Confira 5 cursos gratuitos no Senac de Campinas (SP) na área da tecnologia

O Senac tem um programa que é focado em bolsas de estudo. Isso torna possível ao estudante e interessado fazer aulas sem precisar pagar nada. E nós encontramos 5 cursos gratuitos no Senac de Campinas, que são focados na área de tecnologia.

Se você quer saber mais sobre o pacote Office, sobre o WordPress ou sobre a Oracle, por exemplo, esses cursos do Senac são indicados. No entanto, é preciso ficar atento à inscrição, que pode ser feita online, com o envio de documentos pessoais.

Aliás, é muito importante que você saiba também que o PSG (Programa Senac de Gratuidade) tem as suas regras. Por exemplo, somente pessoas com renda média mensal de até 2 salários mínimos per capita podem se candidatar as vagas para estudar de graça no Senac.

Se você cumpre esse requisito, continue lendo para ver essas opções de cursos de tecnologia disponíveis em Campinas. Ah, e se você quer saber mais sobre o programa de gratuidade, as informações estão no final do conteúdo.

1 – Introdução ao Office

Você já ouviu falar do pacote Office, não ouviu? Ele é um pacote do Windows, que tem programas como o Word, Excel, Power Point. E se você não conhece nada disso pode ficar tranquilo. Aliás, esse faz parte de um dos cursos gratuitos no Senac de Campinas.

A ideia do curso é capacitar o estudante para trabalhar com as principais ferramentas desse pacote. Assim, ele estará apto para dar os primeiros passos no Word, Excel e Power Point. Desde as apresentações de slides até a formação do Word ou cálculos no Excel.

O curso tem carga horária de 39 horas e exige que o aluno já tenha algum conhecimento no sistema operacional do Windows, como para salvar arquivos ou gerenciar pastas. Os estudantes a partir do ensino fundamental podem se inscrever pela internet.

E todos os profissionais que buscam o aprendizado na informática também, seja para arrumar um novo emprego, para ter melhores condições de prestar serviços ou qualquer outro assunto que tenha a ideia de saber usar as funções do Office.

2 – Excel 2019

A primeira das opções gratuitas para quem quer estudar no Senac de Campinas, em São Paulo, é o curso de Excel 2019, que tem feito o maior sucesso. O curso é de curta duração, sendo que tem duração de 24 horas. Por isso, é um curso livre.

A ideia dele é formar pessoas para inserir dados na planilha eletrônica do Excel, utilizando de informações como cálculos, fórmulas e funções. Ao término desse curso, o aluno vai estar apto para realizar várias atividades nesse tipo de planilha.

Por exemplo, vai poder formatar as planilhas, realizar cálculos com fórmulas e funções, além de inserir gráficos para a análise dos dados.

Os interessados devem ter escolaridade mínima do ensinamento fundamental II. A inscrição pode ser feita online com o envio de documentos pessoais, como o RG, o CPF ou a CNH original.

3 – Excel 2019 Avançado

O próximo dos cursos gratuitos no Senac de Campinas também é do Excel, mas é um nível mais avançado do que o que foi citado no tópico anterior. Ele também visa formar o aluno para se dar bem nas planilhas do Excel. No entanto, vai permitir a aprendizagem de novas atividades.

Assim sendo, o aluno vai estar apto também para automatizar um conjunto de tarifas de forma repetitiva, usando o raciocínio lógico. Esse curso tem duração um pouco mais longa, de 39 horas, mas também é livre.

No entanto, diferente do curso mais básico, esse aqui exige que o aluno já tenha algum conhecimento em Windows, especialmente no Excel e Word. Assim sendo, é um ótimo curso para quem quer se especializar nas planilhas.

Para se inscrever online no curso do Senac é preciso ter o ensino fundamental completo e enviar os documentos pessoais também.

4 – WordPress, gerenciamento de sites

Diferente dos cursos gratuitos no Senac de Campinas que foram citados acima, esse aqui é bem mais avançado. Ao menos, do ponto de vista de que é preciso já ter algum conhecimento com computadores, notebooks e ferramentas digitais.

A ideia do curso é auxiliar o aluno para criar, gerenciar e personalizar sites. E isso pode ser feito através de recursos básicos do WordPress. O curso dura 30 horas e também foca no acesso de e-mails, mecanismos de buscas, gerenciamento de pastas, etc.

Nesse caso, é preciso ter mais de 16 anos completos para fazer o cadastro no curso. E quanto ao estudo, é preciso, ao menos, estar cursando o ensino médio ou já ter concluído essa etapa. Além de Campinas, também há vagas em Marília e Santo André, ambas unidades em São Paulo.

5 – Dba Oracle 12 C

Se o curso gratuito do Senac citado acima é mais especifico, saiba que esse aqui é mais ainda. O curso é focado no preparo do candidato que vai fazer o exame de certificação 1Z0-061, que é da Oracle Database. Essa é a primeira etapa para a certificação OCA (Oracle Certified Associate).

Como já deu para notar é um curso bem especifico, apesar de ser livre para todo o público. Ele dura 48 horas e exige que o aluno já tenha conhecimento em modelagem de banco de dados. É para estudantes de TI, como analistas de sistemas ou administradores de redes.

O curso está sendo oferecido em Campinas e tem uma única vaga aberta.

Sobre o Programa Senac de Gratuidade

O Senac tem o Programa de Gratuidade desde 2008 e a gente até fez um conteúdo para falar sobre ele. E você também pode ver quais são as dúvidas mais frequentes que as pessoas têm sobre esse Programa em outra matéria nossa, que fizemos recentemente.