Conheça 5 vantagens de estudar em uma faculdade particular no Brasil

Em todos os anos, muito se fala sobre o estudo em universidades públicas. E aí, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entra em ação porque é uma porta de entrada para a faculdade. Mas, também há vantagens de estudar em uma faculdade particular.

E a gente vai falar sobre essas vantagens neste conteúdo. Até mesmo porque nem sempre vai haver possibilidade de estudar em uma faculdade pública, seja pela distância, pela dificuldade no transporte, pela baixa nota no Enem, concorrência acirrada ou qualquer outro motivo.

A partir disso, muita gente vê no ensino particular uma oportunidade de dar sequência nos estudos. E a boa notícia é que há sim ótimos motivos para você estudar nessas instituições educacionais privadas.

As vantagens de estudar em uma faculdade particular

Estudando as várias faculdades particulares com boas notas no MEC (Ministério da Educação e Cultura), a gente encontrou alguns pontos que são comuns e são benéficos aos alunos. E a nossa lista traz, inclusive, benefícios que, geralmente, não se encontra nas faculdades públicas.

1 – Infraestrutura

A primeira das vantagens de estudar em uma faculdade particular tem a ver com a infraestrutura e nesse ponto quase ninguém discute, né. Apesar de o ensino público ser ótimo do ponto de vista financeiro, nem sempre ele tem a estrutura que merece.

ANÚNCIO

Receber aportes e investimentos do governo é um trabalho bastante árduo e doloroso. Já se a gente pensa em escolas particulares, esses investimentos vêm de pessoas e investidores, o que agiliza todo processo.

Por isso, um dos diferenciais das faculdades particulares tem a ver com a infraestrutura. E aqui podemos destacar itens importantes, sendo que a maioria deles está ligada à itens tecnológicos e de personalização pensando em cada estudante.

De modo geral, os laboratórios são mais modernos, os ambientes mais acessíveis, os espaços climatizados, as mesas mais conservadas, as áreas internas seguras e até as bibliotecas possuem destaque porque costumam ter a gestão feita no formato digital.

2 – Corpo Docente

Já vamos adiantar que não queremos (não mesmo!) falar de forma negativa dos professores das faculdades públicas, ok? Mas, você há de concordar que atualmente eles são bem mais experientes porque o governo exige vários diplomas e cursos no currículo.

Além do mais, é bem comum ver professores que dão aulas apenas para complementar as suas horas para o mestrado ou doutorado. Diferente da escola particular, que tem toda liberdade para mandar o professor embora caso ele não cumpre os requisitos da educação.

Assim sendo, o processo de seleção para entrar na faculdade pública como professor é longo e a disputa nem sempre considera a forma de ensinar o aluno. Já na escola particular, quando os alunos reclamam, os professores precisam se adaptar ou são dispensados.

Isso acaba fazendo uma seleção mais “natural” dos professores nas faculdades pagas. E tem mais uma coisa: os profissionais acabam sendo mais atualizados do ponto de vista mercadológico, mas vamos falar disso no próximo tópico, acompanhe.

3 – Mercado de Trabalho

Entre vantagens e desvantagens, um mesmo curso do ensino público quando vai para a faculdade particular acaba sendo mais voltado para o mercado de trabalho. Isso porque essas universidades seguem modelos de “referência em empregabilidade”.

O que quer dizer que um dos focos dessas universidades privadas é formar o aluno para começar a trabalhar em sua área. Assim sendo, a grade curricular acaba tendo esse mesmo foco: do mercado de trabalho.

É claro que você também vai ter aulas teóricas sobre vários temas e independente do seu curso, no entanto, ao longo do período estudantil você vai notar que a ideia é que você se torne um profissional mais competitivo para o mercado de trabalho.

Leia Também – Descubra 5 maneiras de entrar na faculdade sem vestibular

4 – Grade Curricular

E já que citamos a grade curricular no tópico anterior, vamos falar dela agora. Até mesmo porque ela está entre os tópicos que demonstram as vantagens de estudar em uma faculdade particular.

Em uma faculdade pública, os profissionais até podem mudar a grade curricular de um curso ou outro, mas isso é bem lento e burocrático. Ao passo que na escola particular, tudo acontece em questão de meses de estudo.

E por que isso seria bom? Porque permite aos cursos acompanhar melhor os desenvolvimentos e as necessidades do mercado de trabalho. A ideia de uma faculdade particular é sempre preparar o aluno e isso pode resultar na mudança da grade curricular.

Até mesmo porque você já deve ter observado como os assuntos estão mudando rapidamente, não é mesmo? Com a internet e a tecnologia da informação, a gente vê mudanças a todo tempo. E por isso a faculdade precisa estar antenada ao que é moderno.

5 – Rede de Contatos

Atualmente, temos a rede de contatos, que é chamada de networking. O que é isso? É a possibilidade de uma pessoa se relacionar com outras, sempre visando questões profissionais. É uma rede de contatos, portanto, de profissionais.

Na universidade privada você tem isso. Inclusive, pelo fato de que você lida o tempo todo com colegas de sala já que estão no mercado de trabalho e professores que são, muitas vezes, multitarefas, atuando em várias empresas ao mesmo tempo.

Essa ligação se torna importante porque pode te posicionar sobre as oportunidades de trabalho que o mercado oferece. Tanto é que não é raro encontrar pessoas que durante o estudo na faculdade particular encontraram um trabalho.

Por isso, essa questão da interdisciplinaridade se torna importante, já que é capaz de abrir portas para professor, estudantes, profissionais.

ANÚNCIO