Qual a Melhor Técnica de Memorização para ser Aprovado em um Concurso?

0
302

Para passar em concursos públicos, não basta estudar muito, mas, principalmente, é preciso saber memorizar os conteúdos estudados. E isso só é possível quando alcançamos altos níveis sobre a capacidade de armazenar aquilo que é importante, exercitando o cérebro e treinando a memória. É dessa forma que Estudar a Memorização vai te Ajudar em Concursos.

Se você não acredita, saiba que 9 em cada 10 estudantes aprovados em concursos estudam “algo”, que não se ensina nos cursinhos preparatórios. Aliás, o que os especialistas afirmam é que: “nem sempre o mais inteligente ou o que estudou mais é o que passou”. Então, definitivamente, não importante, necessariamente, o quanto você estudou e sim como fez isso.

É fato que as provas desses concursos são exaustivas e com níveis intelectuais avançados, além de que, algumas organizadoras como a Cespe/UnB, fazem questão de dificultar cada questão nos mais minuciosos detalhes. Mas SABER TUDO não te garante que você não terá o famoso “Branco” na hora de responder alguma questão. E é sobre isso que vamos falar hoje, a memorização é sim uma grande aliada na hora de fazer as provas.

3 Pensamentos para eliminar as Crenças Limitantes dos Seus Estudos

Número 1: “Qual a diferença que eu vou ter na vida minha e na vida das pessoas que eu amo, quando estiver neste cargo?”

Veja os outros 2 pensamentos!

Outras pesquisas, essas ainda mais recentes, confirmam que 95% dos estudantes no Brasil estudam de forma errada, sendo que 90% dos aprovados em cargos de grande remuneração (acima de 7 mil reais) aprenderam técnica e métodos de memorização, que vão muito além do estudo tradicional. E desse total, 60% possuíam a técnica chamada de Leitura Dinâmica.

O fato é muito simples de ser comprovado. Basta imaginar as vantagens do concurseiro que tem mais agilidade em ler e memorizar informações, quando comparado aos outros candidatos. E, contando ainda com o fato de que o tempo é um fator extremamente importante durante a realização das provas. Estudar com eficiência foi oi que fez Ana Carolina, que passou na vaga de Auditoria da Receita Federal.

A história dela é comum à de muita gente: ela estudava para concursos havia 7 anos, estudou em colégio público e se formou em administração em uma faculdade particular. Depois, entrou no mercado de trabalho como secretária. “Eu não tinha muito tempo para estudar por conta do trabalho, então, um amigo meu que havia passado na Polícia Federal me convenceu a fazer um treinamento de leitura dinâmica, que é um estudo da memorização”.

Assim, com apenas 2 horas diárias, Ana Carolina se empenhou em adquirir o máximo de conhecimento desse curso, que, inclusive, era online. Apenas 60 dias depois, o edital da Receita Federal foi aberto e nos 110 dias seguintes, a estudante focou nos estudos aplicando as técnicas da memorização. O resultado? Ela ficou na 3ª posição do concurso.

“Senti como se já tivesse nascido sabendo as respostas das questões, as respostas vinham com muita facilidade”.

Curso FastRead do Renato Alves

Esse é o curso que a Ana Carolina fez e ele é do recordista brasileiro de memória e especialista em leitura dinâmica, sendo uma referencia quando o assunto é a memorização de conteúdo. Ele tem quase 2 décadas de experiência e 8 livros sobre a aprendizagem acelerada, concentração e memória.

Após se tornar conhecido no Brasil pela qualidade do seu treinamento e resultados dos seus mentorados, o curso teve registro em mais de 10 mil alunos que tinham a pretensão de passar em provas concorridas. Desses alunos, cerca 97% afirmaram que tiveram êxito nos seus objetivos, conforme uma pesquisa da revista Guia Mais. O objetivo, claro, era entrar em uma faculdade ou passar em concursos públicos.

Conheça Uma Incrível Técnica para Otimizar Seu Estudo

Nos Estados Unidos, muitos megaempresários e cientistas já afirmaram usar um método parecido, inclusive, profissionais do Google, que afirmaram ter crescimento significativo. No Brasil, empresas como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal organizaram treinamento com o Renato Alves e seus profissionais avaliaram o curso com aprovações de 98%.

Leitura Dinâmica: entenda como funciona

Quando o cérebro é treinado para realizar a tarefa de bater os olhos em um texto e captar toda a informação, sem a necessidade de narrar o que está escrito, o resultado é altamente positivo porque gera agilidade e qualidade. Essa é a técnica da leitura dinâmica, que pode ser uma excelente fonte de estudo para qualquer estudante.

O Guia Mais fez o teste para ver, na prática, como funciona tudo isso. A pesquisa foi feita com 330 alunos de um cursinho preparatório em São Paulo, escolhidos aleatoriamente e que receberam um bônus para participarem do programa. A prova em destaque era de Auditor Fiscal do Trabalho e a apostila utilizada por eles e acesso referente ao Curso FastRead.

Desse total de alunos, 110 receberam o Curso FastRead, 110 receberam um livro de treinamento genérico de Leitura Dinâmica e outros 110 não tiveram acesso a nenhum dos dois. Após 72 dias, o simulado foi realizado e os resultados impressionaram. Os 107 primeiros colocados realizaram o programa de leitura dinâmica e memorização do Curso FastRead.

Reprodução: Google

Quais os aspectos levantados sobre as principais características do curso?

  • Acelera a capacidade de aprendizado e de absorver grandes cargas de conteúdo,
  • Aumento de 3 a 6 vezes a velocidade de leitura em menos de 30 dias,
  • Vantagem “injusta” àqueles que aplicam o método em provas,
  • Reduz o tempo dos estudos,
  • Expande a capacidade de lembrar do conteúdo em situações de estresse,
  • Qualquer um pode realizar o programa e ter a nota melhorada.

Para Saber Mais: A Leitura dinâmica, constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações. Para realizar este tipo de leitura, você irá precisar de foco e disciplina. Com a Leitura Dinâmica, a velocidade e a compreensão serão treinadas, para que você possa se adequar a qualquer tipo de texto.

Pesquisas revelaram que uma pessoa comum (que foi alfabetizada), consegue ler até 90 palavras por minuto (ppm) com compreensão. Em paralelo, o Recorde de Leitura Rápida, pertence a Campeã Mundial, Anne L. Jones, que consegue ler 2.284 palavras por minuto (ppm), com 53% de compreensão.

Pessoas que utilizam técnicas de Leitura Dinâmica, conseguem ler aproximadamente de 300 a 600 ppm com compreensão, o que equivale a uma velocidade de leitura de 3 a 6 vezes mais rápido do que uma pessoa normal.

Diante destes dados, fica evidente que um concurseiro que utiliza estas técnicas consegue se diferenciar de uma outra pessoa que não utiliza estes recursos para estudar.

Reprodução: Google

Com as técnicas de leitura dinamica, uma pessoa consegue ler até mesmo 50 livros ou mais por ano. Esta é uma grande vantagem competitiva frente aos outros candidatos.

Com isto, o objetivo da leitura dinâmica é fazer com que a sua leitura do seu dia-a-dia seja potencializada. Leia a notícia inteira!

Test Drive

A equipe do Guia Mais queria, de fato, comprovar. Então, Diego Amaral, editor chefe de revista, como estudava para um mestrado, topou fazer o teste. O objetivo dele era saber se, com as técnicas apresentadas, ele poderia melhorar a produtividade no trabalho e nos estudos. Veja os principais comentários do jornalista.

Acesso: Após realizar a compra recebi um e-mail com o acesso. Foi simples, pois já faço a compra de produtos online e em poucos minutos eu já acessava o conteúdo. A vantagem é que as aulas são gravadas e ficam disponíveis, sendo que eu poderia acessar no horário que eu quisesse.

Funcionamento: A plataforma de estudos do aluno é fácil de usar. São vários módulos e um bônus. Fiquei receoso por ter muito conteúdo e saber se teria tempo para completar o curso todo. Mas, quando comecei, percebi que as aulas eram objetivas.

Comecei os estudos indo ao trabalho, mas as aulas eram tão estimulantes que passei a estudar em todas as oportunidade durante os intervalos do meu dia. No início é tudo mecânico, mas percebi uma grande diferença na minha rotina.

O Desafio do Desenvolvimento da Capacidade de Memorização

Resultado: Posso afirmar que o curso me ajudou muito a otimizar o meu tempo, em média, uso a metade do tempo que precisava antes para ler o meus textos. É difícil explicar em palavras, você simplesmente, quando menos percebe, muda sua maneira de ler seus materiais. De fato, recomendo o curso, um investimento barato perto dos benefícios que ele traz na rotina das pessoas.

Teoria: como entender a memória

Agora que você já viu os benefícios do curso do Renato Alves sobre a memorização, vamos entender, de fato, o que é a memória. Mesmo porque muitas pessoas confundem a memória fraca com a distração. Sim, as duas andam de mãos dadas, mas pessoas que tem boa memória podem ser distraídas, também.

8 Maneiras de Memorizar Qualquer Coisa que Estudar!

Para estudar a memorização, você precisa entender que toda habilidade se desenvolve com a prática, até as respostas se tornarem automáticas e instintivas; e a habilidade deteriora-se quando não aplicada, acabando por perder-se negligenciada.

Estudos apontam que o cérebro humano é capaz de armazenar uma quantidade de 20 bilhões de livros. Porém, com essa quantidade imensa de informações que temos disponíveis hoje, fica complicado conseguir gerenciar todo o conteúdo, para tal, é preciso memorizar as coisas mais importantes. E, como já foi dito, se você esquece-se das coisas não significa que tenha memória ruim, mas trata-se de um problema de assimilação.

Reprodução: Google

Assimilação, inclusive, é a 1ª etapa da memorização: a informação é captada pelo cérebro pois todos esses dados são convertidos em pulsos elétricos que vão sendo transmitidos até nossos neurônios. Esses pulsos são de curta duração e quando eles não são “habilitados” em sequencia, não acontece a memorização.

É como um telefone! Quando você liga para alguém e o telefone está ocupado, o que você faz? Você corre o risco de quando for tentar ligar de novo, esquecer o número que acabou de digitar. Agora, se fizer várias vezes, vai memorizar o número, com certeza.

Método de Estudo para Concurso

Se você ainda lê um texto apenas por ler e estuda apenas para cumprir horário, pare agora mesmo para recomeçar do jeito certo. A qualidade do seu estudo é mais importante do que as horas que você utiliza estudando.

Se você estuda durante muitas horas e não consegue reter o conteúdo, o tempo que você utilizou, não adiantou de nada. O grande segredo é reter o máximo possível de informações, no tempo que você estiver estudando.

Principalmente, se você estudou na base da “decoreba” a sua vida inteira, chegou a hora de mudar absolutamente o seu estilo.

E eu posso dizer que usei este recurso durante anos, não só na escola, como também na faculdade. Leia o Texto na Íntegra!

Como Memorizar Rapidamente?

São várias técnicas de memorização, mas podemos citar algumas. A Atenção, por exemplo, é o contrário da distração. Assim, a falta de atenção traz, obviamente, a falta de memória. A Observação também é uma técnica, já que direciona o estudante para memorizar o que é importante, de fato. E a Motivação está associada com a técnica de memorização.

Da Redação

Qual a Melhor Técnica de Memorização para ser Aprovado em um Concurso?
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.