Método de Estudo para Concurso

0
315

Por: Daniel Evangelista

 

Nos artigos anteriores, eu falei sobre algumas dores que um concurseiro passa ao tomar a decisão de ter que estudar para concurso público e ensinei algumas técnicas de memorização.

 

Neste artigo, eu quero ir direto ao assunto e entregar muito conteúdo para que você possa transformar definitivamente o seu estudo.

 

Não fique surpreso se tudo o que eu escrever aqui, te ajudar a passar em um concurso!

 

Acredite, é sério!

 

E eu confio que você irá usar tudo que aprender aqui com muita dedicação! Por isto, eu tenho muita certeza do que eu estou falando!

 

Técnicas para estudar

 

Se você ainda lê um texto apenas por ler e estuda apenas para cumprir horário, pare agora mesmo para recomeçar do jeito certo. A qualidade do seu estudo é mais importante do que as horas que você utiliza estudando.

Se você estuda durante muitas horas e não consegue reter o conteúdo, o tempo que você utilizou, não adiantou de nada. O grande segredo é reter o máximo possível de informações, no tempo que você estiver estudando.

Principalmente, se você estudou na base da “decoreba” a sua vida inteira, chegou a hora de mudar absolutamente o seu estilo.

E eu posso dizer que usei este recurso durante anos, não só na escola, como também na faculdade.

A maior parte das pessoas estudam em cima da hora e tentam apenas decorar a matéria antes da prova. Isto pode ter dado certo durante anos,mas acredite…neste ponto que você quer conquistar uma vaga tão disputada, ela não irá funcionar mais. Isto porque esta estratégia possui um prazo de validade.

Mas vamos as técnicas que vão te ajudar:

 

. Técnica nº 1: Confirmação

 

Esta é uma Técnica de Memorização, que permite que você lembre da matéria que estudou, por um período superior a 24 horas depois da sua leitura, conseguindo se lembrar aproximadamente 75% do que estudou.

A técnica é bem simples e é classificada no nível básico de memorização.  Você deverá seguir os seguintes passos:

#1 – Faça a Leitura do Material
#2 – Após a leitura, imagine que você irá conversar com uma criança
#3 – Agora, imagine-se dando uma aula para esta criança, sobre o material que você leu.

A ideia desta técnica é fazer com que uma outra pessoa compreenda tudo o que você disser a respeito da matéria.

 

A melhor maneira de aprender é ensinando. Você deve adotar uma atitude de mestre.

A confirmação deve estar presente na sua rotina. Se você apenas decorar, vai conseguir utilizar o conhecimento na hora, mas ele vai se perder depois.

Para que a técnica de confirmação seja efetiva, você deverá utilizá-la imediatamente após a sua leitura.

O objetivo da confirmação é fazer com que as informações que você aprendeu, possam começar a serem armazenadas na memória de longo prazo.

“ A repetição correta até a exaustão, leva a perfeição”.

Você está realmente compromissado com o seu sucesso?

Então, a partir de hoje, em tudo o que você fizer, pense em como você poderia transferir o conhecimento para outra pessoa, de uma forma que a outra pessoa te compreenda. Você precisa estar acostumado a se comportar como professor.

Fortalecendo a sua memória, os principais itens da confirmação são:

. Ler o texto
. Visualize o que for possível dentro do seu texto
. Ouça sua voz. Se possível, estude falando
. Imagine como você explicaria para outra pessoa aquilo que você leu
. Atitude de Mestre sempre

 

Técnica nº 2: Controlar suas Emoções

Posso dizer que este ponto é um dos maiores erros não só da maior parte dos estudantes e concurseiros, mas sim da maior parte das pessoas em diferentes áreas da vida.

As nossas emoções influenciam completamente o nosso sistema de foco e o sistema de memorização.

Você pode imaginar que quando está triste ou com raiva, estudar torna-se uma tarefa bem desafiante.

Se você é uma pessoa que tem uma memória boa para outras áreas, mas não consegue prestar atenção aos estudos, é muito provável que existam emoções bloqueando esta área da sua vida.

Esqueça a questão de estudar durante horas, somente para depois perceber que você não absorveu nada. Preste atenção durante o seu estudo e use a técnica que foi citada anteriormente, para que você faça uma correção logo no início da trajetória.

Controlar as emoções exige treino e continuidade, mas você pode seguir esta técnica aqui abaixo e começar a praticar o controle das suas emoções:

 

Fórmula: Pensamento -> Sentimento -> Ação

Explicação: Todo o pensamento, gera um sentimento, que provoca uma ação, frente a uma tarefa ou objeto.

Exemplo: “Não gosto de estudar” -> “Mau Humor” -> “Revolta”

Neste exemplo, o próprio pensamento “Não gosto de estudar”, altera a emoção, que provocar uma ação que não é compatível com o sistema de foco e memorização. Com isto, o estudo se torna muito mais difícil.

 

Se o pensamento é negativo, você bloqueia o sistema de aprendizagem.

Os causadores de pensamentos negativos mais comuns são:

. stress
. ansiedade
. medo

 

Os Estados Mentais Negativos causam:

. Falta de Concentração
. Dificuldade para memorizar
. Lapsos de Memória
. Fadiga Mental
. Preguiça Mental

A sua memória reflete o seu estilo de vida que você está levando. A melhor maneira de você ter sucesso é:

Pensamento -> Sentimento -> Ação
“Quero passar em um concurso público” -> “Imaginar como você gostaria de se sentir quando passar (eufórico, muito feliz, chorando de alegria)” -> “Decidir estudar com todo empenho”


E quando você deve fazer as mudanças necessárias para controlar as suas emoções?

R: Imediatamente.

E lembre-se, assim como o sucesso, o estudo é uma jornada solitária. Não dependa de outras pessoas para começar a controlar as suas emoções. Confie em você e faça o que tem que ser feito, pois a maior parte da jornada depende de você.

 

Técnicas de estudo para concursos

 

Falamos sobre duas técnicas de memorização, agora eu quero falar sobre duas técnicas de estudo que vão te ajudar a potencializar o seu Projeto de Aprovação.

 

Técnicas de Estudos:

 

Técnica nº 1: Mudança de Estados Mentais

 

Além do controle das emoções, para potencializar sua capacidade de memorização, é extremamente importante que você pratique o controle da sua mente.

Se você controlar e organizar sua mente, irá economizar energia evitando os pensamento improdutivos e conseguir aumentar ainda mais o seu foco.

Para controlar a sua mente:

. Pense positivo
. Reexamine o seu estilo de vida
. Faça novas e boas escolhas
. Aprenda a dizer não (com respeito e gentileza)
. Organize o seu dia e as suas atividades com antecedência
. Faça uma coisa de cada vez
. Mantenha um estado de gratidão sempre

 


Seguindo esta lista, você terá um controle maior sobre a sua mente e as escolhas que você faz.

E Embora esteja na lista, este é um item extremamente importante para repetir:  mantenha um estado de gratidão sempre!

 

Técnica nº 2: Escreva uma carta de Compromisso

Embora não seja uma técnica que vai te dar um foco imediato, escrever uma carta de compromisso vai te ajudar a encarar o Projeto de Aprovação com mais empenho!

Escreva a sua carta de compromisso, dizendo quais são os motivos pelos quais você gostaria de ser aprovado em um concurso, o que você vai ganhar assim que for aprovado, como sua vida irá mudar, deixe também frases motivacionais, para que possa ler.

A ideia é que você possa usar esta carta como um recurso e fazer sempre uma releitura para te lembrar das coisas que são realmente importantes para você durante a sua jornada.

 

Mapas mentais e memorização para provas e concursos download gratis

Uma boa técnica para memorizar tudo o que você está estudando é utilizar mapas mentais no seu dia-a-dia. Eu simplesmente adoro usar mapas mentais, por conseguir trazer facilidade para recordar as informações aprendidas.

Os mapas mentais seguem o padrão de aprendizado de como o nosso cérebro funciona, seguindo o conceito dos neurônios e das informações que estão interligadas.

 

E é muito fácil utilizá-los nos seus estudos.

Se você nunca viu um mapa mental antes, ou tem interesse em ver o mapa mental com as principais anotações deste artigo, pode fazer o download gratuito, clicando aqui:  Mapa Mental das Técnicas de Estudo

 

 

Memorização renato alves

 

Está gostando deste artigo até agora?

Sim? Então eu tenho um segredo para revelar para você.

Nada do que foi escrito neste artigo veio de fato da minha inspiração ou da “minha cabeça”. Todo o texto foi elaborado com base nos estudos realizados pelo Renato Alves, que é especialista na área de memorização e estudo para concursos públicos.

Para escrever este artigo, eu simplesmente assisti as aulas do Renato Alves.

E o principal, antes de escrever sobre estas técnicas neste artigo, eu as coloquei em prática, percebi que funcionam e somente após, decidi falar sobre elas.

Quis praticar estas técnicas para justamente observar se elas funcionam mesmo e ter a certeza que compartilhar conteúdo de qualidade aqui no site e com você.

Então, coloque estas técnicas em prática, para que você desenvolva as habilidades que vão levar você a aprovação em um concurso e a realizar os seus sonhos.

Somente ler o que está no edital, não vai fazer com que você se prepare da maneira correta.

Quando eu converso com muitas pessoas e pergunto como elas se preparam, normalmente dizem: “Estudando o edital e indo a um curso preparatório.”

Esse realmente é um bom caminho, mas o melhor caminho com certeza é adicionar um método de memorização a tudo isto. E por incrível que pareça, raras são as pessoas que vão dizer que estudam memorização também.

Faça este teste e pergunte ao seu redor, quantas pessoas possuem estas técnicas poderosas a disposição?

Só o fato de você ler este artigo e colocar o que aprendeu em prática, já irá te diferenciar de milhares de pessoas.

 

Método renato alves

Se assim como eu, você quer adicionar e praticar as técnicas de memorização e estudos a sua rotina, eu recomendo com extrema confiança o Método do Renato Alves.

Eu fiz faculdade de Psicologia e acredite, na faculdade a gente estuda conceitualmente o que é memória, mas a gente não aprende a potencializar a nossa capacidade de memorização.

Qualquer pessoa que queira desenvolver esta habilidade, tem que procurar por conta própria.

E justamente por ter estudado a parte conceitual e somente agora, após formado estar estudando a parte prática de como potencializar a memória, eu recomendo e sei o quanto isto é extremamente importante para a vida e para o desenvolvimento humano.

Este artigo foi escrito usando como referência técnicas básicas que estão em duas aulas do módulo 1 do Curso.

O curso completo possui 9 módulos e aproximadamente 40 aulas com técnicas mais avançadas. Tenho certeza que você vai aprender muito assistindo o curso completo e colocando tudo o que você aprender em prática.

Se você quiser ter acesso ao curso completo, pode clicar neste link aqui:

Quero estudar utilizando Técnicas de Memorização

 

E eu tenho o seguinte princípio. Eu não recomendo nada que eu não acredite e não confie. Justamente por isto, eu resolvi testar o método antes de escrever sobre ele.

Então, você pode ficar tranquilo, adquirir o método do Renato Alves e transformar sua rotina de estudos.

Desejo muito sucesso em sua Jornada de Aprovação!

 

Um grande Abraço!

 

Método de Estudo para Concurso
Vote nesse post

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA