10 maneiras de acabar com a procrastinação

0
112

Procrastinar, no dicionário, é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação deixando-a para ser resolvida depois.

É um comportamento considerado normal ao ser humano, porém pode ser prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais de uma pessoa.

O verbo é usado para neglicenciar as atividades, ou seja, é quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para que outras produções sejam feita, já que são consideradas mais importantes.

Não é incomum que o ato de procrastinar esteja relacionada com a ansiedade, o estresse, a falta de criatividade ou outros sentimentos.

Para isso, existem técnicas simples que ajudam as pessoas a diminuírem o ritmo da procrastinação, focando principalmente na otimização da divisão do tempo de produção de trabalho, entretenimento e descanso.

Uma dessas técnica é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo, ainda na década de 1980. Ela funciona assim: uma pessoa tem que dividir a atividade em períodos de 25 minutos – chamados de pomodoros.

No intervalo desse tempo, tem que haver um intervalo de 5 minutos de descanso entre cada pomodoro. Então, a cada 4 pomodoros, a pessoa tem o direito a descansar por um período maior – de 30 minutos para depois retornar a atividade.

Muitos alunos usam essa técnica para estudar. Se vale a pena ou não é você quem tem que decidir – desde que seu conhecimento seja aumentado.

Ainda conforme o dicionário, há alguns sinônimos para procrastinar: adiar, espaçar, postergar, atrasar, demorar, prolongar, retardar, protelar , pospor, diferir, delongar, entre outros.

Nara Lopes Moreno é psicóloga e terapeuta ocupacional do Hospital São José, em Teresópolis, e diz que, na maioria dos casos, a procrastinação é inocente, um mecanismo de defesa da sobrecarga das tarefas.

“Existe uma pressão grande para darmos conta de tantas atribuições. Quando não consegue, a pessoa pode ficar sujeita a doenças emocionais”, diz.

A psicóloga Claudia Nogueira diz que as pessoas devem experimentar e encontrar aquilo que funciona melhor para si. O fundamental, segunda ela, é que a pessoa reconheça que está procrastinando. “Só assim ela conseguirá mudar”.

1 – Conheça sua Personalidade

Analise o seu modo de agir e de ser determinado, observando quais momentos você realiza suas atividades com prazer.

Algumas pessoas, por exemplo, preferem estudar de noite, enquanto outras são diurnas. Com isso, se você conhece o seu próprio ritmo, você saberá aproveitar o período melhor para aumentar a sua produtividade.

2 – Enumere as Suas Tarefas

O mais indicado é priorizar quais são as tarefas mais importantes e urgentes, já que se pensar muito vai acabar procrastinando em alguma delas.

3 – Defina os seus Prazos de Atividades

Depois de fazer sua lista, coloque prazo nelas. Em inglês, é o que chamam de deadline – ou seja, prazo final.

“Um objetivo é um sonho com um prazo máximo”, Napoleon Hill.

4 – Crie um Ambiente Adequado

É comum que conforme sua personalidade, você goste de algum tipo de som – seja pesado, leve, ambiente. Existem até mesmo luzes que podem te ajudar a ser mais criativo – normalmente, as amarelas.

Independente de qual seja sua atividade, crie um ambiente de acordo com sua personalidade.

5 – Faça Agora

Pensar é importante, mas pensar muito pode te fazer procrastinar. Portanto, um erro comum é ficar planejando muito sem por as ideias em prática. As listas são importantes, mas suas atitudes é que vai fazer tudo valer a pena.

6 – Não Exija Tanto de Você

Leve em conta que começar é a melhor saída. Portanto, por mais perfeccionista que você seja, nem sempre vai conseguir obter os melhores resultados de forma imediata. O importante, no entanto, é tentar.

7 – Leve em Conta as Recompensas

Para um estudante do ensino médio, ver a nota 10 no boletim pode ser uma das melhores recompensas. Porém, se você não é esse estudante, pode encontrar outras formas de se recompensar.

Uma viagem, um chocolate ou qualquer produto e presente que lhe dê a sensação de prazer.

8 – Divida a Matéria em Partes Menores

Dan Ariely e Klaus Wertenbroch são pesquisadores que mostraram que um dos principais motivos que levam à procrastinação é o fato de achar uma tarefa difícil demais ou cansativa. Logo, a dica é dividir a matéria em várias partes menores.

9 – Compartilhe as Experiências com Amigos

Compartilhar conhecimento é uma forma de tornar tudo mais legal e leve. Por isso, divide com seus amigos a sua experiência. Para tanto, nem é necessário que os objetivos sejam os mesmos, mas que que sejam envolventes.

10 – Inspire-se em Quem Chegou onde Você quer Chegar

A inspiração também é uma forma de evitar a procrastinação – afinal, todo mundo que chegou ao topo, teve que suar e ter determinação. Leia depoimentos e veja vídeos das pessoas que tiveram sucesso.

Por que Procrastinamos?

Existem vários motivos que nos levam a procrastinar – separamos alguns.

Gratificação Instantânea – ficar largado no sofá, comendo bolo de chocolate dá mais prazer do que pegar os livros para estudar, não é? Essa gratificação instantânea dá a falsa ideia de que você poderá sentir prazer eterno, o que não acontecerá.

Temos Medo de Algo – As vezes nos dá a sensação de parecermos idiotas ou estúpidos demais. É o famoso medo do desconhecido, que fica escondido no nosso subconsciente.

Não há Consequência Negativa Imediata – Na hora, não há coisa melhor do que sentir prazer, mesmo que essa Gratificação seja Instantânea. É por isso que procrastinamos- nem sempre vemos que isso gerará resultados negativos no futuro.

Exagero na Estimativa de Quem Seremos no Futuro – Sempre temos a ideia de que o futuro será bom o bastante. É por isso que não vemos problemas em enrolar as atividades e deixa-las para outra hora.

Muita matéria e pouco tempo para estudar? Esse é um desafio que somente os alunos que elaboram e seguem um bom Plano de Estudo conseguem resolver. Clique aqui e continue a leitura em nosso próximo post, onde você descobrirá o maior erro cometido pelos estudantes.

10 maneiras de acabar com a procrastinação
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.