Vai prestar uma Prova Muito Difícil? 5 Lições Fundamentais do filme Divertida Mente!

0
55

Você que presta Concurso Público para ter uma estabilidade financeira e profissional ou estuda (muito) para conseguir uma vaga em alguma Universidade Pública, através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sabe muito bem que precisa ter momentos relaxantes durante o período de estudo. Além da alimentação balanceada e da prática do exercício físico, também pode se distrair com filmes ou jogos.

E, hoje, temos uma dica sobre um filme. É um filme infantil, desses que parecem “bobinhos”, mas não é! O filme foi lançado em 2015, nos Estados Unidos, pela Disney/Pixar e tem direção de Pete Docter. No Brasil, ficou conhecido por ter sido dublado por Miá Mello, Otaviano Costa e Dani Calabresa, entre outros. E a sinopse é mais ou menos assim:

Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é a Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de Controle – e, enquanto isto não acontece, a vida de uma garota muda radicalmente”.

Bom, pelo enredo (e como está no título), você já sabe de qual filme estamos falando: Divertida Mente. Antes de falar sobre o que os estudantes podem aprender com o filme, vamos fazer algumas observações culturais. A Pixar, como é de opinião de vários conhecedores do cinema, conseguiu, mais uma vez, criar um universo muito didático com situações inusitadas.

Foi como aconteceu com Toy Story (O Mundo dos Brinquedos), Procurando Nemo (a Vida no Aquário), Monstros S.A. (Boo como ameaça aos monstros) e outros. O resultado dessa produção é que em Cannes (Um dos maiores festivais culturais do mundo), o filme foi o mais aplaudido após a sessão.

“Divertida Mente é repleto de simbolismos muito bem sacados e, por mais que certas situações passem por um claro processo de infantilização, eles são muito menores em relação ao que o filme oferece”, disse o crítico Francisco Russo, do AdoroCinema.

Veja o Trailer:

Bem, se você ainda não viu, pode aproveitar o Carnaval para fazer isso. Ou um final de semana em que esteja com a cabeça muito cheia. É uma chance de relaxar, entreter e mais do que isso, aprender de forma lúdica. Vamos falar o porquê, agora!

1 – A Raiva: É um sentimento devastador! Para quem quer realizar algum objetivo, a Raiva é aquele sentimento “incontrolável” que estão nas nossas capacidades psíquicas e físicas, ao mesmo tempo. Ela nos faz agir com agressividade e intolerância. A Raiva, pasmem, pode destruir um dia inteiro de estudo, já que, ao invés de focar no que é fundamental, ficamos dedicados á algum incômodo, na maior parte das vezes, desnecessário.

Por Que as Pessoas não Conseguem ser Aprovadas em Concursos Públicos? 4 Lições de Pessoas Bem Sucedidas para Mandar Bem

Em resumo, a raiva é gratuita, assim, você não ganha nada tendo atitudes raivosas, e, ao contrário disso, você perde tempo e energia, ambos em grandes proporções.

2 – O Medo: É um sentimento paralisante! É a nossa 1ª reação quando pensamos que algo pode não dar certo ou, então, que não vamos conseguir alcançar a meta. Puxando a “sardinha” para os Concursos, quantas pessoas vocês conhecem que não se dedicam o suficiente por acharem que não são capazes ou que nunca terão a chance de ser aprovados?

Os candidatos medrosos existem! E são muitos. O medo de ser “derrotado” acontece mesmo antes da tentativa de fazer algo dar certo. Antes de ter medo daquela banca tão assustadora ou das questões tão longas, é preciso tentar. Depois, mesmo que errar, aprenda. Afinal, o erro é digno e produtivo, superior à paralisação causada pelo medo.

3 Pensamentos para eliminar as Crenças Limitantes dos Seus Estudos

Leia Também: As 10 Melhores Dicas para Você Gabaritar as Provas do Cespe/UnB! “São provas muito bem elaboradas, geralmente bem contextualizadas quando se trata, por exemplo, de língua portuguesa – questões sempre muito bem ancoradas no texto. E, é preciso ter muito cuidado porque a banca cria, muitas vezes, uma argumentação lógica para fundamentar um item que está errado”, diz o professor Rodrigo Bezerra. Leia na Íntegra!

Reprodução: Google

3 – A Alegria: É um sentimento Impulsionador! Aquela mãozinho que te “joga” para frente e te faz seguir adiante nos seus sonhos e na conquista dos seus objetivos. É natural que, quando estamos alegres, nos movimentamos adiante e não deixamos (mesmo que inconsistente) que energias negativas tomem conta das nossas atitudes.

A alegria é responsável pela empolgação, pela motivação, pelo pensamento positivo, pela força de vontade. E, vamos combinar, tudo isso é tão importante quanto indispensável para qualquer concurseiro. O que fazer? Busque coisas que te façam bem, que te dão prazer e siga firme na caminhada rumo à conquista.

4 – Tristeza: É um sentimento Fundamental. Sim, acredite você, é fundamental sentir tristeza, porque, quando fazemos isso, nós, automaticamente, refletimos sobre nossos erros e nossos problemas. É nesses momentos que encontramos forças e formas de superar os obstáculos e tomar decisões importantes na nossa vida.

Método de Estudo para Concurso

Quando ficar triste, aproveite o momento para colocar todos os seus pensamentos e objetivos em ordem. Encontre o erro, busque alternativas. Resolve os problemas, mas, não sem antes conhece-los.

5 – Todos os Sentimentos: Alguma hora ou outra, alguns sentimentos vão aparecer e, mais do que isso, vão se tornar maiores do que outros. Então, precisamos, incluindo você concurseiro, saber denominar e controlar esses sentimentos. A Raiva, A Tristeza, A Alegria e o Medo vão ocorrer em algum momento, só precisamos aprender a canalizá-los na direção certa.

Com informações do SegredosdeConcurso

Vai prestar uma Prova Muito Difícil? 5 Lições Fundamentais do filme Divertida Mente!
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA