Informática para Concursos Públicos – O que as 12 Principais Bancas Cobram?

0
188

O tema “informática” já não é tão novo em questões de concursos públicos em todo o Brasil, porém, o assunto ainda causa muitas dúvidas nos estudantes. Afinal, como será que uma disciplina tão prática é cobrada na teoria?

Se você também parou para pensar sobre isso, leia este artigo e saiba a resposta.

Antes de continuar, entenda um pouco sobre o histórico da disciplina em concursos.

Atualmente, o grau de dificuldade está bem maior. Isso acontece por uma somatória de fatores: bancas organizadoras mais exigentes, candidatos mais bem preparados e tecnologia cada vez mais “de ponta”.

Todos os ingredientes fazem com que a receita se torna uma prova difícil e cheia de pegadinhas. E, para muitos concurseiros, a informática é uma verdadeira pedra no sapato justamente porque engana, sendo que muitas pessoas acham que ela é fácil.

Mas, verdadeiramente, não é.

Estudá-la, assim sendo, torna-se indispensável para conseguir responder todas as questões da forma certa. Esses acertos são muito importantes para o resultado final da prova.

Mesmo que você tenha um celular de última geração e um computador ultra moderno, saiba que na hora de assinalar as questões, nem tudo pode estar de acordo com os seus conhecimentos prévios.

  • Se você acha que sabe lidar com o computador,
  • Se acha que está preparado,
  • Se você tem dificuldades com termos técnicos,
  • Se não sabe nomes de ferramentas, botões ou menus,
  • Se já sentiu dificuldade em outras provas com esse tema…

Este artigo, com certeza, é para você!

No final do artigo, teremos algumas dicas selecionadas pelo Juiz Federal e escritor William Douglas, já conhecido no Mundo dos Concursos Públicos, sobre como responder as questões da forma certa.

Antes disso, vamos focar ao tema da Informática.

Os 5 Temas de Informática mais Cobrados dos Últimos Tempos

Em concursos públicos não existe padrão, principalmente quando o tema cobrado é “noções de informática”. Mas, conseguimos selecionar alguns pontos que sempre (ou quase sempre) caem nas provas de concursos públicos.

O estudante que conseguir dominar esses tópicos dificilmente não vai se dar mal no quesito “informática”. Confira os principais temas.

Sistemas Operacionais (Linux e Windows)

Um sistema operacional é um conjunto de programas que fazem com que o seu computador funcione como deve funcionar. Ele é o responsável pelo gerenciamento das tarefas da tecnologia.

Os telefones celulares, por exemplo, também tem sistemas operacionais, como o Android. Ele define como a forma de funcionamento do aparelho vai funcionar.

No mundo, os dois mais conhecidos, quando o assunto é informática são: Linux e Windows.

Windows – foi desenvolvido pela Microsoft e é o mais usado. Ele se caracteriza pelo design agradável e pela possibilidade de utilização por qualquer iniciante no mundo tecnológico, já que suas ferramentas são intuitivas.

Linux – é diferente do Windows porque é gratuito, ou seja, tem código aberto. Isso significa que qualquer pessoa ou organização possa desenvolver sua própria versão do sistema. Alguns comandos exige conhecimento mais aprofundado.

Normalmente, as bancas cobram também os procedimentos práticos para a realização de tarefas nesses sistemas e as características que eles possuem.

Aplicativos de Escritório (Office e LibreOffice)

Também é um assunto recorrente e comum. Os mais solicitados são:

  • Processadores de Textos (Word e Libre),
  • Editor de Planilhas (Excel e Calc),
  • Edição e Criação de Apresentações (Power Point e Impress).

Esses processadores de texto permitem, simplesmente, que você escreve no computador. Já as planilhas ajudam a organizar informações em tabelas, com cálculos e programações. E as apresentações permitem auxilio durante as palestras e aulas.

Os dois sistemas operacionais tem programas de escritório da Microsoft, assim como da LibreOffice, sendo que o último é gratuito.

Navegadores (Internet Explorer, Chrome e Firefox)

Um navegador é necessário para acessar páginas da internet, como esse blog. Eles são programas que possibilitam o acesso a páginas virtuais em uma rede mundial de computadores.

Os mais populares e que são cobrados em provas de concursos públicos são: Internet Explorer, Google Chrome e Firefox. Todos eles são gratuitos e tem funções para operar parecidas.

Correio Eletrônico

Popularmente chamado de E-mail, é um serviço disponível na internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens. Para tal, é preciso ter um endereço de e-mail ([email protected], por exemplo).

Também existem 3 populares no mercado: Yahoo, Gmail e Hotmail. Todos gratuitos.

O e-mail funciona como uma espécie de identidade, de onde é possível acessar outras páginas, como redes sociais, site de compras.

Por exemplo, ao fazer o cadastro em uma loja física, o atendente pediria seu comprovante de residência, na internet, esse comprovante é o seu endereço de e-mail.

Reprodução: Google

Segurança e Proteção

A melhor forma de entender esses termos é considerando as definições mais usadas .

Vírus

Vírus é um programa malicioso que infecta o sistema. Ele pode fazer cópias de si mesmo e se espalhar para outros computadores, usando diversos meios para tal, assim como o seu e-mail.

Um vírus pode modificar o sistema de funcionamento do computador e coletar informações sem a autorização do usuário.

Worm

Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes. Ele também envia cópias de si mesmo de computador para computador. Não é como o vírus porque não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.

Firewall

O Firewall é um programa que verifica as informações provenientes da internet ou de uma rede e as bloqueia para que elas não cheguem ao seu computador, conforme for configurado.

Ele pode ajudar a impedir que hackers ou programas maliciosos obtenham acesso ao seu computador através da internet.

Cavalo de Troia

O Cavalo de Troia é um programa que age justamente como um Cavalo de Troia, ou seja, ele entra no seu computador e cria uma porta para uma possível invasão de usuários mal intencionados.

Normalmente, vem junto com arquivos conhecidos, como documentos do Office.

Antivírus

O Antivírus é um aplicativo criado que detecta, impede e remove os programas maliciosos, com os vírus e os worms. Eles são usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de vírus, dando segurança ao usuário.

Os Conceitos mais Usados em Informática e que Você Precisa Saber

É muito comum também que os concurseiros fiquem em dúvidas em certas questões por não conhecer algumas palavras ou conceitos usados no mundo dos computadores.

Separamos os principais. Leia com atenção, crie mapas mentais e garanta uma boa pontuação na prova.

AGP

É um barramento desenvolvimento pela Intel para acelerar o processamento de elementos gráficos, principalmente aqueles em 3D.

Autoridade Certificadora

É uma entidade que faz certificados digitais, garantindo a autenticidade deles em chaves públicas e que pertencem à usuários ou autoridades.

Acoplamento

É uma forma de comunicação entre os processadores e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de entrada e saída.

Assinatura Digital

É um código incluído na mensagem ou no texto que identifica o remetente da mensagem. Ela é criptografada com a chave privada do usuário, criando a assinatura digital.

Banco de Dados

É o conjunto agregado e estruturado de informações armazenadas em um sistema de computação para permitir o acesso seletivo.

Banco de Dados Relacional

É uma coleção de tabelas que se relacionam, identificadas cada uma por um nome único.

Cluster – na Rede de Computadores

É um grupo de computadores independentes que funcionam para fornecer um conjunto de serviços, sendo que para os clientes aparenta ser um único sistema.

Cluster – Armazenamento de Dados

É a menor quantidade de espaço em disco que pode ser alocada para gravar um arquivo pelo sistema operacional. Quanto menor o tamanho, ou a unidade de alocação, mais eficiente será o armazenamento da informação.

Cookies

São pequenos arquivos gravados pelos websites no disco rígido do usuário. Um cookie não é um vírus, mas pode interferir na privacidade do usuário.

Certificado Digital

São arquivos de computador emitidos por entidades certificadoras e que tem o objetivo de garantir que o emissor de uma mensagem seja quem realmente diz ser.

Chave Primária

É um campo ou conjunto de campos que identifica de forma exclusiva cada registro.

Chave Estrangeira

É usada para definir o relacionamento entre duas tabelas, sendo formada pela chave primária de outra tabela.

O campo chave estrangeira pode ser repetido, e pode haver mais de uma chave estrangeira para cada registro.

DOT PITCH

É o espaçamento, em milímetros, entre os pontos da tela do monitor. Quanto menor o valor do dot pitch, melhor a qualidade do monitor.

DIAL UP

É uma conexão com um provedor de acesso usando o acesso discado.

DHCP

É um serviço que atribui o endereço de IP automaticamente em uma máquina quando esta não faz uma solicitação para o servidor DHCP.

Este servidor atribui um endereço IP que não esteja sendo usado por um período pré-determinado pelo administrado.

FTP

Tem a função de acessar servidores e transferir arquivos. Protocolo de aplicação mais usado para transferência de arquivos sempre é feita em 2 portas TCP/IP diferentes. Quando o usuário não usa login e senha para acesso, chama-se FTP anônimo.

Gateway

É um dispositivo que interliga redes heterogêneas. Ele pode traduzir e conectar protocolos distintos.

HTML

É uma linguagem padrão, de âmbito internacional, para a programação de sites na web. Ela pode criar documentos, hipertexto, que são usados nas páginas web. Elas ficam armazenadas no servidor e são transferidas por protocolo HTTP.

HTTP

É um protocolo usado para a transferência de hipertexto. Pode transferir textos, áudio e imagens. Assim, uma URL que começa com HTTP especifica que o usuário está requisitando o serviço a um servidor. É preciso um navegador para a exibição destas páginas.

Host

É um servidor, uma máquina configurada para prestar os mais variados serviços aos clientes. O computador ligado permanentemente à rede que mantém um repositório de serviços para outros computadores na internet.

IMAP

É um protocolo para recuperação de mensagens pela porta 143 TCP/IP.

Intranet

É uma rede de empresa que se comunica usando padrões de comunicação e ferramentas da internet para fornecer informações aos usuários dessa rede privada.

IP

É um protocolo de endereçamento fornecido pelo TCP/IP, sistema orientado a conexão que garante a entra de pacotes no destino na sequência correta.

Memória ROM

É uma memória que só permite a leitura, já vem gravada de fábrica e normalmente não pode ser regravada. Contém programa como BIOS, POST e Setup. Esses programas são chamados de firmware.

Existem vários tipos de memória ROM: PROM, EPROM, EEPROM, Flash ROM, RAM, SRAM, DRAM.

Memória Cachê

É a memória intermediária entre a RAM e o processador, com o tempo de acesso sendo menor que o tempo de acesso da memória RAM.

Memória Virtual

É uma expansão da memória principal RAM no disco rígido (HD).

MPEG

É um padrão de compressão de dados para vídeos digitais em formato de arquivo.

Protocolo

É um conjunto de regras e convenções para o envio de informações em uma rede.

Plug in

Programa Adicional para paginadores web, que habilita funções extras, como exibição de vídeo clipes, imagens 3D, etc.

PING

É um programa básico de internet que permite verificar se um endereço de IP existe e pode ser acessado. Ele é usado para diagnosticar se o computador que você está tentando alcançar está operacional.

POP

Protocolo ou Servidor de recebimento de mensagens.

POOL de Impressão

É formado por duas ou mais impressos conectadas a um servidor de impressão que agirá como uma única impressora.

SSH

É uma transmissão de dados de forma criptografada e mais segura. Algumas delas são: IPSec, L2TP, L2F e PPTP.

SSL

É um protocolo baseado em chave pública, que dá privacidade e confiabilidade sobre a internet. Atualmente, é o padrão para conexões entre browser internet e servidores.

SNMP

É um protocolo de rede usado para gerenciar redes TCP/IP. O software permite visualizar toda a rede, bem como as informações detalhadas de cada participante.

SMTP

É um protocolo de envio de mensagens.

Sistema Distribuído

É um sistema integrado de programas que gerencia operações da CPU, controlando recursos e atividades de armazenamento.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados

É uma coleção de dados inter relacionados e um conjunto de programas para acessá-los.

Tabela

É um conjunto de linhas que são chamadas de registro e um conjunto de colunas que são chamados de campos.

USB

É um barramento externo que dá supor à instalação plug and play, permitindo que se conecte à um dispositivo com a máquina ligada (pen drive, por exemplo).

URL

É uma maneira uniforma de localizar um recurso na Web.

VPN

É uma rede segura que usa a internet como sua principal rede backfone para conectar redes internas ou intranets de uma ou várias empresas.

VNC

É o protocolo que permite acessar uma máquina remotamente.

Reprodução: Google

O que as 12 Principais Bancas Cobram de Informática

Além de tudo, de saber da dificuldade, também é difícil conseguir “descobrir” quais serão as perguntas cobradas pelas bancas examinadoras. Este mundo dos concursos é interdisciplinar, mas na hora de estudar, é preciso por os pingos no is.

O site AlfaConcursos fez uma seleção dos temas de informática que mais caem nos concrusos públicos, separados entre as bancas organizadoras. Nós replicamos o material aqui, confira!

Cespe

  • Sistemas Operacionais – 21%
  • Editores de Texto – 17%
  • Internet – 13%
  • Editores de Planilha – 12%
  • Navegadores/Browser – 12%

Cesgranrio

  • Editoras de Planilha – 21%
  • Editores de Texto – 18%
  • Sistema Operacional e Software – 14%
  • Editores de Apresentação – 14%
  • Segurança da Informação, Internet e Navegadores – 7%

Consulplan

  • Editores de Planilha – 28%
  • Editores de Texto – 21%
  • Sistema Operacional e Software – 17%
  • Navegadores – 6%
  • Segurança da Informação e Internet – 6%

Esaf

  • Internet – 18%
  • Sistema Operacional e Software – 17%
  • Editores de Planilha – 13%
  • Hardware – 12%
  • Editores de Texto – 11%

FGV

  • Editores de Texto – 23%
  • Sistema Operacional e Software – 15%
  • Editores de Planilha – 15%
  • Hardware – 11%
  • Internet – 7%

Funcab

  • Sistema Operacional e Software – 21%
  • Editores de Texto – 19%
  • Editores de Planilhas – 17%
  • Internet – 11%
  • Correio Eletrônico – 7%

Funiversa

  • Sistema Operacional e Software – 25%
  • Editores de Texto – 13%
  • Editores de Planilhas – 12%
  • Segurança da Informação – 11%
  • Internet e Navegadores – 9%

Funrio

  • Sistema Operacional e Software – 21%
  • Editores de Planilhas – 18%
  • Editores de Texto – 17%
  • Internet – 10%
  • Hardware – 10%

FCC

  • Sistema Operacional e Software – 19%
  • Editores de Texto – 16%
  • Editores de Planilhas – 16%
  • Internet – 10%
  • Hardware – 9%

Quadrix

  • Sistema Operacional e Software – 17%
  • Internet – 15%
  • Hardware – 14%
  • Editores de Texto – 12%
  • Segurança da Informação e Editores de Planilhas – 10%

Vunesp

  • Sistema Operacional e Software – 20%
  • Editores de Planilha – 18%
  • Editores de Texto – 18%
  • Editores de Apresentação – 13%
  • Correio Eletrônico – 9%

Teste para Treinar a Disciplina de Informática em Concursos Públicos

Selecionamos um teste interessantíssimo para quem está estudando para concursos públicos. As questões abaixo servem como base para estudo e também para provar que nem toda questão é tão fácil quanto parece. Veja.

MPE/RS – Secretário de Diligências – 2017

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No sistema operacional Windows 10 a ferramenta que possui a funcionalidade de antivírus é o ___________, ao passo que a proteção relativa ao tráfego de rede, bloqueio e controle de quais programas podem acessar as conexões de rede é realizado pelo _____________.

A resposta correta é a que cita, nessa ordem: Windows Defender e Firewall do Windows.

Para dar continuidade à essa questão, também podemos considerar, para estudo. As seguintes expressões…

Portas de Protocolos

Algumas questões de informática exigem a porta de determinado protocolo, como o SMTP, Simples Mail Transfer Protocol. O assunto não é complexo, mas precisa estar na ponta da língua do concurseiro.

Criptografia

Esta é uma expressão de segurança da informação muito interessante só que um pouco mais complexa. O assunto precisa ser estudado de forma progressiva, passando pelos fundamentos principais e os conceitos de chave pública e privada.

Ferramentas de Escritório

Word, Excel, LibreOffice e outros.

Essa é a frente dos estudos e onde mais tem pegadinhas. Por isso, é preciso ter um isto de leitura teórica e a prática, simultaneamente.

Dicas para Responder as Questões dos Concursos Públicos

Como falamos, muitos candidatos optam por deixar esta matéria para o final, já que ela é considerada uma das mais leves, ou seja, de menos peso.

Mas, a prática prova que existem muitos candidatos que sabem tudo de direito ou de português, mas que não entendem nada de informática e acham que poderão aprender esta matéria em quinze ou trinta dias – ou até menos tempo que isso.

É um engano cruel.

A informática necessita de certo tempo de dedicação para o amadurecimento das ideias. Quanto ao tempo, não existe um número mínimo, mas ele é necessário.

Em muitas provas, por exemplo, é preciso ter uma nota mínima para cada disciplina, independente da pontuação final.

Leia o Edital Minuciosamente

“Conheço candidatos que só não passaram porque não leram as regras para classificação, como proceder com a folha de gabarito, títulos de redações, critério de pontuação, etc”, diz William Douglas.

E completa: “Chegue ao local de prova bem antes do horário, faça como os mineiros, não perca o ‘trem’. Se você chegar ao local segundos antes do fechamento dos portões, posso garantir que seu estado emocional ficará prejudicado”.

Atenção às Imagens

“Em caso de questões que tenham figuras, observe-as atentamente, incluindo todos os ícones, textos, mensagens de barra de status, barra de títulos, etc. Cada detalhe pode ser a diferença. Só depois de reconhecida a figura passe para as questões lendo uma palavra de cada vez”, diz o especialista.

Leia com Atenção Todas as Questões

“Embora possa ser aparentemente verdadeira, um pequeno detalhe no final pode torna-la falsa. Se tiver certeza deste detalhe falso, não perca mais tempo com a questão”, recomenda o Juiz Federal.

“Marque apenas as questões que tiver absoluta certeza. Principalmente as do tipo uma errada anula certa”, ele diz ao falar de concursos que tem essa formulação diferente.

“Em caso de dúvida passe para a questão seguinte. Se uma questão parecer demasiada difícil, ignore-a. Evite que a mesma venha interferir no seu equilíbrio emocional. Cuidado com expressões do tipo ‘sempre’, ‘geralmente’, ‘toda vez que’, ‘exceto’ que elas podem significar a diferença entre o certo e o errado”, finaliza.

Use o Tempo a Seu Favor

Gaste todo o seu tempo a seu favor, mesmo após finalizar a prova, ou antes, de todos os candidatos. Faça conforme o seu próprio tempo.

As provas já tem um tempo estipulado, então, resta ao concurseiro fazer o seu próprio cronograma para “gastá-lo” de forma satisfatória.

Marcação do Cartão de Respostas

Um tempo médio, conforme pesquisas, é de 30 minutos. Ou seja, todo candidato deve reservar, pelo menos, meia hora antes do término para começar a marcar o cartão.

“Não deu tempo de marcar todo o cartão” ou “Você acredita que errei algumas respostas na hora de marcar o cartão”. Essas expressões são bastante comuns. Portanto, marque as respostas suavemente a lápis, de forma que se possa alterá-las com facilidade. Após a confirmação, reforce a marcação à caneta.

Busque Conhecimento

Atualmente, há uma tendência a classificar candidatos que possuem uma visão ampla dos fatos. Isso quer dizer que sim, as matérias podem estar misturadas e um item de informática pode ter uma conexão direta com o português.

A Banca Examinadora

Cada banca contratada tem sua performance na hora de elaborar as provas, sendo perfis diferentes, enfocando temas de formas diversas e aspectos diversos. O ideal é reunir todas as informações disponíveis acerca do promotor do evento.

Com informações da OficinadaNet e alfaconcursos

Informática para Concursos Públicos – O que as 12 Principais Bancas Cobram?
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA