Curso de inglês oferecido pelo governo – aprenda como fazer a inscrição online

O Ministério da Educação oferece um curso de inglês gratuito aos estudantes brasileiros. Ele possui 5 níveis diferentes de aprendizado e pode ser feito totalmente online, sem que o aluno precise sair de casa. Saiba mais sobre esse curso de inglês oferecido pelo governo.

E leve em conta que ele tem aulas de gramática, de leitura, de escrita e até mesmo de prática oral. Tudo pela internet. O curso recebeu o nome de My English Online (MEO) e é feito através do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF).

No decorrer do conteúdo você fica sabendo mais sobre como ele funciona, quais os níveis e como se cadastrar para estudar de graça e aprender inglês pela internet.

O curso de inglês MEO

O curso é dividido em 5 níveis de aprendizagem, como já foi mencionado. O primeiro deles é o iniciante, seguido pelo básico, pré-intermediário, intermediário e, enfim, o avançado. O último deles tem um ponto especial a ser explicado.

Quem chegar até o nível avançado vai ter uma espécie de teste preparatório com exames de proficiência. Esses testes são visados em escolas conhecidas ao redor do mundo, como a Cambridge English Advanced, a Cambridge English First e a TOEFL.

Em todo o curso são apresentados módulos que contém materiais específicos e uma avaliação ao término. Mas, como saber qual é o seu nível para começar a estar nesse curso de inglês do governo? Logo após a inscrição, você fará uma prova (Placement Test).

É através dessa prova que você vai saber o seu nível de proficiência para começar a estudar dentro do seu nível mais correto. Lembrando que é preciso considerar as vagas abertas para cada nível. E o teste é obrigatório e gratuito para a realização do curso.

Sobre os níveis

Se você ficou interessado e quer saber como são os níveis de conhecimento cobrados nesses cursos, a gente vai explicar o mais básico deles, que é o iniciante, para você ver que mesmo que não saiba nada do idioma, essa é uma boa oportunidade para você.

Você vai aprender a cumprimentar os seus colegas de sala, dizer e escrever números de telefone, seguir instruções. Também vai aprender as informações pessoais, como estado civil e nacionalidades ou datas. Além de falar das horas e do clima.

Outra unidade do nível iniciante vai te mostrar como identificar comidas mais comuns, fazer lista de compras, comprar roupas, ler propagandas, encontrar sessões de loja, etc. E isso porque nem citamos ainda o aprendizado sobre temas relacionados a saúde, trabalho e a revisão.

Regras!

Antes de prosseguir é muito importante que você conheça algumas regras. A primeiras delas é que você não poderá trancar o seu curso de inglês. Também não dá para recomeçar ou estender o prazo do curso.

Portanto, ao receber os seus dados de acesso, de e-mail e de usuário você tem 20 dias para entrar na plataforma, fazer o login e realizar o seu teste de nível.

Após isso, não se preocupe porque não há um prazo mínimo para a conclusão do curso gratuito de inglês. No entanto, a regra é: ao se ausentar por 45 dias das aulas, o curso é bloqueado para esse aluno.

Descubra quanto tempo é preciso de estudo para ser fluente em inglês

Por que fazer esse curso de inglês online

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o estudo de línguas estrangeiras nos dias de hoje, a gente te ajuda, explicando as principais vantagens que você tem de realizar esse curso, que é gratuito e é oferecido pelo governo.

Um dos maiores benefícios é o fato de poder ter um currículo diferenciado no mercado. E saber, na prática, como se comunicar na língua mais falada do mundo. Isso vai te permitir realizar viagens turísticas, a trabalho ou estudo sem complicações, por exemplo.

Fora isso, você vai poder aproveitar para ver séries e filmes sem legenda, dá para realizar estudos científicos ou acadêmicos e até mesmo aumentar as possibilidades de networking.

Aliás, para quem já sabe um pouco de inglês, esse curso é uma chance de se reciclar e se atualizar com o que há de mais novo no uso de palavras-chaves, de expressões e de oratória. É uma forma, também, de estar mais preparado para prestar provas e concursos.

Quem pode participar do curso

Mais um ponto importante é saber se você cumpre os requisitos para participar desse curso de inglês oferecido pelo governo. Então, saiba que existem algumas outras regras quanto à sua possível participação. É preciso preencher todos os requisitos para fazer esse curso online.

A primeira coisa é saber que apenas alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior credenciadas no programa IsF podem participar. Outra coisa é que professores da Educação Básica, parceiros das secretarias da educação, também podem fazer o curso.

Ou então os servidores de instituições de ensino superior que participem de programas IsF.

Agora, se você ficou com dúvida se a sua faculdade, centro universitário ou universidade faz parte do grupo de Idiomas sem Fronteiras, considere que há uma página que mostra a lista de todas essas instituições. Confira.

Saiba mais sobre o IsF

O Idiomas sem Fronteiras é uma plataforma do MEC e tem o foco de estimular o estudo de línguas e idiomas entre os estudantes brasileiros. Ele é promovido junto às universidades brasileiras e todo interessado pode saber mais no IsF Aluno.

Já sobre as inscrições, dá para ver o Edital 96 de 2017, que cita as inscrições online.

Para quem nunca acessou o site antes, vai ser preciso criar um cadastro inicial com o seu número de CPF. Esse cadastro é grátis e é muito importante para acessar a plataforma posteriormente e conseguir o certificado. Para se cadastrar, acesse o site do IsF.