Confira 5 dicas inteligentes para estudar matemática sozinho

Se você está pensando em estudar matemática sozinho, saiba que isso não é tarefa fácil. Mas, a boa notícia é que é possível. Então, considere que você pode usar algumas das dicas que separamos aqui para conseguir ter sucesso nessa atividade.

Se por um lado você já sabe que a matemática tem muita teoria, por outro é preciso considerar que ter um ambiente de estudo que seja favorável vai te permitir aprender sobre o tema sem precisar frequentar uma escola física.

As dicas abaixo consideram tudo isso: do ambiente de estudo às formas de entrar no mundo da matemática sem que esse seja um tema chato para você.

As dicas para estudar sozinho

Quando a gente fala em estudar sozinho, quase sempre a gente liga isso a estudar de casa. O fato é que ambos exigem muita disciplina do aluno. Até mesmo porque esse tipo de estudo tem suas vantagens. Mas, também seus desafios.

Para quem leva em conta as vantagens, o segredo está em vencer os desafios, que não são tão impossíveis assim. É só você prestar a atenção no que está ao seu redor e no quanto você quer aprender sobre o assunto que o resultado vai vir.

Com as dicas abaixo, você, com certeza, vai dar os primeiros passos certos para encontrar a sua melhor resposta na hora de estudar matemática sozinho.

1 – Horário de estudo

A primeira dica é aquela velha conhecida: atentar-se aos horários de estudo. A sua disciplina é o que mais vai ser interessante na hora de estudar sozinho. Isso vale para qualquer tipo de estudo ou área de aprendizagem. E não seria diferente na matemática.

Um bom conselho é sempre procurar estudar no mesmo horário para que se crie o hábito do estudo. É claro que isso pode ter algumas mudanças em alguns dias da semana, como nos finais de semana ou em feriados. Mas, ter um padrão é indicado.

Até mesmo porque estamos falando em atitudes que vão se tornar hábito e não sacrifício. Agora, vale também se atentar para o fato de que é preciso considerar o melhor horário para o estudo, que pode ser de manhã, quando você é mais produtivo. Só tome cuidado para não perder a hora, todos os dias, ok?

2 – Material de estudo

A próxima dica para quem quer estudar matemática sozinho e que também é uma dica geral para outras áreas é sobre o material que será usado no seu estudo. Saiba que você tem que selecionar aqueles de acordo com o seu nível de aprendizagem.

Atualmente, existem cursos gratuitos e apostilhas que podem ser baixadas da internet que são focadas em temas dentro da matemática. Então, você pode seguir um cronograma de estudo e ir se guiando por esses livros.

Da mesma forma que você não vai aprender a falar inglês fluentemente sem antes aprender o verbo “to be”, você também não vai sair por aí fazendo contas aritméticas sem antes aprender o básico da matemática.

3 – Local de estudo

E para terminar a lista de itens que são gerais na hora de estudar, considere que é preciso ter um lugar agradável para essa atividade do seu dia a dia. Evite ficar em lugares muito congestionado de gente, sons e distrações.

Por outro lado, opte por lugares mais silenciosos e privativos, como o seu quarto, por exemplo. Também é ideal que ele esteja organizado e não tenha aparelhos ligados, como rádios ou TVs. A limpeza é fundamental, obviamente.

Após esses três primeiros tópicos, a gente vai focar mais no estudo da matemática. Mas, até aqui é importante você entender que essa preparação para o estudo é algo muito valioso para que você consiga estudar sozinho e tenha sucesso nisso.

4 – Treine a matemática

A primeira coisa que vamos falar sobre o tema propriamente dito, no quesito sobre estuar matemática sozinho, é que ela é um estudo teórico, apesar de que você pode usar todos os temas na prática. No entanto, como todas as matérias de exatas, você tem que entender a teoria para por isso em prática.

Então, nada de querer ir direto para os exercícios, por exemplo. Você tem que ler a teoria, entender a teoria, saber qual é a teoria antes de tudo. Por mais chato que isso soe, considere ser fundamental.

Após isso, leve em conta que depois da teoria vem a prática. E é justamente a prática que vai te levar a perfeição. Portanto, além de ler a teoria sempre faça muitos exercícios e revise-os. É isso que vai te dizer se você realmente sabe o assunto. É uma ótima forma de memorizar também.

Você também vai gostar de ler isso: 17 Dica Fáceis para Aprender Matemática Hoje

5 – Evite dúvidas

E para fechar o nosso conteúdo, saiba que mesmo estudando de casa, se você está pensando em estudar matemática sozinho, vai ter que aprender a se comunicar online. Isso porque você não deve ficar com dúvidas sobre qualquer questão ou teoria.

Na internet há grupos de pessoas, salas de bate papo e fóruns que te ajudam a encontrar as melhores respostas. Se for um curso online, por exemplo, você terá tutores e professores também, o que pode facilitar ainda mais a sua busca por respostas.

Até mesmo porque a matemática exige muito que o aluno tenha motivação no estudo. E se você ficar com dúvidas não respondidas vai acabar desistindo no meio do caminho. E se você precisa de motivação, saiba que a matemática sempre foi base para que cientistas descobrissem grandes invenções no mundo todo.