Saiba como praticar a técnica Feynman para aprender sobre qualquer assunto

No mundo dos estudos, independente para quais fins eles são, saiba que existem muitas técnicas que podem ser usadas para melhorar o aprendizado. Hoje, a gente vai mostrar como praticar a técnica Feynman.

Essas dicas abaixo, que são passos simples, podem ser usadas por quem vai fazer um curso técnico, está no ensino médico, está estudando para o vestibular, vai prestar o Enem ou até mesmo um concurso público.

O motivo é que ela é uma técnica que vem de um vencedor de um prêmio Nobel e muito estudioso da educação. Logo, tem referência e vai te ajudar a estudar com mais qualidade, assim você evita os brancos e vai ficar mais confiante até mesmo se for apresentar um trabalho de conclusão de curso ou fazer uma apresentação de vendas, por exemplo.

Se você acha que essas técnicas são balela, tope o desafio de entender como ela funciona e faça um teste. Temos certeza de que você vai mudar de opinião em pouco tempo.

ANÚNCIO

O que é a técnica Feynman

A técnica foi criada pelo físico Richard Feynman. Ele é alguém que ganhou o Prêmio Nobel por garante o entendimento de qualquer assunto em poucos passos. Daí, nasceu a técnica. E ela faz tanto sentido que passou a ser usada por pessoas como Elon Musk.

O que ele fez foi misturar alguns ingredientes, como inteligência e desenvolvimento. E, a partir disso, mostrou que dá para aprender qualquer coisa. Como fazer isso é que é o grande desafio. Mas, não é tão complicado assim, já que o requisito é investir em si mesmo.

Ah, Feynman foi pioneiro no estudo da eletrodinâmica quântica também e pode ser que tenha usado conceitos dessa área nessa técnica de estudo também.

Para finalizar essa apresentação sobre a técnica, saiba que ela foi pensada para que não engane o estudante sobre o seu entendimento sobre o conteúdo. E o próprio Feynman é quem diz isso. Confira um trecho da explicação dele.

“Se você se escutar dizendo que acha que entendeu aquilo é porque não entendeu”. Portanto, trazendo para a prática, saiba que a técnica também pode ser útil para tornar o seu aprendizado mais rápido.

Como praticar a praticar a técnica Feynman

Agora, se você quer saber o que tem que fazer ou como poder aplicar essa técnica, saiba que só precisa seguir alguns passos muito simples. E nós vamos falar sobre eles, de forma breve, nas próximas linhas. Acompanhe!

ASSUNTO

A primeira coisa é escolher um assunto ou um conceito a ser estudado. Então, escreva o tópico que você escolheu no topo de uma página em branco. Depois, comece a anotar tudo o que você sabe sobre ele e vai adicionando os itens novos conforme for estudando.

A dica aqui nesse tópico é que você escreva termos simples, que te façam lembrar do restante do que você sabe. A ideia de fazer isso pensando como se você estivesse ensinando uma criança vale a pena. Use vocabulário básico e com conexões simples de serem entendidas.

A ideia é que você não finja que sabe ou acha que entendeu, ok? Portanto, evite usar termos complicados demais, que podem mascarar o seu aprendizado. Na explicação de Feynman, se você escreve de forma fácil isso te força a entender muito sobre o conceito.

ENSINE

A próxima etapa para praticar a técnica Feynman é justamente ensinar outras pessoas sobre o que você sabe sobre o assunto que foi citado acima. E aqui, novamente, a gente volta a falar sobre “finja ensinar uma criança”.

E o motivo é que a criança vai exigir de você a continuidade do uso de palavras simples. Ao mesmo tempo, você tem que se preparar para ser didático, explicando os vários pontos e de forma tópica. Isso é o que vai consolidar o seu aprendizado.

Além do mais, a ideia de ser um professor vai te fazer visualizar com muito mais facilidade aquilo que você ainda não tem certeza. É onde você vai combater o famoso “acho que sei”. Se você tem dúvidas, não pode ensinar para uma criança. Volte e tire a dúvida!

COMPREENDA

Aliás, essa ideia simples de voltar uma casa e estudar o que ainda ficou com dúvidas é o que o estudioso chama de “tapar os buracos da própria compreensão”. Isso porque somente ao falar sobre um assunto é que você vai ver quais as dúvidas que ainda ficaram.

Esses buracos de aprendizagem é que não vai te deixar se enganar sobre o estudo. Basicamente, o que você tem que fazer é revisitar as suas referências e ver como pode aprender, melhor, aquilo que ficou meio confuso.

Afinal de contas, para uma criança, você tem que explicar de forma simples para que o conceito seja compreendido, né.

Conheça 7 técnicas para estudar melhor daqui para frente

REVISE

Para terminar, você deve revisar o seu trabalho. Aqui, você pode ilustrar tudo o que sabe, o que ensinou e até mesmo sobre as dúvidas que ficaram para trás. Use exemplos, por exemplo. Conecte os conceitos, também. E faça as analogias para fechar com chave de ouro.

Isso vai provar que, de fato, você aprendeu sobre o conteúdo. E se você seguir todos esses passos é bem provável que você tenha usado a técnica de Feynman no seu estudo, deixando muito mais qualitativo e mais fácil de ser memorizado, também.

Para encerrar, leia em voz alta o seu esquema, com o assunto e as palavras que anotou e vai explicando cada um deles. Indique todas as referências que forem possíveis de serem lembradas. E faça isso até se sentir seguro.

ANÚNCIO