Conheça o curso de bombeiro civil no Senac e descubra quem pode se inscrever

O curso de bombeiro civil no Senac é uma ótima opção de escolha para quem sempre sonhou em atuar salvando vidas, apagando incêndios e atendendo aos chamados de primeiros socorros. O curso prevê a qualificação desse profissional.

Quanto ao salário do bombeiro civil, atualmente, para quem em um curso básico operacional, ele é de 2 salários mínimos federais. Já par quem atua como bombeiro líder, com curso técnico médio, há o pagamento de 1 salário a mais.

E tem ainda o bombeiro mestre, que tem uma especialização em engenharia e realiza o comando na unidade de trabalho. Nesse caso, ele pode ganhar até 8 salários mínimos. No entanto, para todo caso, é preciso começar pelo curso básico. Saiba mais sobre a profissão.

O que faz um bombeiro civil

O bombeiro civil é aquele profissional que está no sonho de muitas crianças e jovens. Ele veste vermelho e pode atuar em várias situações corriqueiras, como na de salvamento de pessoas e animais, por exemplo. A jornada de trabalho é de 12×36, na maioria dos casos.

Assim, o bombeiro é responsável pela tarefa de identificar os riscos de incêndio, inspecionar equipamentos, responder a emergências, atuar em edifícios e por aí vai. Inclusive, ele tem que saber praticar as atividades dos primeiros socorros em casos acidentais.

No entanto, para se tornar um profissional, a pessoa precisa se qualificar. E é aí que entra o curso de bombeiro civil no Senac. Ele tem o intuito de formar essas pessoas para o mercado de trabalho e é uma das melhores opções de estudo e formação no Brasil.

Uma boa informação que podemos trazer aqui é para o fato de que atualmente os bombeiros não atuam apenas atendendo chamados de pessoas. Eles também estão presentes em shoppings centers, casas de shows, hipermercados, lojas de departamentos, áreas públicas.

O mercado de atuação

Atualmente, conforme a NBR 14608 da Associação Brasileira das Normas Técnicas, existem condições necessárias para formar e reciclar um bombeiro civil. Por isso, o curso do Senac se torna uma opção.

O curso contribui para a atualização do profissional, que vai poder usar, a partir de agora, ferramentas da web, que enfatiza o relacionamento interpessoal com o público. E o foco sempre será no de solucionar problemas cotidianos.

Outra lei que é importante é a de número 401, de 2013. Ela é da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e diz que é obrigatório contratar bombeiros civis conforme a dimensão de um estabelecimento e com base na ABNT NBR 14608:2007.

Isso tornou a profissão do bombeiro civil ainda mais importante nos dias atuais. O que faz com que o mercado de atuação desse profissional seja cada vez mais importante.

O curso do Senac para bombeiro

O curso do Senac para bombeiros civis visa qualificar os estudantes para atuar na prevenção em atividades de risco e atendimento de emergências. Para isso, ele deve saber lidar com ações e planos, sempre objetivando preservar vidas, meio ambiente e patrimônio.

Dessa forma, o curso é focado em pessoas que pretendem se qualificar como bombeiro civil, a fim de prestar serviços de prevenção e atendimento de emergências. Para isso, o Senac propõe um estudo com exposições, diálogos, discussões, simulações e treinamentos.

Também inclui na grade curricular pesquisas individuais e em grupos, além da apresentação da pesquisa realizada com base em um tema.

No programa do curso estão assuntos como: combate a incêndio, equipamentos de combate, atividades operacionais, equipamentos de proteção individual, salvamento terrestre, situação de produtos perigosos, primeiros-socorros e análises de riscos.

Quem pode se inscrever

Os interessados em fazer o curso do Senac precisam ter, ao menos, 18 anos de idade. Também é necessário ter concluído o ensino fundamental I e ter sido aprovado no exame médico. O atestado médico tem que citar a atividade de bombeiro civil.

O Senac informa que o atestado médico deve ser entregue de uma das duas possíveis maneiras: com a citação de “apto para atividades de bombeiro civil” ou “apto a trabalhar em altura e espaço confinado”.

De modo geral, esse tipo de atestado é fornecido pelo SUS, sendo que o interessado deve procurar um consultório de medicina do trabalho ou, também, uma clínica médica particular.

O curso do Senac está credenciado no Corpo de Bombeiros conforme a Portaria Nº CCB-008/600/14.

Leia Também – Saiba sobre o concurso da polícia civil

Os requisitos necessários

Para se inscrever é preciso apresentar alguns documentos pessoais para a criação do cadastro. Isso inclui o RG, o CPF, o histórico escolar e o atestado médico, como já foi citado acima.

Inclusive, sobre o atestado, o Senac informa que ele poderá ser entregue no primeiro dia de aula. Mas, em caso contrário, “o aluno não poderá realizar as atividades práticas e estará, automaticamente, reprovado no curso”.

Onde se inscrever

Infelizmente, o curso de bombeiro civil no Senac não está sendo ofertado em nenhuma unidade. No entanto, com base na procura de pessoas, o Senac pode abrir turmas em várias regiões do país, como nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, Jaú, Votuporanga, etc.

Se você se interessou pelo curso pode também registrar isso no site do Senac. Essa é uma forma de a instituição saber sobre a procura das pessoas pelos cursos que existem. O seu interesse pode ser registrado no site do Senac.

Curiosidade – bombeiro civil ou bombeiro militar

Diferente do bombeiro civil, que foi citado neste conteúdo, saiba que o bombeiro militar é aquele que atende ao Estado e tem uma atuação maior. Ele pode atuar, inclusive, em casos de intervenções em incidentes elétricos, captura de animais e resgate de corpos.