Leitura Dinâmica, Como Funciona?

0
672

A decisão de estudar para concursos públicos é muito difícil.

Quando você toma esta decisão, mesmo que seus amigos, familiares fiquem empolgados com o valor das remunerações e estabilidade dos cargos públicos, muitos acabam não estando preparados para a jornada que estará começando e é certo que alguns irão cansar no meio do caminho, não acreditando no verdadeiro potencial do concurseiro.

A dificuldade aumenta quando as primeiras reprovações acontecem. Mesmo que aparentemente esta reprovação contribua para que o concurseiro ganhe experiência e passe a dominar as matérias e entender a banca avaliadora, a pressão de seus amigos, conjugê, namorado (a) e outros familiares aumentam. Como eles não estão 100% dedicados quanto você, acabam falando coisas que não contribuem com seu Projeto de Aprovação.

Lembro da época que estava realizando o vestibular para o curso de Psicologia. No meu primeiro ano de tentativa, me inscrevi em diferentes provas, me dediquei em horas de estudos e aprovação não veio. Não consegui se aprovado em nenhuma das provas que fiz.

Não sei se isto já aconteceu com você, mas a sensação de ter que recomeçar o processo de estudos é algo que deixa qualquer concurseiro minimamente incomodado, pois a grande verdade é que a maior parte das pessoas que realizam um concurso, esperam ser aprovadas rapidamente e comemorar a aprovação.

Só quem vive esta experiência sabe o quanto é desafiante. E sabe o que é mais engraçado?

Normalmente, quem está de “fora” e nunca realizou um concurso antes, tem a tendência a falar como se todo este processo fosse muito fácil.

 

Talvez você já tenha ouvido frases como:

 

  1. “Você está é arrumando desculpa para não trabalhar de verdade!”

2. “Você ainda não passou?”

3. “É assim mesmo, só gente muito inteligente passa!”

4. “Se você tivesse se esforçado mais, com certeza teria passado!”


5. “O tempo está passando e você nada! Olha para o fulano, que ja conseguiu “isto, isto e isto”..!


6. “Eu acho que já está na hora de você parar de tentar e conseguir um emprego”

 

E se você é casado ou até mesmo namora, provavelmente já ouviu frases como:

 

7. “Nosso relacionamento já não é mais o mesmo!”

8. “Você não tem mais tempo para sair comigo.”

9. “Por que você não se dedica no seu trabalho para ser promovido e esquece um pouco isto?”

 

Se você nunca estas frases, você já está um passo a frente da maioria dos seus concorrentes, porque talvez você tenha que lidar com outras preocupações do que esta pressão causada pela expectativa das pessoas ao redor.

Mesmo que cada concurseiro passe por um desafio diferente, existe uma dificuldade que todos possuem em comum: “o Tempo”.

 

Desde a divulgação do edital, parece que o tempo para a data da prova, nunca é o suficiente para que possamos nos sentir extremamente confiantes para a data da prova.

Se você possui este sentimento ou ainda enxerga uma série de matérias que precisam ser estudadas e o tempo para fazer isto está curto, eu quero compartilhar com você um método que vem sendo utilizado por muitos concurseiros para conseguirem otimizar seu tempo de estudo.

O nome deste método é Leitura Dinâmica.

 

 

O que é? Como Funciona?

 

A Leitura dinâmica, constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.

Para realizar este tipo de leitura, você irá precisar de foco e disciplina. Com a Leitura Dinâmica, a velocidade e a compreensão serão treinadas, para que você possa se adequar a qualquer tipo de texto.

 

Pesquisas revelaram que uma pessoa comum (que foi alfabetizada), consegue ler até 90 palavras por minuto (ppm) com compreensão.

 

Em paralelo, o Recorde de Leitura Rápida, pertence a Campeã Mundial, Anne L. Jones, que consegue ler 2.284 palavras por minuto (ppm), com 53% de compreensão.

 

Pessoas que utilizam técnicas de Leitura Dinâmica, conseguem ler aproximadamente de 300 a 600 ppm com compreensão, o que equivale a uma velocidade de leitura de 3 a 6 vezes mais rápido do que uma pessoa normal.

Diante destes dados, fica evidente que um concurseiro que utiliza estas técnicas consegue se diferenciar de uma outra pessoa que não utiliza estes recursos para estudar.

Com as técnicas de leitura dinamica, uma pessoa consegue ler até mesmo 50 livros ou mais por ano. Esta é uma grande vantagem competitiva frente aos outros candidatos.

 

Com isto, o objetivo da leitura dinâmica é fazer com que a sua leitura do seu dia-a-dia seja potencializada.

 

Leitura Rápida x Leitura Dinâmica

 

Existe uma diferença entre os dois.

A Leitura Rápida com compreensão possui o objetivo de fornecer uma visão global do conteúdo que será abordado.

Seria como ir ao shopping sem levar dinheiro. Você faz um passeio pelo texto, verificando o tamanho do texto, a complexidade do texto, se possui imagens ou não, se você terá tempo para estudar aquele texto ou não. Com a Leitura Rápida, você irá verificar se você irá avançar ou não na leitura. Ela é fundamental, mas não tem a pretensão de que você irá completar o texto, apenas para verificar se o conteúdo merece uma leitura aprofundada ou não.

A Leitura Dinâmica, é um tipo de leitura mais rápido que o normal, mas em um nível de compreensão que você consegue compreender o assunto. Você lê o texto para aprender, mas aplicando as técnicas, você consegue ler de 3 a 6 vezes mais rápido que uma pessoa normal.

Estes tipos de Leitura pedem alguns pré-requisitos. Neste mundo de muita informação, é preciso que você tenha recursos para ler mais rápido.

 

7 Dicas de Leitura:

 

1. Leia avançando sempre

Resista a tentação de voltar a leitura. Avance Sempre!

 

2. Escreva 5 razões pelo qual você deva ler

Se seus motivos pelos quais você deva ler mais e com maior velocidade forem claros, seu empenho irá aumentar, mesmo com a pressão de outras pessoas.

 

3. Use o Ócio para ser criativo

Busque o conhecimento que está nos livros

 

4. Faça um planejamento da sua leitura

Defina um objetivo, para que a sua sequência de leitura fique coerente. O que você precisa ler? Quando você pode ler? Onde e por que ler?

 

5. Adquirir o hábito de leitura

Ler é adquirir o conhecimento sobre o mundo. As pessoas que leem bastante, articulam melhor as suas ideias e se transformam e líderes.

 

6. Leia um livro por vez

Resista a tentação de ler vários livros em paralelo. Escolha apenas um por vez e vá até o final

 

7. Pesquise antes de ler

Muitas vezes uma leitura possui muitas palavras que talvez você não conheça. Por isto, é muito importante que você faça uma leitura rápida primeiro, identifique as palavras que você não conheça, pesquise o seu significado em um dicionário e somente depois inicie a leitura dinâmica, sempre avançando, sem realizar releitura ou ficar travado no texto por lidar com uma palavra que você não conheça.

Espero ter te ajudado com estas dicas, tenho certeza que se você segui-las, a qualidade da sua leitura vai mudar.

 

Como aprender leitura dinamica e memorização

 

Apenas as dicas acima não vão fazer você ficar expert em Leitura Dinâmica.  E embora, eu seja Psicólogo, não tenho as habilidades necessárias para ensinar sobre este tema, porque sinceramente eu ainda estou desenvolvendo minha leitura dinâmica também.

Como eu não possuo a experiência suficiente para ensinar este assunto, eu gostaria de recomendar o método que estou usando para aprender leitura dinâmica.

O método que estou utilizando é o “Fast Read”, que foi desenvolvido pelo Especialista em Estudo e Memorização, Renato Alves.

Se você está acompanhando este site, já deve ter lido alguns artigos que eu escrevi sobre ele. Mas se você ainda não leu, pode acompanhar esta matéria que foi realizada pelo Fantástico e exibida na televisão.

Além de ser especialista em estudo e memorização, o Renato Alves estudou cognição e fez pesquisas no exterior, levando seu método para 10 países diferentes, sendo utilizado por diferentes orgãos públicos e concurseiros.

Tenha certeza que se não fosse um curso de qualidade, eu não estaria me expondo e recomendando para você.


O curso é dividido em basicamente duas fases:

. 1ª Fase: Aborda os pré-requisitos para Leitura Rápida e como usar concentração.

. 2ª Fase: Memorizar e Estudar os textos

 

O curso foi feito com objetividade, para que você obtenha os resultados de imediato, para que o seu treinamento não dure meses e meses.

Após isto, o curso possui uma interrupção para que você aplique o método e depois você retoma para a fase de memorização

Para fazer este treinamento, você precisa aproximadamente ter 15 minutos por dia, para assistir as aulas e pode usar os livros que você já precisaria ler, para colocar o método em prática. Ou seja, a sua rotina sequer será alterada e você irá aprender a ler de uma forma dinâmica.

 

Mas para que você possa ter total certeza do que eu estou dizendo, eu resolvi gravar um vídeo mostrando como é o curso por dentro:

Se você identificou que este curso vai te ajudar nos seus estudos, pode adquiri-lo neste link aqui:

Quero Aumentar a Velocidade da Minha Leitura

O objetivo deste treinamento é ler até 6 vezes mais rápido do que uma pessoa comum lendo sem nenhum esforço pelo menos 50 livros por ano.

 

Você irá ler com compreensão e retenção do que está lendo.

 

Se você trabalha o dia inteiro e precisa estar em aulas durante a outra parte do tempo, você precisará de um tempo adicional para realizar as leituras que são recomendadas durante as aulas ou até mesmo se preparar para algum concurso.

Use as técnicas de leitura dinâmica e você irá sentir uma evolução na sua leitura diária. E isto não é um passe de mágica. Você irá precisar  e se dedicar para colocar as técnicas em prática.

 

Eu sei como ter um Projeto de Aprovação é algo desafiante para o concurseiro, por isto, quero facilitar a sua jornada com esta recomendação. Eu já estive do lado do candidato e sei como você se sente. Para falar a verdade, eu gostaria de ter conhecido estas técnicas há muitos anos atrás. Com certeza, o meu nível de conhecimento seria maior hoje e eu teria lido muito mais livros do que já li, até o momento.

Nos próximos posts, eu irei escrever como está sendo colocar estas técnicas de leitura dinâmica em prática e a evolução que eu estou tendo.

 

Um grande Abraço!  

 

Leitura Dinâmica, Como Funciona?
Vote nesse post

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.