Descubra 5 maneiras de entrar na faculdade sem vestibular

Hoje em dia está muito mais fácil entrar na faculdade sem vestibular do que antigamente. Um dos principais motivos tem a ver com os vários programas de incentivo que o governo criou. Mas, não é só isso: as universidades também estão mais flexíveis.

Agora, você sabe quais são essas maneiras de entrar na faculdade através desses programas? A gente fez uma lista para explicar cada um deles. E você vai poder observar que existem vários meios de começar uma vida estudantil e profissional em uma grande faculdade.

Aliás, vale lembrar que a maioria dos programas são para estudantes do ensino médio, mas para quem está fora da escola também há oportunidades. Continue lendo para descobrir mais sobre essas maneiras de ingressar na graduação.

1 – Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para faculdades na vida de muitos brasileiros. Ele foi criado há mais de 20 anos e sempre teve destaque nesse quesito, já que auxilia os estudantes do ensino médio para a o superior.

Atualmente, é a única prova que pode ser feita com parte de um processo para entrar em quase todas as universidades públicas do país. Aliás, até mesmo universidades particulares aceitam o Enem como exame classificatório para vagas abertas.

Basicamente, é fácil entender como ele funciona: para a sua nota valer você tem que ter feito o exame no ano anterior à sua entrada ou participação no processo de seleção das universidades. E, de modo geral, você pode fazer essa tentativa no início ou meio do ano.

2 – Sisu

Outra opção para entrar na faculdade sem vestibular é através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ele é uma organização de dados que todas as universidades que participam podem acessar através do Enem.

Assim sendo, com a sua nota do Enem dá para concorrer a vagas de estudo em instituições de toda região do país. Atualmente, são mais de 120 instituições educacionais públicas que aceitam o ingresso de alunos através do Sisu e até mesmo federais aceitam.

Aqui vale um detalhe importante: você tem que considerar que as faculdades podem exigir outros requisitos além da nota do Enem. Portanto, a dica é que você acompanhe muito bem o edital de abertura do vestibular das faculdades.

3 – Prouni

O Prouni é o Programa Universidade para Todos e faz parte de uma série de iniciativas do governo federal para incluir estudantes em universidades de ensino superior da rede privada. Como? Através de bolsas de estudos para pessoas de baixa renda.

Atualmente, o programa tem mais de 1 mil universidades cadastradas em todo o país. E para se inscrever você precisa comprovar a renda de até 3 salários-mínimos, ter feito o Enem e ter tirado, ao menos, 450 pontos na prova.

Também é importante ter estudado anteriormente no ensino público ou como bolsistas de escolas particulares. O Prouni acontece 2 vezes ao ano e pode ser que a universidades ainda cobre uma próxima prova para garantir a sua entrada.

Teenage Girl Studying At Desk In Bedroom

4 – Novo Titulo

Essa é mais uma das formas de entrar na faculdade sem vestibular que pouca gente conhece, apesar de valer para quase todas as universidades particulares. Se você já se formou em algum curso e quer ter um novo título é bem provável que a faculdade te aceite sem vestibular.

Isso não é uma regra, mas é comum de acontecer. O que você vai precisar fazer é apresentar o seu histórico escolar da graduação. E, em poucos casos, as escolas ainda cobram uma prova, que é bem simples, além da entrevista para averiguar as informações.

Vale dizer ainda que se você vai fazer o novo curso na mesma faculdade, aí as suas chances de começar a estudar sem vestibular aumentam ainda mais. Aliás, dependendo do curso, você pode eliminar matérias e adiantar a sua formação.

5 – Avaliação Continuada

Essa opção é ainda mais rara de acontecer, mas pode ser que aconteça perto de você. Para quem está no ensino médio, considere que algumas faculdades promovem o que é chamado de “programa de avaliação continuada”.

Isso nada mais é do que uma prova que eles dão ao final de cada ano letivo para alunos que estão saindo do ensino médio. O aluno pode incluir, muitas vezes, na nota da prova as suas notas semestrais do colégio, gerando um resultado médio e classificatório.

Existem ainda universidades que apenas fazem a avaliação do histórico escolar, sem uma prova marcada. Essa, apesar de rara, acaba sendo outra porta de entrada para os cursos superiores.

Bônus – prova agendada

Se você quer considerar mais uma das maneiras de entrar na faculdade sem vestibular, saiba que tem a famosa prova agendada. A gente só deixou ela fora da lista porque você pode considerar um vestibular, mas a gente explica porque não é.

O vestibular tem a ideia de selecionar pessoas, com base em notas e classificação. Já essas provas agendadas, que as escolas particulares de graduação permitem não são classificatórias, mas sim eliminatórias.

Portanto, são exames, geralmente, mais simples, que servem apenas para considerar os conhecimentos básicos do aluno que pretende estudar nela. De modo geral, você pode ir até essa faculdade e marcar uma prova agendada, de forma totalmente flexível.