Cursos de inglês oferecido pelo governo gratuitamente

Está cada dia mais difícil se inserir no mercado de trabalho sem antes ter algumas qualificações. Isso porque, com o crescente acesso a tecnologia, é possível fazer cursos de aprimoramento de habilidades e crescimento profissional até mesmo sem sair de casa. 

Entre as principais exigências, está a necessidade de se falar outro idioma, nesse quesito, o inglês se tornou quase que essencial. No entanto, um dos grandes impasses continua sendo a questão dos preços, que muitas vezes são inacessíveis. 

inglês
Foto: (Reprodução/internet)

Mas a boa notícia, é que o governo disponibiliza  cursos de idiomas gratuitamente, e as opções não estão restritas apenas ao inglês, é possível escolher outros idiomas. Confira mais informações a respeito, ao longo deste artigo. 

Porque fazer um curso de inglês 

Primeiramente, o falante de inglês está a frente no mercado de trabalho, isso porque, ser fluente no idioma é quase que essencial para desempenhar algumas funções, fato que faz com que algumas empresas priorizem pessoas com essa qualificação. 

Contudo, não é apenas no mercado de trabalho que a pessoa que fala outro idioma está a frente. Existe, também, a possibilidade de estudar fora e realizar o almejado intercâmbio, que é uma ótima oportunidade para adquirir experiências incríveis. 

Já imaginou visitar outro país e simplesmente não conseguir se comunicar com ninguém? Seria completamente desconfortável, não é mesmo? Dentro desse contexto, o inglês se torna ainda mais importante. 

Curiosidade e dedicação é o ponto chave para aprender inglês 

Você pode ter todas as ferramentas possíveis para fazer um curso de inglês, mas se faltar dedicação e curiosidade, não irá adiantar nada. Por mais que exista profissionais renomados ensinando os melhores métodos, você precisa dedicar tempo para isso e principalmente treinamento. Isso mesmo, treinamento. 

Quando estamos aprendendo a língua portuguesa, na primeira infância, somos extremamente curiosos, essa é uma das principais características das crianças. Elas perguntam absolutamente tudo, principalmente aquelas palavras das quais não tem conhecimento. 

Aprender um novo idioma requer exatamente isso. É necessário exercitar constantemente as palavras aprendidas, perguntar quando não souber o significado de algo, e principalmente, treinar! Não tenha medo de falar, pois a fluência só virá conforme você for praticando. 

Cursos disponíveis gratuitamente pelo governo 

My English Online 

O My English Online é um curso é disponibilizado pelo Ministério da Educação brasileiro, trata-se de um curso de inglês destinado para alunos de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras. 

O método utilizado conta com 5 níveis diferentes, abrangendo desde o básico até o avançado. O curso é ministrado de forma online e contém aulas de leitura, gramática e prática oral. 

Escola do Trabalhador

Essa também é uma plataforma de cursos online oferecidas pelo Governo Federal. Dentro da lista de cursos, há a possibilidade de estudar inglês. O curso é totalmente gratuito, basta que você se inscreva para a modalidade escolhida. 

A carga horária do curso é de 40 horas e oferece certificado para os alunos. 

Centro de Estudos de Línguas 

Os alunos da rede estadual de São Paulo tem a opção de realizar um curso gratuito de inglês oferecido pelo Governo. Além disso, podem escolher outros idiomas como, espanhol, francês entre outras. 

A disponibilidade varia de acordo com a região, é aconselhável que os alunos façam o curso paralelamente com o ensino médio, pois isso poderá ajudá-los a ingressar em uma Universidade Federal, ou até mesmo, conseguir alguma bolsa de intercâmbio. 

YouTube do EDU 

A Fundação Lemann em parceria com o Google, criou uma plataforma de estudos online com professores especialistas no tema das mais diversas disciplinas. O inglês, é claro, não poderia ficar de fora, sendo uma das opções de cursos que você pode realizar do conforto da sua casa, e o melhor de tudo, gratuitamente.

Basta pesquisar nos canais e encontrar a metodologia mais adequada para o seu aprendizado.