Como escolher o curso técnico ideal para você

Muitos adolescentes e jovens e até mesmo pessoas mais adultas optam pelo curso técnico como forma de especializar para o mercado de trabalho. Mas, você já parou para pensar sobre como escolher o curso técnico ideal para você? A gente vai falar sobre isso agora mesmo.

Saiba que o fato de escolher um curso técnico já é um bom passo inicial. No entanto, uma escolha mais assertiva pode fazer toda a diferença na sua vida e não apenas no seu currículo. Então, é bem importante fazer análises antes de assinar o contrato com a escola.

Independente da sua idade, pensar em motivos que se tem para estudar nesse tipo de curso e conhecer as variedades deles são referências para você fazer a escolha certa! Continue lendo para saber mais sobre isso.

Por que escolher um curso técnico?

A primeira pergunta que se deve fazer é sobre os motivos que se tem para fazer esse curso, que é um curso diferenciado do que se tem visto no mercado. Então, vamos “localizar” onde está esse curso em todo sistema educacional.

ANÚNCIO

Os cursos básicos são de ensino fundamental e médio. Eles são bem parecidos para todos os alunos do país porque seguem uma grade curricular padronizada, que é chamada de Base Nacional Curricular.

Depois, temos algumas variações. Tem o curso superior, que é dividido em várias vertentes. O mais conhecido são os cursos de graduação, como as faculdades. Após ela, a gente tem os de pós-graduação, como de mestrado, doutorado e especializações.

E depois do ensino médio também temos o ensino técnico. Aqui entra a importância de escolher o curso técnico certo. Isso porque ele tem diferenciais para os cursos de graduação, que são mais demorados e mais caros também.

Sobre o curso técnico!

Vamos resumir aqui o que é um curso técnico. Ele é bem mais focado no mercado de trabalho e forma profissionais mais técnicos. Obviamente, eles vão atuar em assuntos técnicos e não assuntos administrativos, por exemplo.

Enquanto que na faculdade você tem temas como psicologia, jornalismo, administração, pedagogia, etc… No curso técnico, você tem técnico em informática, técnico em manutenção de motos, técnico em retificação, etc.

Veja alguns motivos para fazer um curso técnico junto com o ensino médio

Note, pelos nomes, que são coisas bem diferentes, né. O tempo, quase sempre, também muda muito. Por exemplo, uma faculdade leva de 4 a 6 anos para a formação do aluno enquanto que no curso técnico, com 2 anos já dá para estar diplomado.

E o valor também é bem diferente. Um curso de engenharia não vai custar menos do que R$ 1 mil no formato presencial nas universidades do país. Já um curso técnico pode ser encontrado com ótimos descontos e até mesmo de forma gratuita.

Como escolher o curso técnico ideal

Agora que você já conhece alguns dos diferenciais dos cursos técnicos, que podem ser feitos até mesmo em conjunto com o ensino médio, saiba que é preciso se atentar para escolher aquele que mais tem a ver com você.

E para isso, existem algumas dicas que são bem interessantes. Saiba quais são essas dicas!

PERFIL

A primeira coisa que você tem que analisar é o seu perfil. Estude a si mesmo e faça uma reflexão sobre o que você gosta de fazer ou sobre como lida com os assuntos do dia a dia.

Pode ser que você seja alguém que está sempre conectado na rede ou alguém que adora motos. Pode ser alguém que lida bem com aparelhos eletrônicos, elétricos, eletrodomésticos, etc. Isso vai ser determinante na escolha do seu curso técnico.

INTERESSE

Outro ponto a ser analisado tem a ver com o seu interesse pelo estudo. Por exemplo, é bem comum que a gente tenha casos de pessoas que já fizeram bicos ou deram apoio para empresas e pessoas em determinadas áreas.

Aí, o que acontece é que esse aluno já tem uma base ou um conhecimento sobre o tema. Então, há sim um interesse maior nesses assuntos. Se você tem experiências profissionais, mesmo que não formais, isso pode ser um indício para a escolha do curso.

VALORES

Os valores também influenciam você e todo mundo na hora de escolher um curso técnico, não é mesmo? É bem comum, também, que algumas escolas tenham relacionamento com as empresas que dão esses cursos. Aí, pode ser que exista apenas alguns cursos disponíveis.

Você pode pensar em um desses cursos, simplesmente, porque ele está em uma promoção gratuita, por exemplo. O sistema SESI disponibiliza vários cursos técnicos em parceria com o SENAI. Então, esse também pode acabar sendo um motivo. E esse é só um exemplo.

HORÁRIO

O horário também pode ser determinante. Isso porque o aluno pode até estar estudando ainda, no ensino médio. Aí, o que acontece? Surge uma oportunidade em curso que é em horário contrário. Isso torna possível que ele estude em horário integral.

E algumas oportunidades do mercado surgem de forma inesperada mesmo. Aí, cabe ao aluno estudar e pesquisar para saber se tem o interesse e fazer o curso técnico.

CURRÍCULO

Para terminar, ainda que pareça ser algo como “forçar a barra”, saiba que sim, a montagem de um currículo melhor e mais completo pode ser importante na vida de quem está em procura de vagas de trabalho no mercado.

Obviamente, um curso técnico tem um ótimo peso quando se vai enviar um currículo para uma empresa. Isso porque mostra que a pessoa sabe daquele assunto que, inclusive, é muito técnico e totalmente voltado para alguma função.

ANÚNCIO