Gestão de Recursos Humanos é ideal para você? – Saiba tudo sobre o curso

Iniciar uma graduação pode ser um grande desafio, a começar pela escolha do curso. Principalmente para aqueles que acabaram de sair do ensino médio e deram de cara com essa vida adulta e o dilema de ter que escolher qual carreira seguir. 

Um curso bastante procurado por aqueles que querem uma graduação com pouca duração, é a de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, é preciso saber se o curso tem a ver com o seu perfil. 

Gestão
Foto: (Reprodução/internet)

Se você tem interesse em saber mais sobre o curso, bem como informações a respeito de como funciona o mercado de trabalho nessa área, acompanhe este artigo. 

Como funciona o curso de Gestão de Recursos Humanos? 

Esse curso, tem uma duração de 2 a 3 anos, o que o caracteriza como tecnólogo. As disciplinas ofertadas durante a graduação, são mais focadas nos estudos práticos.

Os cursos tecnólogos tem por característica, uma formação mais voltada para a atuação em setores específicos do mercado, ganhando destaque as áreas de administração e gestão. 

A graduação em Gestão de Recursos Humanos, pode ser oferecida tanto na modalidade de ensino presencial, como por meio do ensino a distância (EAD) o que faz com que muitas pessoas optem por essa área, pois nem todos tem condições de se deslocar até um ambiente físico. 

Existem algumas diferenças entre a modalidade presencial e a EAD, sendo que a primeira exige, pelo menos 75% de presença nas aulas e em todas as avaliações. 

Já a opção EAD, o processo ocorre por meio de um material impresso, utilizando televisão, internet, entre outros recursos. É necessário, também, que o aluno participe dos fóruns de discussão para validar sua participação 

O que o aluno aprende no curso? 

Esse curso, tem foco em preparar o aluno a respeito do funcionamento de uma empresa, possibilitando que o mesmo entenda os processos que envolvem a equipe de colaboradores de determinada instituição. 

Todas as questões relacionadas aos funcionários, é resolvida por esse profissional, assuntos como, período das férias, folgas, folha de pagamento, enfim, toda a parte burocrática da empresa fica nas mãos de quem exerce essa função. 

A grade curricular do curso, irá depender da instituição que você escolheu para fazer  curso. Mas, para elucidar um pouco melhor quais são as disciplinas ofertadas, utilizamos como exemplo, algumas das que são ministradas pelo Centro de Educação Anhanguera, a seguir: 

  • Negociação e Gestão de Conflitos 
  • Modelos de Gestão   
  • Projeto Integrado    
  • Planejamento Estratégico  
  • Raciocínio Lógico Matemático  
  • Responsabilidade Social e Ambiental  
  • Rotinas Trabalhistas e Departamento Pessoal  
  • Saúde e Segurança do Trabalho

Para ter um acesso mais completo a grade curricular oferecida pela instituição, basta acessar o site do Centro de Educação Anhanguera 

Mercado de trabalho na área 

Esse setor é uma área boa de atuação no mercado, visto que as empresas necessitam, essencialmente, de um profissional com os conhecimentos de gestão e organização. 

A crise que afetou o país, exige que os donos de algum negócio invistam na reciclagem dos seus colaboradores, e isso pode ocorrer através de uma gestão eficiente da equipe de funcionários. 

É um posto de trabalho indispensável para melhorar a seleção, treinamento e organização da folha de pagamento das empresas. O profissional dessa área, poderá atuar em locais como: 

  • Indústria e comércio
  • Empresas de consultoria
  • Empresas privadas diversas
  • Instituições públicas
  • Organizações do terceiro setor (ONGs, fundações, entendidades etc.)

Agora ficou mais fácil de escolher, né?

Todas as características citadas até aqui, foram para ajudar a elucidar um pouco melhor quais são as funções exercidas na área de Gestão de Recursos Humanos. Em suma, se você tem aptidão para liderar pessoas, delegar funções e manter as coisas em ordem, essa pode ser uma ótima opção de curso.