agente e Escrivão, o novo salário já está com o reajuste anual e vai ficar em 11.897,66 reais, já incluso o auxilio-alimentação (458 reais). Salientamos que esses profissionais podem alcançar um valor de 18.651,79 reais. Já os Delegados e Peritos terão salários que poderão chegar á 31 mil reais.

Provas – Comumente, as provas da PF são realizadas pelo Cespe/UnB e seguem as etapas: Provas Objetivas, Exame de Aptidão Física, Exame Médico, Avaliação Psicológica, Avaliação de Títulos, Prova Oral e Curso de Formação Profissional. Quanto às matérias que serão exigidas, são várias e dividas por cargos, veja:

  1. Agente da Polícia Federal: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Noções de Contabilidade, Noções de Economia, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Legislação Especial.
  2. Delegado da Polícia Federal: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário, Direito Internacional Público e Direito Empresarial.
  3. Perito da Polícia Federal: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial.
  4. Escrivão da Polícia Federal – Não temos dados do último concurso. Mas, existem algumas atribuições das quais é possível “imaginar” quais temas serão abordados. Veja abaixo!

Atribuições do Cargo – O Delegado irá instaurar e presidir procedimentos policiais de investigações, participar do planejamento de operações de segurança, executar missões de caráter sigiloso, participar de medidas de segurança e outras atividades semelhantes. O perito deverá realizar exames periciais em locais de infração penal, bem como participar das medidas de segurança e outras atividades que visem apoiar as metas da Instituição policial.

O Escrivão será responsável por cumprir as formalidades processuais, acompanhar a autoridade policial, cumprir medidas de segurança, atuar em procedimentos policiais e outras atividades de natureza policial. Já o agente vai executar as investigações e operações, cumprir medidas de segurança e desempenhar outras atividades do setor.

Lembrete: Vagas da PF na Bahia já foram confirmadas

No meio de dezembro passado, o Governador Baiano Rui Costa informou que o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar será realizado neste ano e a expectativa é que as convocações comecem em 2018. “Nossa meta é que, em 2018, já teremos esses novos concursados reforçando o trabalho da PM e dos bombeiros”.

No Diário Oficial do Estado foi informado um total de 2 mil vagas para soldados, sendo 750 para bombeiros, 60 para oficiais, 30 para oficiais bombeiros, 20 para oficiais médios e 10 para oficiais odontológicos. O salário inicial deve ser de pouco mais de 2 mil reais.

Departamento de Ensino da Aeronáutica também confirma abertura de inscrições

No total são 531 vagas para candidatos de nível médio e técnico para concurseiros que queiram entrar na Força Aérea Brasileira (FAB). As oportunidades são para atuação em regime de internato militar na Escola de Especialistas da Aeronáutica (Eear) em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

As provas para o curso de Formação de Sargento vão acontecer no dia 14 de maio e as matérias exigidas são de português, matemática, física e inglês. Já para o estágio de Adaptação à Graduação de Sargento será em 9 de abril e terá 100 questões dos temas de língua portuguesa e outro tema escolhido pelo candidato.

“A pobre base matemática é o que torna as matérias mais difíceis. O concurso requer embasamento em assuntos como álgebra e trigonometria. A dica é estudar as provas anteriores, o que pode dar tempo ao candidato”, afirma o professor de física do Colégio Militar de Brasília (CMB).

Informações Úteis: o Exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o primeiro semestre de 2018 tem inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro, com uma taxa de 60 reais. As provas serão realizadas no dia 14 de maio em Brasília, Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Canoas. Informações pelo site www.ingresso.eear.aer.mil.br.

Aprendizes-Marinheiros têm até dia 6 de março para fazerem inscrições

São mais de 1,2 mil vagas, dos quais 248 são para negros. As inscrições devem ser feitas pelo www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressomarinha.mar.mil.br, com taxas de 40 reais. Entre os requisitos, é necessário ser do sexo masculino, solteiro e ter mais de 18 anos e menos de 22 anos, além de ter concluído o ensino médio.

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) é a responsável pelo certame e as provas vão acontecer em uma das Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas em Florianópolis (SC), Vitória (ES), Recife (PE) ou Fortaleza (CE). Para convocação, os candidatos devem passar por várias etapas: provas objetivas, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de dados biográficos e documentos.

5 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Se Inscrever em um Concurso Público

Quem for aprovado, vai realizar um curso de formação, que deve acontecer no dia 22 de fevereiro de 2018, com 48 horas semanais e sobre o ensino militar-naval. O salário do curso é de 1 mil reais. Depois de formado, o aluno torna-se Marinheiro Especializado, e permanece 3 anos na graduação. Posteriormente, fará outro curso, com duração de 1 ano e será nomeado Cabo. Nessa fase, o salário é de 2,5 mil reais.

Conheça um pouco mais sobre a Carreira Militar

O Militar é um integrante de uma organização autorizada à usar força. Assim, as Forças Armadas, são organizadas como Exército, Marinha e Aeronáutica, sendo fundamentais para a segurança e soberania do país. Com isso, define-se Carreira Militar como uma carreira dentro das Forças Armadas. Veja, agora, os níveis dessa Carreira.

1 – Escolas preparatórias – É como se fosse o Ensino Médio da Educação Tradicional, tanto é que também são feitas em 3 anos. Após concluir essa fase, o profissional recebe o título de Cadete. São várias as escolas preparatórias, entre elas, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Escola Preparatório de Cadetes do Exército (ESPCex) e os Colégios Navais.

2 – Academia Militar – É o nível 2 e são, também, muito disputadas, já que oferecem uma formação técnica e a possibilidade de seguir na profissão. Quem conclui essa etapa, recebe o título de Oficial Militar. Entre as Academias, estão: Escolas Navais, Academia da Força Aérea (AFA), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academias Estaduais da Polícia Militar. Esses cursos são de 4 anos, feitos no regime de internato.

3 – Institutos – A Escola Superior para os Militares são divididos em 2 opções: O Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA).

O primeiro foi criado em 1959 como resultado da fusão da Engenharia do Exército com o Instituto Militar de Tecnologia. Essa opção, mesmo sendo considerada como militar, também aceita profissionais civis e oferece graduação, pós-graduação e especializações.

Com duração de 5 anos, o IME oferece os seguintes cursos de Engenharias: Cartográfica, da Computação, de Fortificações, de Comunicações, Elétrica, Eletrônica, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Armamentos, Metalúrgica e Química.

Reprodução: Google

Já a segunda opção, o ITA, também surgiu de uma fusão, em 1950, de várias escolas. Ao se formar, o aluno recebe o diploma de Engenheiro e o título de Primeiro-Tenente Engenheiro, podendo, assim, chegar até o posto de Major-Brigadeiro. Com duração de 5 anos, o ITA disponibiliza as Engenharias: Aeronáutica, Mecânica, Civil, Eletrônica, da Computação e Aeroespacial.

Com passar em concursos da PF ou de Carreira Militar, que são considerados um dos mais difíceis?

“Só quem passou por isso sabe o que é ver o seu nome no Diário Oficial. É o aplauso público por toda sua luta e sofrimento que ninguém vê. Fui aprovada por esses 10 anos de estudo e esforço. Pensei em ligar para todo mundo e fique paralisada”, comenta Gabriela Melo, que sonhava com uma vaga na Polícia Federal, conforme contou ao G1.

Foram 10 anos e 30 reprovações em concursos públicos até conseguir passar no cargo de agente administrativa, em 2014, ocupando uma das 23 vagas e ficando à frente de mais de 32 mil candidatos. Estável no cargo, a agente agora também atua como coach e acompanha muitos candidatos e futuros servidores públicos.

Os 15 melhores concursos públicos para o início de 2017 (Salários vão até 27 mil reais)

“Se o candidato tiver orientação, talvez ele não precise esperar 10 anos, como eu, para ser feliz. Ele pode encurtar o caminho”, ela diz.

E pode mesmo! Mesmo com muitas matérias a serem estudas e o cansaço, é possível estudar em menos tempo e também conseguir uma vaga pública muito breve. A melhor dica para isso, é conhecer a própria mente e saber exatamente o que fazer para memorizar as leis, as dicas e as palavras da língua portuguesa, que sofreram recentes alterações.

Leia Mais – As 7 Melhores Dicas de Memorização para Ser Aprovado Ainda Esse Ano! Mapa Mental: É o nome dado para um tipo de diagrama sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, conhecimento e capital intelectual, que visa, principalmente, compreender e solucionar problemas através da memorização e do aprendizado. Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, através de formas e conceitos. Quer saber mais sobre isso? Leia!

Técnicas de Memorização são muito mais do que simplesmente recordar fatos. Elas permitem que você organize, acesse e conecte os conceitos que aprendeu potencializando naturalmente o uso da memória”, comenta Renato Alves, especialista no assunto. Para exemplificar, quando você se dedica sozinho, suas chances de passar são de 52%, já quando estuda e acrescenta o cursinho à metodologia, as chances aumentam para 68%.

Conheça um pouco mais sobre o Renato Alves:

Biografia – Renato Alves

Mas, quando você estuda, investe no cursinho e aplica as técnicas de memorização, suas chances aumentam para mais de 81%! “Possuir uma boa memória não é um dom. Trata-se de um importante potencial que pode ser aprendido se ensinado de forma eficaz”, avisa Alves.

Se você tem mesmo interesse em conseguir um cargo público, faça o curso do Renato Alves e aumente, exponencialmente, suas chances de obter êxito. No curso, você vai aprender: O Estudo e a Memorização para lembrar-se de tudo que estudou, criar e escrever textos completos, elaborar redações, aprender a assistir aulas sem precisar fazer muitas anotações, recordar de tudo e eliminar o risco do “branco” na hora da prova, aprender a técnica de leitura e elaborar um plano de estudo!

Clique, faça o curso e comprove!

Como Ser Aprovado no Concurso da Polícia Federal? 

O salário de agente da Polícia Federal pode ultrapassar 9 mil reais. Esse é o principal atrativo aos candidatos, o que faz com que a concorrência seja grande. Os últimos dados referem-se ao ano de 2012, quando o concurso público apresentou mais de 108 mil inscritos, sendo apenas 500 vagas disponíveis, o que dá uma média de 215 candidatos por vaga. E também ao ano de 2014, quando foram mais de 98 mil inscritos.

Já em 2014 foram abertas 600 vagas, com salários de 8,5 mil reais e taxa de inscrição de 150 reais. Em todos os anos, os candidatos interessados na vaga devem ter um curso superior, independente da área, no currículo. Essa é uma das primeiras exigências.

O concurso, que não é aberto anualmente – mas em períodos que podem ser longos, de 5 anos, por exemplo – é divido em 5 etapas: a prova objetiva, a prova discursiva, o exame de aptidão física, exame médico e o exame psicológico. Vamos detalhar cada uma dessas etapas!

Leia, detalhadamente, cada uma dessas etapas!

Notícia de Última Hora: Concurso da Defensoria Pública terá cotas para indígenas

A regra vale para qualquer órgão e serão reservadas 5% das vagas para aqueles que autodeclararem índios no momento da inscrição. Nesses Certames, também estará garantida 20% das vagas para os negros (pretos ou pardos), conforme lei 12.990/2014.

Para a Presidente da Anadel (Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais), Michele Leite, a ação é um passo positivo para o órgão. “Os objetivos são os mesmos que motivam cotas raciais, promover desigualdade, oferecer alcance aos cargos públicos para etnias que sofreram no passado e não possuem os mesmos recursos”, comenta.

O Rio de Janeiro e o Mato Grosso do Sul já regulamenta a inclusão de indígenas nas cotas para concursos públicos. No MS, a lei é a 4.900/2016 e no RJ, é a lei 6.740/2014.

Com informações do FocusConcursos e do GuiadaCarreira

Veja os Concursos Abertos para Polícia Federal, Marinha e outros que pagam a partir de R$ 10 mil
5 (100%) 1 vote

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA