#Vídeo – Como Se Concentrar Nos Estudos

2
337

Não consegue se concentrar nos estudos? Tudo tira você do foco? Renato Alves te explica como passar pro cima de todos esses “PROBLEMAS”

SEGUE A VERSÃO TRANSCRITA DO VÍDEO, PARA OS AMANTES DE LEITURA

Agora to gravando um matéria, sobre concentração atendendo ao pedido de uma jornalista de uma revista da editora abril.

E o objetivo é falar sobre a concentração na vida das pessoas no dia a dia. Então, vou colocar as perguntas e as respostas que eu estou dando aqui nessa gravação.

  • Primeira pergunta: Você pode explicar o que é concentração ?

Bom, concentração ela é um estado da mente humana. Concentração sendo um estado ela é necessária para a existência da vida, não existe pessoas que não tenham concentração, todos nós temos concentração é errado dizer “eu não tenho concentração” o correto é “eu estou concentrado nessa tarefa ou eu não estou concentrado nessa leitura ou nessa tarefa, então concentração é estado da mente que todos nós temos, o que varia de pessoa pra pessoa é o grau de concentração que ela consegue atingir, tem pessoas que conseguem atingir um grau maior de concentração ai existem alguns fatores que influenciam nisto, e tem pessoa que não conseguem atingir grau nenhum de concentração, porque as vezes tem fatores que pedem que elas se concentrem.

Você pode dizer que uma pessoa tem pouca concentração, ou tem média concentração ou tem alta concentração, mesmo pessoas com déficit de atenção pessoas com (DDA), observou-se que nessas pessoas, momentos de hiper concentração, ou seja, elas tinham mais concentração do que a média, então concentração todos nós temos e é preciso descobrir como aumentar o grau de concentração dessas pessoas

  • Segunda pergunta: É se você poderia dar algumas dicas para desenvolver a concentração no dia a dia?

Nos congressos que eu participo as pessoas sempre me perguntam o que impede elas de se concentrar, o que está acontecendo? Porque elas não se concentram ? eu faço uma brincadeira, eu pergunto “ o que te impede de se concentrar agora na sua orelha direta?”, nada te impede de se concentrar agora, você mesmo que está lendo ou me ouvindo, nada te impede de se concentrar na sua orelha direita, porque você está até pensando na orelha.

Então em 1890, Willian James, psicologo, ele dizia que a concentração ela é sustentada, ela é seletiva e sustentada, o que significa isso? Você escolhe em que se concentrar e você sustenta a atenção naquilo que você escolheu. Isso é uma sacada maravilhosa de Willian James, então ele vai dizer exatamente isso, é na orelha que você que ser concentrar ? então você sustenta sua atenção na orelha, agora pra sustentar a sua atenção na orelha é preciso muitas vezes preparar o ambiente, preparar o ambiente externo e preparar o ambiente interno. O externo seria o que ? buscando elementos que tiram o seu foco.

Quando eu tentei buscar o recorde de melhor memória do Brasil, tentei não, consegui o recorde de melhor memória do Brasil eu tive que fazer uma preparação, e nessa preparação eu tinha que ficar estudando e treinando as técnicas, só que eu não ia pra um lugar isolado, por quê ? porque se eu conseguisse o título de melhor memória do Brasil eu teria que me apresentar em programas de televisão e isso de fato aconteceu, então eu procurava meu treinamento em lugares ao tinham pessoas conversando, tinham pessoas transitando, tinham pessoa falando então eu ia ficar no meu escritório eu treinava em aeroporto, treinava dentro de aviões aonde eu tivesse a oportunidade eu treinava, por que o seu cérebro ele tem uma praticidade e ele aprende a se adaptar, então não é o ruído grande que atrapalha é o ruído específico.

Então você tá ali fazendo um treinamento, se concentrado, lendo um texto…

  • E o que é o um ruído específico ?

Você escuta a voz do seu filho te chamando, isso é muito específico porque pode ser que seu filho esteja precisando de ajuda ai então isso tira sua atenção. Ai chega uma mensagem no seu celular, uma pessoa chama seu nome, são elementos que tiram a concentração não é que você não tenha concentração existem interferência que impedem que você se concentre naquilo que realmente importa pra você.

  • Então é possível desenvolver concentração no dia a dia ?

Sim, desde que você saiba primeiro, o que você quer, escolha da concentração ela é seletiva e você tome providências para que você consiga sustentar a atenção naquilo que você escolheu então, se é na leitura, se é na produção de um texto.

  • O que mantém você concentrado nessa tarefa?

Você tem que estar atento a isso, ao que mantém você concentrado eliminando tudo aquilo que poderia atrapalhar, são algumas dica interessantes pra você. Outro ponto importante, de outra pergunta…

  • Se é preciso praticar, ao longo da infância o exercício de concentração ?

A Criança ela é extremamente focada, a criança é extremamente concentrada, quem tem filhos especialmente abaixo dos 5 anos de idade percebe isso, é que as pessoas as vezes as pessoas não olham umas para as outras, as pessoas não exercem esse tipo de observação, se você observar uma criança, ela está atenta a tudo, ela olha o tempo todo pra mãe ela olha o tempo todo para o pai, ela repara os gestos, ela repara no que está falando, a criança ela percebe tudo, a criança é altamente concentrada e a criança é totalmente focada no presente, quando você está no presente, você vê o que ninguém viu, você ouve o que ninguém ouviu , você sente o que as pessoas não sentiram, então a criança não precisa treinar concentração a criança tem que aprender o exercício da calma, exercício para paciência.

Existe um estudo feito a muitos anos, o estudo do marshmelow, eles colocavam uma criança numa sala, com uma mesa e em cima da mesa tinha um marshmelow, se a criança resistisse e não comesse o doce, 15 minutos depois ela ganharia um outro doce, ela ganharia dois marshmelows, ai colocavam a criança na sala e o pesquisador saía, ai a criança fica ali, ele orientava sobre o benefício de aguardar 15 minutos, algumas crianças comeram outras não comeram, ai ganharam em dobro.

Alguns anos depois foi feito uma nova pesquisa sobre a vida dessas pessoas e observou-se depois que as pessoas (crianças) que resistiam, as pessoas que aguardaram os 15 minutos e a recompensa do segundo marshmelow, eram pessoas mais calmas, eram pessoas mais tranquilas, era pessoas mais equilibradas. Então veja, as pessoas que não conseguiram, que comeram o marshmelow eram pessoas com problemas sociais, algumas até com sérios problemas sociais.

Então o que nós temos que criar em nossas crianças e realmente o valor moral da paciência, o valor moral da espera, que as coisas não caem do céu, que as coisa não acontecem do dia pra noite, então isso ajuda muito a desenvolver na criança o equilíbrio, a espera necessária. Tendo isso ela não precisa ter exercícios de concentração, até porque uma criança que gosta de vídeo game e que é diagnosticada como hiperativa, observou-se nessas crianças, momentos de hiper concentração, ou seja, quando ela escolhe se concentrar no vídeo game ela realmente se supera e joga vídeo game como ninguém.

  • Quais são as causas mais comuns das distrações?

Ao contrário do que se pensa não são os aparelhos eletrônicos ou as redes sócias os grandes vilões da distração, na verdade a causa mais comum da distração, é a ansiedade as pessoas vivem hoje como se elas estivessem procurando alguma coisa que nem elas sabem o que é, e é muito ruim você ter essa sensação de que está perdendo uma festa e você procura essa casa e você não sabe aonde é essa festa, as pessoas estão vivendo essa sensação nada como uma sociedade que cobra, que cobra metas, que cobra bons resultados, você tem que ser bom na escola, tem que ser bom na vida, então isso gera uma ansiedade crônica e que as pessoas muitas vezes buscam pontos de fuga, é essencial que a gente faça a higiene mental

  • o que é a higiene mental?

É quando você tem um problema muito grande pra resolver, você busca algo para acalmar a sua mente, é o que eu chamo no livro (Cérebro como forma de Disciplina) de “Higiene Mental” e as pessoas buscam essa higiene mental naquilo que tem mais acessível. Então um celular hoje ele é uma cesta de equipamentos, aplicativos, de ferramentas, para higiene mental ou seja, para distração, a higiene mental pode ser uma boa distração.

Eu jogando aquele joguinho dos doces, ou eu vendo fotos dos outros na rede social é uma forma de acalmar a minha mente, acalma a mente sim, faz bem é até gostoso muitas vezes você se desligar dos problemas, porém, o grande problema permanece, a angústia interna permanece, a ansiedade permanece porque você sabe que está perdendo tempo, você deveria fazer esforço, estudar mais, lutar mais, porém você está ali preso a um dispositivo eletrônico, ou qualquer elemento de fuga, um fone de ouvido ouvindo uma música, enfim, vai pra cama dormir.

A grande causa da distração é a ansiedade crônica, aguda aquela que corrói as pessoas e elas buscam os dispositivos, os equipamentos eletrônicos principalmente para poder acalmar um pouquinho a mente fazer a higiene mental que na verdade é apenas um paganismo, porque a grande causa ainda está lá dentro.

  • Próxima pergunta: Hoje as pessoas são mais propensas a se distrair?

Sim, elas são mais propensas, por quê? Porque hoje existem mais recursos pra você se distrair, então se pegar no tempo do meu avô que morava no interior, que morava num sítio, se ele tinha um problema pra resolver e ele chegava na casa dele não tinha nem rádio, o que ele fazia? Não tinha pra onde fugir, ele tinha que ficar ali com os problemas dele, ele conversava com minha vó, ele conversava com os filhos ele trocava ideias, ele interagia com pessoas essa interação, esse desabafo muitas vezes vinha como solução, então quando não tinha com quem desabafar ele ficava ali buscando hipóteses, soluções…

  • o que é inteligência?

inteligência é a capacidade que nós temos de fazer escolhas, então ele ficava ali fazendo aquele exercício de lógica de analisar as escolhas que ele tinha e realmente tomava as melhores decisões.

Hoje, a gente tem um problema, a gente vai jogar um joguinho do doce, vai ouvir uma música, abre a geladeira e vai comer alguma coisa, vai pro shopping ver um cinema, liga pra um amigo, hoje as pessoas estão muito mais propensas a se distrair porque as pessoas tem muito mais estímulo externo, tem muitos mais acessórios para se distrair. Se você ficasse em trancado numa sala fechada, você e seu problema você ficaria ali, se não tivesse dormindo, estaria pensando no problemas e nessas reflexões, muitas vezes surge uma solução, expande seu espaço conceitual.

  • Outra pergunta é: Existem aplicativos que nos ajudam as nos manter mais organizados?

De fato, no curso de memorização eu ensino que a gente não pode confundir falta de memória, com falta de organização e nem podemos confundir, falta de memória com falta de técnica de memorização.

Então quando eu aprendi a usar minha memória com inteligência, quando eu me tornei o recordista brasileiro de memória, quando eu risquei do meu vocabulário o verbo esquecer, isso eu tenho o privilégio de dizer, eu realmente não esqueço NADA do que eu memorizo, eu descobri que a organização era uma chave, então aplicativos que ajudam a organizar, são aplicativos que podem organizar.

Aplicativo nada mais é, do que a boa e velha agenda de papel que você anotava, 12:30 eu tenho almoço de negócio, as 14:30 tenho uma reunião com cliente. Então a organização em si, seja por agenda, ou seja por um aplicativo, ou seja por um check list de bolso, a organização em si te ajuda a ser uma pessoa mais centrada, mais organizada você não pede compromisso, não fica angustiado, isso com certeza pode ajudar sim.

Agora o problema desse aplicativo que ajuda na organização, ela está misturado com outras dezenas de aplicativos baixados no smartfone, ai você não resisti e vai ver uma mensagem e acaba se distraindo, mas a organização como um todo ela é fundamental para que haja mais foco e concentração e mais uma vez, não confunda falta de organização com falta de memória ou com falta de estratégia de memorização, espero ter ajudado, ajudado essas respostas e fica ai o meu email ([email protected]), e gostaria também que você deixasse seu comentário nesse vídeo, para que possamos aperfeiçoar nosso curso.

Muito Obrigado e Sucesso !

 

#Vídeo – Como Se Concentrar Nos Estudos
Vote nesse post

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA