10 Jeitos Simples para Nunca Mais Se esquecer daquele Compromisso Importante

0
217

Levar uma vida sedentária, com muitas preocupações e insatisfação, somado à uma alimentação nada saudável favorece a sua perda de memória. Repare bem nessas expressões: vida sedentária, alimentação e preocupação.

Você se identificou? Então, fiquem calmos. A maioria dos brasileiros se sente assim.

Se por um lado esses hábitos são mais comuns do que, de fato, deveriam ser… Então, de outro, dá para notar que muitas pessoas vêm sofrendo com doenças causadas por esses hábitos, tal qual a depressão. Mas, não somente ela. O problema da perda de memória também é um sinal eminente desses maus hábitos.

Em algum tempo atrás, os pesquisadores afirmavam que a perda da memória era causada apenas por itens pontuais, como traumatismo, alcoolismo, drogas e medicamentos, tumor ou inflamação. Hoje, sabemos que até mesmo os aspectos podem influenciar nesse atual cenário de esquecimentos.

O segredo para reverter esse quadro não é bem um segredo. Afinal, quase todas as pessoas sabem que o deve ser feito. Se não sabe ainda, basta ver o lado oposto daquelas expressões que citamos no paragrafo inicial deste texto. O ideal é:

  • uma alimentação saudável,
  • a pratica de atividades físicas e
  • uma vida sem estresse.

Se você leu este artigo até aqui é porque se enquadrou no perfil das pessoas que tem sofrido com o problema do esquecimento.

Então, especialmente para você, continue lendo esse texto que vamos falar sobre as formas mais eficazes de nunca mais se esquecer de eventos importantes, vamos citar alguns aplicativos que podem ajudar nessa missão e, por fim, vamos falar também de como é possível melhorar a memória. Leia!

10 Jeitos Simples para Nunca Mais Se esquecer daquele Compromisso Importante

Se você é daquele tipo de pessoa que sofre muito com o esquecimento em curto prazo, então, temos algumas dicas. Claro que o ideal é procurar uma ajuda especializada, com algum médico clínico para tentar descobrir quais os motivos. Também já falamos muito aqui sobre a alimentação, já existem alimentos que podem influenciar no seu processo de memorização.

No entanto, se você precisa de uma atitude imediata para evitar esses esquecimentos, separamos as 10 principais dicas. Veja o que você pode fazer agora! Afinal, vai que você é novo no trabalho e o seu chefe é um baita de um chato que cobra tudo e não aceita desculpas como “Eu esqueci”.

1 – Configure um Alarme

Quase todo mundo tem um celular e quase todo celular tem uma opção de configurar um alarme. Porém, a maioria usa apenas como despertador, mas eles também podem ser usados para nos lembrar de algo importante, como ligar para um cliente no final do dia, basta que seja programado.

2 – Coloque no Calendário

Os calendários praticamente deixaram de ser utilizados, porém, se você conseguir manter o hábito de atualizar e acompanhar o calendário, ele pode se tornar uma boa saída para o seu esquecimento. Eles costumam ter efeitos porque servem para criar uma previsão de como será o dia.

3 – Escreva

Sim, simplesmente escreva. Quando você escreve algo, na sua lista de afazeres, por exemplo, você, automaticamente, tem mais facilidade em memorizar tal ação. E você pode fazer isso com todos os compromissos e não apenas com os grandes. Coloque na sua lista, escreva, faça mapas mentais e torne isso uma forma de organizar o seu dia.

4 – Configure um Lembrete

Os alarmes são para tarefas pontuais e os lembretes devem ser usados para tarefas regulares ou repetitivas. Tomar o suplemento antes do almoço pode ser uma forma de você usar o lembrete da forma correta. Com o tempo, esses lembretes nem precisarão ser usados, já que a atividade se tornará automática.

5 Lições que Todo Concurseiro Deve Aprender com os Filmes de Super-Heróis da Marvel

Para facilitar a sua compreensão, sabemos que tem um programa de celular chamado “Post-it Plus”, que é capaz de digitalizar até 50 bilhetes de uma só vez. Então, você pode fazer a captura de anotações feitas e alterar os seus bilhetes sempre que eles forem sendo realizados. Essas notas podem ser compartilhadas por e-mail, por exemplo, ou usadas em uma apresentação do Power Point.

5 – Faça agora

Oras, se você não quer esquecer de fazer depois, então, faça agora. Essa técnica é que quase que uma trapaça, afinal, a melhor forma de evitar o esquecimento é fazê-la imediatamente. Quando for possível e apropriado, faça agora e evite transtornos.

6 – Considere alguém para lembrar

Claro que o resultado pode não ser 100% como o uso de um aplicativo para celular, no entanto, colocar um membro da família ou amigo para te ajudar no acompanhamento do seu desempenho em determinada tarefa, pode ser muito útil. As crianças costumam ter boas memórias.

7 – Deixe no Piloto Automático

Quando você consegue deixar as atividades cotidianas no piloto automático, dificilmente vai esquecer de algo. Configure, faça e após algum tempo, tudo sairá automaticamente. Apesar de não ser indicado pelos economistas para o caso de você não ser uma pessoa controlada financeiramente, uma das formas de fazer isso é deixar o débito em contas automático.

8 – Não diga sim

É verdade, uma das melhores formas de não esquecer algo é dizer não no primeiro momento. Assim, se você está com muito trabalho, não assuma mais responsabilidades naquele dia. Antes você ser considerado um chato do que desapontar uma pessoa, não acha?

9 – Ache alguém que faça

Se você não pode fazer, mas precisa entregar o trabalho, então, delegue algumas tarefas. Claro que você vai precisar perder algum tempo fazendo o acompanhamento posterior, mas isso pode otimizar o seu tempo naquele momento. Você sempre vai poder delegar o trabalho da tarefa, mas nunca a prestação de conta.

10 – Use Listas

A sua lista de afazeres, como a do supermercado, tem que ser usada. Elas são ótimas e sempre vai fazer com que você não se esqueça de algo. Quando possível, deixe a lista em ordem numérica, logo, você sabe qual será a próxima tarefa se já tiver cumprido a anterior e ainda consegue ter uma visão geral de como será o seu dia.

O mais importante, ao final desses 10 tópicos, é notar que a sua memória não deve ser uma desculpa para você deixar de fazer algo. Com disciplina, técnicas, estratégias e força de vontade, você pode tudo e nada passará despercebido.

Reprodução: Google

10 Aplicativos para te ajudar a memorizar ações do dia a dia

Como estamos lendo, a nossa memória é seletiva e parece que nunca vai ser boa o bastante para guardar todas as informações que conhecemos durante a vida. Então, nesse sentido, alguns aplicativos são criados com a simples finalidade de te ajudar na memorização de eventos.

Logo, quando você não se torna “obrigado” a memorizar algo, então, a impressão que dá que existe mais espaço livre para outras informações.

O que, de fato, pode ser benéfico. Desde que você não fique à mercê dessa tecnologia.

Pensando nisso, separamos uma parte dessa produção para selecionar aqueles que são considerados os melhores aplicativos para celulares e que podem te ajudar a memorizar alguns eventos corriqueiros no dia a dia.

Ou seja, todo mundo sabe que a faculdade do filho, quando paga nos primeiros dias dos meses, pode gerar um bom desconto. A reunião do outro filho não pode ser esquecida, afinal, você não quer que ele se sinta desamparado, não é? E a mensalidade da academia, que já está atrasada, como fica?

Se você é do tipo de pessoa que tem muitos compromissos e, por isso, sempre acaba esquecendo-se de algum, então, confira esses aplicativos!

1 – Carbodroid

Apenas para celulares android. Ele avisa que nós precisamos de dois a três litros de água por dia para que o corpo funcione da melhor forma e para que fiquemos mais saudáveis. O aplicativo avisa quando devemos ingerir o líquido, sem que tenhamos que esperar dar sede para tal ato.

2 – WorkTime

Apenas para iOS. E serve para você se o seu trabalho envolve controlar as atividades diversas em dias e horários que estão sempre mudando. Ele dá a opção de se conectar com diversas pessoas, controlar as horas de trabalho, os afazeres e estar sempre dentro de quem está fazendo o que. E quando. Com ele, você pode, inclusive, lembrar outras pessoas  dos prazos e compromissos.

3 – Bills Reminder

Também apenas para Android. E te lembra de coisas chatas, como pagar os boletos do banco. Ele tem uma opção divertida, que é baseada em cores, onde torna possível personalizar lembretes e notificações, com vencimentos, juros, atrasos e marcações.

4 – Healthy Habits

Só para iOS. É ideal para quem quer perder peso ou parar de fumar, já que tem como objetivo as pessoas que estão focadas em algum projeto. Ele ajuda com lembretes e infográficos que mostram o progresso em uma visão geral e sistemática.

5 – Mango Health

Para iOS. É ótimo para quem toma remédios controlados e diários. Este aplicativo te lembra de tudo o que você precisa tomar no dia a dia, seja para um tratamento em longo prazo ou temporário. Ele também fornece informações sobre a interação entre diferentes substâncias.

Você já Ouviu falar de “Efeito Google”? Descubra como isso afeta a nossa Memória

6 – Evernote

Para iOS. É um aplicativo para você que não aguenta mais o uso de post-its e folhas de papel. Com ele, é possível guardar todas as notas, incluindo imagens, áudio, vídeos, gravações de voz, mapas e outros elementos. Tudo é salvo em um único dispositivo que pode ser acessado de diversas plataformas e com o sincronismo das informações.

7 – Laverna

Foi criado para criar e salvar notas. Ele tem o diferencial de ter o código aberto, ou seja, que dá a possiblidade de criptografar as notas e de não precisa de nenhuma conta para utilizar. Logo, ele preza pela segurança e privacidade também.

8 – OneNote

É uma opção pouco utilizada, mas muito útil para quem usa. O aplicativo é completo e serve para a criação e para o compartilhamento de notas. Ao contrário dos post-its eletrônicos, as notas criadas no OneNote podem receber qualquer conteúdo e o usuário pode acrescentar itens como gráficos e tabelas, por exemplo.

9 – Wunderlist

É um aplicativo completo para listas de tarefas. Na verdade, é uma multiplataforma que sincroniza os diferentes dispositivos via Cloud. Ele também possibilita dividir as listas de tarefas com os amigos, desde que eles estejam registrados no serviço.

10 – Simplenote

É usado para iOS e Android e tem um serviço online simples que faz o armazenamento e compartilhamento de anotações na nuvem. Para isso, basta fazer o cadastro gratuito. O espaço para escrever as anotações é ilimitado e pode ser separado por tags. Também existe a opção de compartilhar as notas por e-mail.

Bônus: Google Keep

Oferece a possibilidade de gerar listas e anotações rápidas, sendo que o foco é a simplicidade. As notas podem ser criadas através de comandos de voz e listadas com cores diferentes para cada atividade.

“Dá para anotar as trocas de fralda, troca de remédios e me ajuda muito no dia a dia”, diz Thatyana Leite, cuidadora de idosos.

O Keep é eficaz, porém sem recursos avançados. Cada anotação pode ser acompanhada de foto ou vídeo, mas esses elementos só podem ser acrescentados se a imagem for capturada pelo próprio aparelho.

Gtasks: O Gtasks é um serviço básico de lembretes, que também é do Google, e está atrelado ao Gmail. Ele permite acessar os lembretes desses serviços no celular e criar novas anotações. Com visual simples, é para quem tem smartphones mais básicos.

Como as Revisões podem ajudar no NÃO esquecimento?

Sempre que o assunto é memória ou esquecimento, as revisões são citadas. E não é para menos, o fato de escrever, entender e resumir alguma informação, com certeza, ajuda no processo de memorização. Logo, separamos alguns tipos de revisões que podem ser feitas, de forma prática e rápida, com foco nos eventos do dia a dia.

  • Revisão Diária: Pode ser feita com as anotações da agenda do dia, sobre aqueles compromissos que foram feitos e que precisam ser feitos. A lista de tarefas e a caixa de entrada do e-mail também entram nesse item.
  • Revisão Semanal: Pode ser feita em um único dia da semana e é voltada para o pagamento de contas, verificação dos próximos aniversários e os projetos, por exemplo.

O segredo é sempre revisar aquilo que precisa ser feito, afinal, só anotar não adianta nada se você não acessar o sistema para saber o que precisa ser priorizado.

Reprodução: Google

Existe alguma forma de melhorar a memória?

Sim e são várias. Como já falamos: atividade física, alimentação balanceada e uma vida com menos estresse é o segredo para uma boa memória. No entanto, falar assim parece muito fácil e é muito geral. Então, preparamos esse tópico para explicar, um pouco mais detalhadamente, alguns desses pontos.

O que é alimentar-se bem?

É investir em alimentos antioxidantes, que são fundamentais para a conservação da memória. Assim, na mesma proporção, deve-se também evitar os alimentos ricos em gorduras e açúcares.

O metabolismo dos neurotransmissores, que estão envolvidos no processo de memória, funciona muito bem quando há um balanceamento entre as proteínas e as vitaminas. Isso sem contar que a água é muito importante.

Algumas dessas vitaminas são as B12, presente em frutos do mar, laticínios, alface e outros; a Vitamina B15, da amêndoa, damasco, arroz; a Vitamina C, do limão, laranja, cenoura; a Colina, que está na gema do ovo, nas nozes e na soja; o Selênio, do lêvedo, alho, cebola e ovo; e o Zinco, que está nos laticínios, lêvedo e no trigo.

E as atividades físicas?

Não é preciso muito, mas o básico, o simples. Escolha um esporte que goste, e pratique-o. Quando você melhora a capacidade respiratória, melhora também o fluxo sanguíneo no cérebro, logo, a memória é afetada.

E o estresse?

Há várias formas de tratar o estresse do dia a dia. E aqui vamos citar as formas naturais, aquelas que não trazem efeitos colaterais, pois se lembre de que os medicamentos também podem afetar a sua memória, inclusive, se forem usados de maneiras excessivas.

  • Uma das dicas é fazer a meditação! Ela melhora a memória, a concentração, a percepção, a agilidade motora e reduz, consequentemente, o estresse.
  • Outra dica é fazer terapias! O aconselhável não é ficar lembrando de fatos traumáticos, já que eles podem gerar sofrimento e se manifestar em outras circunstâncias sem importância. Então, procure terapias para sanar isso.
  • Também tem a opção de jogos mentais! Como as palavras cruzadas, o xadrez e a leitura diversificada, que estimulam a capacidade mental e o combate à falta de memória.

Medicamentos! Como já falamos, os medicamentos não são formas naturais e sim químicas. E, além do mais, não existem, comprovadamente, remédios específicos para a perda da memória. Existem várias propagandas no comércio sobre remédios que combatem a perda de memória ou que ativam o metabolismo cerebral, porém, são placebos. Ou seja, não funcionam, de fato.

O alimento/medicamento que mais se aproxima da memória é a Gingko Biloba, uma droga usada desde os tempos antigos que promete diminuir a perda de memória. No entanto, estudiosos tem afirmado que ela apresenta uma gama de efeitos, como problemas cardiovasculares, neurológicos e metabólicos.

Você também vai gostar de: Drogas, Cigarros e Álcool… Como influenciam na Memória? #16 Hábitos Saudáveis

Algumas pessoas têm boas memórias, mas outras não. Apesar de haver muitos fatores influenciadores, como a genética, alguns hábitos são saudáveis para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, da memória.  “Fatores hereditários inclinam, mas não são determinantes. Atitudes saudáveis contribuem muito para melhorar essa capacidade”.

A frase acima foi dita por Nanci Azevedo Cavaco, psicopedagoga e neurocientista com especialização em memória e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), da Academia do Cérebro, no Rio de Janeiro.

Leia a matéria na íntegra!

Drogas, Cigarros e Álcool… Como influenciam na Memória? #16 Hábitos Saudáveis

O que a falta de atenção tem a ver com a perda de memória?

Essa é uma questão muito boa e que precisamos levantar! A falta de atenção tem tudo a ver com a perda da memória. Porque, normalmente, as pessoas confundem ambas as coisas.

Já aconteceu com você de ir até a geladeira, mas quando chegou lá esqueceu exatamente o que fazer ou pegar? Pois é, isso não é perda de memória, é falta de atenção.

“É um mecanismo essencial na ativação das memórias de curto prazo e operacional, que armazenam temporariamente dados necessários para o cérebro comandar as ações rápidas, como digitar no celular um número que logo vai ser esquecido”, diz Tarso Adoni, médico do Núcleo de Neurociências do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O que acontece é que o lobo frontal, que é responsável pela atenção e pelas memórias, tem uma capacidade limitada de armazenamento. Então, só ficam ali aquilo que tem relevância e utilidade, logo estamos falando da memória seletiva. Mas isso será assunto de um próximo artigo.

O fato é que isso explica que aquilo que passou batido será apagado, caso não tenha novas pistas relacionadas. Então, o fato de ser esquecido ou lembrado vai depender, entre outros fatores, da falta ou não de atenção.

Esse apagão, como aquele citado quando vamos até á geladeira, é causado por vários motivos, como o álcool, que aí sim, afeta as memórias consolidadas. Até mesmo a ansiedade pode atuar nesse esquecimento. Portanto, se esses brancos estão afetando demais a sua vida, o ideal é procurar um médico especialista.

Por sinal, talvez você possa começar a usar um dos aplicativos que citamos acima ou tentar alguma técnica para nunca mais se esquecer de nada, como foi dito aqui neste texto também.

Leitura Complementar: 15 Aplicativos de Celular e 10 Técnicas para Usar em Favor da Memorização

15 Aplicativos de Celular e 10 Técnicas para Usar em Favor da Memorização

ocê é daquelas pessoas que são viciadas em aplicativos e jogos no celular? Já montou seu reino no Clash Royale ou não fica um dia sem passar em uma fase do Candy Crush? Então, cuidado, esse vício pode ser um vilão para o seu estudo. O lado bom da tecnologia é que quando ela é usada com sabedoria, ela deixa de ser vilã e torna-se uma aliada. Leia Mais!

Com informações da Exame, G1 e aoquadrado

10 Jeitos Simples para Nunca Mais Se esquecer daquele Compromisso Importante
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.