Descubra se você precisa prestar o Enem no próximo ano

A cada ano que passa cresce o número de interessados em prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas, será que essa é uma boa ideia para você também? Até mesmo porque o Enem não é um exame obrigatório e, além disso, ele tem um custo para ser feito.

Para quem não sabe, o Enem é uma espécie de concurso público para quem está no ensino médio ou para quem quer entrar na faculdade pública ou ainda para quem quer ter uma ideia geral de como está o seu nível de conhecimento.

Sendo assim, é uma ótima alternativa para quem busca esses objetivos. Por outro lado, nem todos os estudantes ou as pessoas veem no Enem uma chance única, como acontece na maioria dos casos. E pode ser que, na verdade, o Enem nem seja bom para você. Saiba mais.

Por que prestar o Enem

Para saber a resposta para essa pergunta e para saber, também, se o Enem é uma boa ideia para você, a gente tem que considerar alguns pontos importantes. E eles estão listados abaixo, continue lendo para fazer a autorreflexão.

A primeira coisa é observar quais são os objetivos do Enem. Por exemplo, vamos por partes para você entender exatamente o que queremos dizer com isso. Um dos objetivos é passar na faculdade pública.

Então, passar na faculdade pública é algo interessante para você? Se for, então, o Enem é uma boa ideia. Mas, também pode ser que você não queira entrar na faculdade agora. Pode ser que faça um curso técnico ou queira mesmo se especializar em inglês. Algo assim.

Outro objetivo do Enem é mostrar as pessoas qual o nível de conhecimento delas com base nas questões que são feitas e respondidas corretamente. Então, pergunte-se: você quer saber o seu nível de conhecimento? Se não quiser, então, o Enem pode não ser uma boa ideia, também.

Note que o importante aqui é considerar os objetivos do Enem e saber se eles estão alinhados com os seus objetivos também. Se ambos forem concordantes, então, pode ser que prestar o Enem seja bom para você na próxima edição.

Quando prestar o Enem

Outro ponto bem legal de ser estudado é que você jamais deve fazer o concurso de forma forçada. Às vezes é necessário dar tempo ao tempo. Até mesmo porque você poderá prestar o Enem nos próximos anos se julgar isso importante.

A gente tem o péssimo hábito aqui no Brasil de obrigar as pessoas e os filhos a prestar o Enem. Por quê? Para passar na faculdade e ser alguém na vida. Mas, com o tempo, a gente tem aprendido que não é bem assim que as coisas funcionam, né.

Tem muita gente mais velha prestando o Enem para passar na faculdade ou para saber o nível de conhecimento. Até mesmo porque a regra geral do Enem é ter o ensino médio completo. E mesmo que você já tenha feito uma faculdade poderá prestar a prova.

O que vai mudar, na verdade, é que quem já tem uma graduação no currículo não vai poder disputar as bolsas de estudo em universidades públicas. Porque um dos requisitos é nunca ter entrado na universidade antes.

As opções de cursos no Enem

Um próximo ponto que a gente tem que considerar é que a maioria das universidades, públicas e privadas, consideram o Enem como ponto de partida para convocar alunos para estudar em tais lugares. No entanto, nem todas fazem isso.

Há faculdades particulares, especialmente, que possuem o próprio simulado para classificar os seus futuros alunos e pleitear bolsas de estudos integrais e parciais. Além do mais, há universidades que só usam uma parte do Enem para pontuar o aluno.

Você também pode gostar de ler isso: Saiu a nota do Enem e agora?

E tem a questão dos cursos também, que pode ser muito importante para você decidir se vai prestar o Enem no próximo ano ou não. Pense só em um curso que você quer fazer e na possibilidade de tê-lo na sua cidade. E se não tiver? Você vai ter que ir para outra cidade.

Só que muita gente não tem essa disponibilidade de estudar em outras regiões. Aí, fazer o Enem para passar na faculdade pública pode ser algo em vão. Exceto se você tiver um plano B em mente, como um outro curso, que tenha na sua cidade.

Quando começar a estudar

Aplicativo de Celular ENEM 2019

Agora, para terminar o conteúdo temos uma dica final. Se você ainda não tem certeza se vai prestar o Enem ou não, o ideal é começar a estudar agora mesmo. Isso porque se deixar tudo para a última hora não vai dar tempo, com certeza.

E, afinal de contas, é sempre melhor você pecar pelo excesso do que pela falta. Ao menos, quando o assunto é o estudo, né. Os temas abordados no Enem são bem amplos e tem níveis de dificuldade diferenciados. Por isso, para quem quer ter sucesso na prova, o estudo é fundamental.

Assim sendo, a gente encerra o texto dizendo que você, se não tem certeza ainda sobre fazer o Enem, deve começar a estudar assim que puder. Inclusive, o conhecimento é uma das poucas coisas que você nunca perde na vida.

E o seu estudo jamais terá sido em vão, diferente de prestar uma prova do Enem, que precisa ser pensada antes de ser realizada.

Para quem tem o interesse em saber mais do Enem, como o calendário de provas, cursos disponíveis, faculdades parceiras, etc, uma boa ideia é visitar o site do Inep, que é quem organiza o simulado e as provas. Lá tem todas as informações, inclusive, os últimos editais.