Uma Mente Fortalecida Multiplica seu Poder de Realização

2
418

Olá, Tudo Bem? Meu nome é Rafael Cortazio, sou administrador desse blog e quero compartilhar com você hoje, grandes coisas que eu estou aprendendo após começar a praticar o curso estudo e memorização do Renato Alves, considerado o homem de melhor memória do Brasil.

Agora que as festas acabaram, é hora de voltar a colocar a mão na massa e estudar essas técnicas de estudo e memorização todos os dias. Com isso, a cada dia iremos fortalecer ainda mais a nossa memória e o poder de concentração.

A moda hoje são as pessoas falarem que estão com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), mas vamos ver aqui de onde você pode extrair sua concentração para ter uma tranquilidade maior nas suas reflexões, projetos, estudos, etc.

Quem é o mais concentrado na imagem deste post?

O passarinho pode achar que o inseto está distraído, o gato diz que o passarinho é o distraído da história, e logo depois chega o cachorro falando que o concentrado é ele, mas o tigre prova que ambos são distraídos e para finalizar o caçador chega e diz que ele é o mais concentrado e que irá capturar todos, pois todos estão distraídos. Podemos ficar aqui falando diversas possibilidades, porém cada um terá o seu ponto de vista sobre concentração. A concentração depende do local, do sujeito, da motivação, depende das variações. Você que é esposa já deve ter afirmado que seu marido é um “cabeça de vento”, não é mesmo?

Mas o marido pode ser mais concentrado do que as esposas imaginam, basta ir conversar com um deles na hora de uma partida de futebol.

Quer mais um exemplo? Você que tem filhos, quando a diretora solicita sua presença para uma  conversa sobre o desempenho do seu filho, e ela diz a seguinte frase:

– Mãe leve seu filho para fazer exames, pois quando a professora explica a matéria ele nunca presta atenção, sempre está desenhando….

Será que realmente este aluno está desconcentrado ou pode ser o contrário? Ele está tão concentrado no desenho, que inclusive destes saem grandes obras de arte. Entendeu? Tudo depende da onde e como queremos enxergar a concentração.

Então vamos voltar para imagem referida acima. Quem está concentrado? Todos estão concentrados.

E a distração?

Distração é a capacidade de você prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo. Então, a distração é uma virtude da mente humana e não um defeito. Mas quando é que de fato a distração torna-se um ponto negativo? Bom, é fácil, quando aquilo que distrai impede o homem ou a mulher de realizar uma determinada atividade, aí a distração passa a ser visualizada como um ponto negativo e não evolutivo.

E como definir uma pessoa distraída? Você conhece aquele amigo ou amiga que inicia uma sequência de projetos, porém nunca termina? Pois bem, essa pessoa pode ser considerada distraída, porque não tem foco para terminar aquilo que iniciou.

E tudo isso é fruto do pensamento, sabe por que? Se tudo aquilo que você está pensando for mais forte do que aquilo que você está fazendo, passamos a ter um sequestro de atenção. Sabe aquela sensação de estar em um lugar, mas sua mente está longe pensando outras infinidades de coisas? Nesse ponto, você deixou sua atenção ser sequestrada.

E isso pode produzir situações perigosas, como uma pessoa querer dirigir e ao mesmo tempo mandar mensagem pelo telefone.

Existem as situações cômicas, por exemplo:

O marido sair apressado de casa e depois de alguns minutos ligar para esposa dizendo: -Amor meu celular ficou casa?

Detalhe, o celular estava na mão do indivíduo.

CUIDADO! Se isso acontece de vez em quando tudo bem, mas se acontece com frequência você está perdendo qualidade de vida, isso é pressão psicológica.

 Agora vamos ver como criar uma distração

Veja esta premissa: “Quando você tem duas opções, você tem um problema”. E você concorda que, quem tem um problema pode ter uma distração?

Vamos a um exemplo:

Se uma pessoa tem apenas um relógio ela vai usar somente aquele, porém, quando ela adquire mais um relógio essa pessoa passará a ter opção e em seguida um problema de escolher qual dos relógios ela vai usar em determinada ocasião e assim gera a distração.

Essas tomadas de decisões que as pessoas tem que executar durante o dia a dia, podem gerar diversas distrações, e isso irá conduzi-las a falta de foco. O que produz os esquecimentos são as distrações.

 Quais são as origens das distrações?

Ter<—————————————————————————————>Ser

Quando uma pessoa investe em Ter ela torna-se escrava, dependente e triste. E quando investe no Ser acontece a libertação. Hoje vemos muitas pessoas que são reconhecidas apenas pelo que ela tem e não pelo que ela é.

 #5 Questões Fundamentais Para Entender a Distração
  • Faça essa pergunta para si mesmo: Por que eu estou distraído? É interessante observar porque o ser humano não é distraído, e sim pode ficar distraído em alguns momentos.
  • Segunda questão: Gosto do que faço? Muitas vezes encontramos situações que não gostamos, mas de qualquer forma temos que realizar para atingirmos os nossos objetivos. E como fazer para aprender a gostar daquilo que não temos afinidade? Converse com pessoas daquela área que não chama a sua atenção e isso te ajudará a quebrar paradigmas.
  • Terceira questão: Virou rotina? Geralmente quando entramos em uma rotina, passamos a automatizar os nossos processos e isso pode gerar desastres. Com isso, temos que gerar variações para que as coisas deixem de ser sempre repetitivos.
  • Quarta questão: Você está motivado? Crie motivações suficientes para aquilo que deseja realizar, tenha uma meta.
  • Quinta Questão: Estou fisicamente bem? Durma bem, se alimente direito e não ande no seu limite. Cuide da sua saúde!

Com isso, seremos pessoas mais concentradas, com foco e poder de decisão. Se ocorrer concentração na execução de uma atividade do começo ao fim, isso irá reduzir em até 73% o tempo de execução daquilo que se propôs a fazer. Você criar o hábito de administrar melhor suas atividades, pode te levar a execução mais rápida e objetiva. Fazendo uma coisa de cada vez!

Muitas vezes somos enganados com pensamento de que produtividade significa fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, tenha foco e estabeleça tempo de execução para as atividades individualmente.

Por exemplo:

Tenho 20 e-mails para serem respondidos, então estabelecerei um tempo de 30 minutos para a realização dessa tarefa.

Sempre estabeleça prazo de execução em tudo aquilo que for fazer, porque isso te ajudará a ter uma mente concentrada e forte.

 Concentrado X Distraído

O que ambos tem em comum? O pensamento!

Logo, podemos concluir que o pensamento pode nos levar tanto a concentração quanto a distração.

Pode parecer loucura, mas você já parou pra pensar que os seus pensamentos vem da análise dos seus próprios pensamentos? E, que se você analisar de forma correta os seus pensamentos, poderá obter grandes êxitos ao longo da sua caminhada.

É importante que vivamos no presente, viver um dia após o outro. Porém, quando chegamos a uma certa idade as responsabilidades aumentam e passamos a pensar mais no futuro. Isso gera um bombardeio de informações!

São situações que fazem com que nossa paz mental passe a não existir, causando estresse, e isso te levará a ter baixa produtividade em tudo aquilo que você for fazer.

Agora vamos falar mais sobre os Pensamentos…

Existem #6 pensamentos que mais ocupam a mente do ser humano:

1 – Mestre do Sexo: São pensamentos do órgão sexual. Não que exista problema nesses tipos de pensamentos, mas quando isso torna-se a única coisa a se pensar, a pessoa não consegue pensar em mais nada. E consequentemente não consegue produzir mais nada. Torna-se dependente, pois vira um hábito e uma necessidade obsessiva.

Comportamento -> Hábito -> Necessidade -> Dependência -> Sofrimento

E quando isso se torna um vício, a pessoa entra no ciclo do sofrimento e junto com ele as consequências:

  • Traição do Conjugue
  • Escolhas cônjuge
  • Gravidez Inesperada
  • Doenças

2 – Mestre do Dinheiro: Pensa apenas em ganhar dinheiro, tudo que faz é com interesse em ganhar. Lembre-se, quem corre atrás do dinheiro nunca o terá.

3 – Mestre da Comida: Toda vez que você passa por uma reação, o alívio só vem quando se  alimenta com aquilo que determina na sua mente.

Ex: -Estou deprimido, o que eu faço? Irei comer um chocolate.

E isso gera uma consequência…

… Deixa eu te fazer uma pergunta: É sua mente que tem que mandar em você, ou é você que tem que mandar na sua mente?

4 – Mestre do Relacionamento: A situação de se relacionar passa a ser mais importante do que aquilo que deve ser feito naquele momento.

Ex: Você está estudando para uma prova de certificação e tem que cumprir seu cronograma de estudos, mas derrepende seu telefone toca e sua namorada diz:

-Amor preciso conversar com você pessoalmente, é urgente.

Ela desliga o telefone e isso desperta o pensamento mestre do relacionamento, pois na sua mente essa situação passa a ser mais importante. E isso irá te prejudicar porque você perdeu o foco naquilo que estava fazendo.

5 – Mestre da Música: Música de fundo cozinhando seus pensamentos.

6 – Mestre da Televisão: São pensamentos que dominam as pessoas com a preocupação dos fatos que irão ocorrer.

Ex: A pessoa começa a assistir uma novela e isso é algo tão importante para ela, que os pensamentos das cenas do próximo capítulo não saem da sua cabeça e a pessoa começa a ficar refém daquilo.

Quero te contar uma história:

Um belo dia um sujeito em busca de respostas para saber como ser mais concentrado, subiu no monte e perguntou para o sábio:

-Sábio, o que eu devo fazer para que eu possa me concentrar?

O sábio olhou para ele e disse:

-Se você quer ser concentrar, eu vou te ensinar uma técnica, fique três dias sem pensar em macacos.

O sujeito aceitou o desafio e foi embora. Você já imagina o que aconteceu, não é mesmo?

Nos três dias seguintes o sujeito só pensava em uma única frase: -Não posso pensar em macacos. No terceiro dia, o sujeito já estava trepando em árvore.

Depois disso o sujeito voltou até o sábio e falou:

-Sábio, como que eu faço para tirar esses macacos da minha cabeça, por favor?

Então o sábio disse para ele:

-Se você quer se livrar dos macacos, eu tenho uma técnica. Brinque com os macacos.

E o sujeito começou  a pensar no que o sábio queria dizer com aquela frase.

Posso te dizer uma coisa?

Começe a prestar atenção naquilo que você anda pensando. Pare de olhar para fora e começe a olhar para dentro de você. Acredite e valorize mais o seu eu.

Quando o sábio disse para o sujeito brincar com os macacos, ele estava falando:

-Aprenda a ficar sozinho e bem; aprenda a dizer não; aprenda a refletir antes de reagir e a pensar antes de responder, para não criar mais uma crise que você tenha que admistrar.

Domine seus pensamentos, antes que eles dominem você.

Criar uma gestão dos seus pensamentos, é uma solução para isso.

Nós somos o mestre e temos autoridade para reger e predominar sobre todos os outros mestres negativos.

É triste dizer isso, que existem muitas pessoas que vão viver escrava dos pensamentos até a morte, mas a vida não é assim porque temos a autoridade de bloquear os pensamentos negativos e a partir dai passarmos a ter um equilíbrio.

Sabe de uma coisa? E quando passamos a dominar todos os metres dos pensamentos, entendemos que não existe apenas seis, mas milhares. Todos esperando a oportunidade de sugar a sua energia vital, a sua vida.

Mas a vida não é assim, porque somos maiores que nossos pensamentos. Temos que aprender a pensar nos nossos pensamentos para podermos nos libertar, fazer boas escolhas e ter uma paz mental.

Equilíbrio -> Paz Mental -> Consciente -> Motivação -> Concentração -> Memorização

Ser equilibridado é uma meta para todos nós. Mas Rafael, como ser equilibrado neste mundo “louco”?

Dica: Se existe no outro ser humano resultados que você admira, reproduza os mesmos comportamentos e terá os mesmos resultados. Isso chama-se modelagem.

Bom pessoal, isso é tudo por hoje. Não se esqueça de compartilhar o post com mais pessoas! Deixe seu email aqui, para receber conteúdos exclusivos sobre estudo e memorização.

Até a próxima!

Uma Mente Fortalecida Multiplica seu Poder de Realização
5 (100%) 1 vote

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA