Conheça 7 técnicas para estudar melhor daqui para frente

Você já percebeu que por mais que estuda, tem horas que parece que não está aprendendo muita coisa? Essa impressão, muitas vezes, é verdade. E pode ser porque você não esteja estudando de uma forma muito produtiva. Conheça essas técnicas para estudar melhor!

São técnicas que podem se transformar em dicas simples, isto é, hábitos do seu dia a dia que vão fazer toda a diferença na hora do estudo. A gente fez uma pesquisa em cima do que a pesquisa nos mostra sobre como aumentar a produtividade ao estudar.

E o resultado está listado abaixo. Por incrível que pareça, você não precisa de muito para estudar melhor. Sendo que algumas pequenas mudanças de hábitos já são o suficiente, inclusive, para você melhorar a sua memória e evitar os famosos “brancos”. Saiba mais!

1 – Ensine uma criança!

Você não precisa ser tão objetivo assim. Mas, o simples fato de fazer como se estivesse ensinando uma criança é o que vai despertar o que há de melhor no seu estudo. E muitas pesquisas comprovam isso.

ANÚNCIO

O fato é que alunos possuem melhor chance de recordar aquilo que aprenderam quando ensinam outras pessoas. E por que imaginar as crianças? Porque isso vai te fazer ensinar de uma forma mais didática e mais simples para que ela aprenda também.

Há estudiosos que falam, ainda, que você tem que encarar, de verdade, o papel de professor. Podendo, portanto, preparar a sua aula e dando explicações com desenhos, com gráficos, com base em referências. Essa ideia vai, com certeza, fazer a diferença no seu estudo.

2 – Estude em lugares diferentes!

Outra técnica, que também é simples, é sobre mudar de cenário, né. Basicamente, não tem segredo em fazer isso. Por mais que o seu escritório de estudo seja confortável, com uma ótima luz ambiente e silêncio, saiba que mudar, por algum momento, pode te fazer bem.

Uma mudança simples de cenário pode ter um impacto muito grande na hora de aprender mais e melhor. O estudo vem lá da psicologia da UCLA e diz que trocar o local de estudo aumenta o nível de retenção de informações.

Um passo além, que pode ser um começo para você e que vai te trazer muitos desafios, é o de estudar em ambientes abertos e ao ar livre. Isso vai mexer, inclusive, com a sua concentração.

3 – Faça uma variação de temas!

A próxima das técnicas para estudar melhor tem a ver com os temas que você está estudando. Essa dica, inclusive, pode ser que você já tenha notado alguma vez na vida. Afinal de contas, estudar sempre o mesmo tema é muito cansativo e maçante, ainda mais se você não gosta dele.

Então, saiba que isso também está comprovado na ciência. E os estudiosos garantem que variar o tema que vai ser estudado é uma ótima forma de aprender melhor. Agora, cuidado. Porque a dica vale para quem muda de tema, mas os mantém na mesma área.

Por exemplo, você pode estudar inglês. E daí, pode variar a conversação com o vocabulário. Depois, dá para assistir um filme com legenda. Mais tarde, ouvir músicas nesse idioma. Etc. Isso é variar o estudo, está bem?

Vale estudar para concurso pela internet? 5 respostas super sinceras

4 – Ao invés de reler, o ideal é relembrar!

Esse assunto até foi polêmico no ano de 2009. Mas, também pode ser usado a seu favor na hora de estudar. A área de psicologia da Universidade de Washington avaliou que ler e reler é uma forma que as pessoas usam para estudar, mas não funciona.

O fato é que o ideal é relembrar o que foi lido.

E isso porque quando lemos e relemos temos a impressão de que pensamos que conhecemos bem o conteúdo. Só que isso nem sempre é verdade. Já a recordação ativa, que vem da lembrança, atua na nossa memorização do conteúdo.

5 – Faça conexões durante o estudo!

Essa é outra técnica antiga e muito usada até mesmo por quem vai prestar concursos públicos. Muita gente que trabalha a memorização e a qualidade do estudo recomenda a técnica das conexões. Isso faz com que você aprenda mais rapidamente, também.

O motivo tem a ver com a aprendizagem contextual, que é um processo crucial que exige muito de cada aluno. Aí, com as conexões que devem estar totalmente relacionadas, eles podem fazer com que uma ou outra teoria faça sentido.

6 – Faça estudos extraclasse!

Tem outra coisa que sempre foi muito discutida na educação que tem a ver com a curva do esquecimento. Basicamente, o que você precisa saber sobre isso é que quando você estuda um tema e depois faz exercícios de revisão sobre ele, de tempos em tempos, você aumenta muitos as suas chances de reter o conteúdo.

Assim, trata-se de uma das mais antigas técnicas para estudar melhor que você tem que considerar na sua vida. O ideal é fazer o que é chamado de revisão periódica. Isso pode ser semanal ou mensal, por exemplo, com base no seu cronograma de estudo.

7 – Tenha um cronograma de estudo!

E já que falamos deles, vamos terminar citando outra das técnicas para estudar melhor, que tem muito mais a ver com a sua organização na hora de estudar, né. Saiba que quando você tem um objetivo mais especifico fica mais fácil saber que rumo tomar na vida.

Não adianta dizer que quer passar no concurso público. Você tem que saber quais os temas que vai estudar e em quanto tempo, por exemplo. Isso te cria uma linha horizontal de estudo que vai te dizer o quão perto ou longe você está da sua meta final.

ANÚNCIO