Programa Senac de Gratuidade – conheça e saiba como estudar de graça

O Programa Senac de Gratuidade é uma opção que muitos brasileiros possuem de estudar de graça nessa instituição de ensino, que hoje é uma das mais importantes do país. No entanto, nem todo mundo sabe que tem o direito e menos ainda, como se inscrever nos cursos.

Esse conteúdo foi criado para suprir essas duas dúvidas que são comuns, tanto a de falar sobre o programa como a de mostrar como é simples fazer a inscrição nos cursos gratuitos. Até mesmo porque esse processo é totalmente gratuito e breve.

Aliás, um dos grandes diferenciais desses cursos é que eles são de várias áreas e estão disponíveis em praticamente todas as unidades do Senac. Assim sendo, existe aqui uma grande oportunidade para quem quer se especializar e não tem como custear o estudo.

Continue lendo o conteúdo integralmente para saber quais os requisitos para participar dessas bolsas de estudo do Senac. Até mesmo porque, nos dias atuais, uma formação com qualidade pode fazer toda a diferença na hora de encontrar uma vaga de empregou ou até mesmo na hora de abrir o próprio negócio com a expertise que o mercado exige.

O que é o Programa Senac de Gratuidade

Antes de tudo, vamos saber o que é, exatamente, esse programa que o Senac criou e que tem beneficiado tantos estudantes no país todo. O programa foi fundado em 2008, sendo uma parceria feita entre grandes órgãos.

ANÚNCIO

O Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Senac fizeram o tal acordo. Inclusive, ele foi ratificado no Decreto 6.633 de 2008. E aí surgiu o Programa Senac de Gratuidade.

Basicamente, ele tem como objetivo garantir a educação profissional com muita qualidade a muitos brasileiros que possuem renda familiar per capita que não ultrapasse os 2 salários mínimos mensais.

Conforme esse acordo, o Senac passou a investir, desde 2014, mais de 66% da sua Receita Líquida de Contribuição nesse programa educacional. E você pode saber tudo sobre o programa em um arquivo de diretrizes que o Senac deixa aberto publicamente na internet.

Os requisitos

Sendo assim, para participar do PSG, como o Programa Senac de Gratuidade é chamado, o interessado tem que considerar a renda familiar per capita. Ela, nada mais é do que o cálculo da renda bruta da família dividida pelo número de integrantes que a família tem.

O resultado tem que ficar abaixo dos 2 salários mínimos. O resultado disso, considerando que o salário mínimo está em R$ 998, deve dar R$ 1.996 no final da conta. “Se o resultado for de até 2 salários mínimos, o candidato poderá concorrer a vaga, com a bolsa de estudo”.

Além disso, saiba que na hora de se inscrever no curso é necessário apresentar o documento de identidade pessoal. Inclusive, dependendo do curso é preciso fazer uma espécie de seleção para selecionar os candidatos, já que nem pode haver menos vagas do que a procura.

Então, saiba que antes de o curso do Senac começar, independente de qual ele seja, é muito indicado que o candidato que quer concorrer a uma vaga gratuita do programa faça o seu cadastro. O ideal é fazer isso, ao menos, com 2 meses antes de as aulas começaram.

Como encontrar as vagas no PSG

Para quem ficou interessado no Programa Senac de Gratuidade, saiba que há várias formas de saber quais os cursos que estão com disponibilidade para esse tipo de vaga. Sendo que dá para buscar por unidade do Senac ou por curso também.

E a boa notícia é que praticamente todos os cursos, ou pelo menos a maioria deles, permite o programa. Isso vale para áreas de arquitetura e urbanismo, comunicação, meio ambiente, negócios, moda, hotelaria, entre muitos outros.

Descubra 13 cursos online grátis de beleza para fazer de casa

No entanto, para quem não tem disponibilidade de ir para outra cidade estudar, o ideal é fazer a pesquisa pela unidade do Senac mesmo. Assim sendo, existe a garantia de que tem o curso que você busca bem perto de você.

A gente simulou uma pesquisa na cidade de Santos, que fica na região litorânea de São Paulo. Por lá, atualmente, existem 10 cursos gratuitos do Senac. Entre eles, o de Autocad, Excel, Fotografia, Bartender, Teatro, Quick Massage, Reiki e Revit.

Como se inscrever nos cursos

Para finalizar o conteúdo, saiba que após saber que existe um curso de seu interesse na sua região e que você pode estudar de graça através do Programa Senac de Gratuidade, o próximo passo é saber como fazer a inscrição. Inclusive, ela pode ser online.

E é o próprio Senac que dá o passo a passo, veja.

  • Escolha o curso de seu interesse,
  • Faça o cadastro no Portal Senac,
  • Cadastre o seu pedido de bolsa de estudo,
  • Se for aprovado, basta apresentar a documentação pessoal,
  • Efetive a matricule conforme indicado no seu e-mail de cadastro.

Dessa forma, é muito importante que você considere que é preciso criar um cadastro, que é gratuito no site do Senac. Aí, você vai ter um login e uma senha, que vai agilizar o processo de pedido de bolsa de estudo.

ANÚNCIO