Descubra 6 universidades brasileiras que tem cursos gratuitos online

Que a tecnologia e a modernidade têm mudado o mundo você já sabe. Mas, já parou para pensar que hoje dá para estudar online e sem pagar nada? Inclusive, muitas universidades brasileiras que tem cursos gratuitos online são referenciadas aqui no país.

E a gente fez uma grande pesquisa para encontrar as melhores delas. No fim, temos aqui 6 dessas instituições que, com certeza, você já ouviu falar. E que agora tem a oportunidade de estudar nelas sem ter que pagar um único real. Continue lendo para descobrir quais são!

E leve em conta que também existem universidades do exterior que oferecem tais cursos online e gratuitos. A gente também listou duas delas, que vão te surpreender por ter apostado nesse novo formato e você nem sabia.

1 – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

A USP é uma das Universidades Brasileiras mais reconhecidas aqui e no mundo. Tanto é que o seu vestibular para entrada de alunos é um dos mais concorridos, sendo equivalente aos concursos públicos, com alto volume de interessados.

ANÚNCIO

E a boa notícia é que a USP oferece cursos gratuitos online também. E como ela faz isso? Primeiro, saiba que tem o E-USP, que é uma plataforma digital da própria universidade. E lá tem disponível uma série de cursos e temas e áreas.

Depois, saiba que a universidade também disponibiliza parte dos seus conteúdos em plataformas parceiras, como é o caso do Sistema Apolo, Veduca e Coursera. A grande maioria dos cursos são gratuitos.

E entre os temas, saiba que existe uma grande diversidade, partindo de áreas como a de história, direito, economia, geografia e até as propostas mais modernas focadas no mercado de trabalho.

Uma boa dica é se atentar ao certificado que é entregue no fim do curso. Apesar de as aulas serem gratuitas, ele tem um custo, que é para a produção e envio. De modo geral, no entanto, o custo é baixo, partindo de R$ 49.

2 – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

A próxima das universidades brasileiras que tem cursos gratuitos online é a Unesp. Essa também é uma das universidades mais conhecidas no nosso país e tem campus em várias regiões do país e para várias áreas do ensino.

Na página da Unesp Aberta você pode encontrar cursos de exatas, humanas ou biológicas. E por lá também tem e-books gratuitos, além dos cursos livres. A notícia nada boa é que a Unesp não oferece certificado para o aluno desses cursos gratuitos.

Saiba quais são os 7 principais benefícios dos cursos online

3 – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

A Unicamp segue o mesmo caminho da USP. Primeiro porque tem a própria plataforma digital para oferecer cursos online, que é o caso da E-Unicamp. Depois, ela também participa de outras páginas oferecendo tais materiais, como a Coursera.

Na Unicamp dá para encontrar vídeos de aulas de vários temas: Língua Portuguesa, História, Educação Física e outros, que totalizam um número de 36 na própria plataforma. Já no Veduca, por exemplo, são temas como: matemática, física, química, clima e cálculos.

4 – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)

A UnB também está na nossa lista de universidades brasileiras que tem cursos gratuitos online. Só que vamos com calma porque essa universidade ainda não tem um grande acervo de cursos, de opções, de áreas, viu.

O conteúdo que foi disponibilizado é na área de bioenergia e ele fica no Veduca. A ideia da universidade é apostar nessas áreas que possuem poucos cursos online disponíveis no Brasil.

Agora, por outro lado, saiba que a UnB ganhou destaque por ser a única universidade federal que tem um curso desse no país. Ele é disponibilizado no formado de Mooc, que é algo como curso aberto online público!

Aqui ainda vale citar uma curiosidade. A Escola do Trabalhador também oferece cursos, lá no Distrito Federal. E, ao todo, são 21 cursos profissionalizantes. O diferencial é que o certificado é emitido pela Universidade de Brasília.

5 – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

No Rio de Janeiro também temos uma Universidade com cursos grátis na internet. A UFF disponibiliza conteúdos na área de Administração e outras, como a de Segurança Pública. O portal é recheado de vídeo aulas.

6 – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas tem muitos cursos online, que não tem custos aos interessados. Entre os principais deles estão aqueles de economia e administração. Mas, também é possível encontrar temas como de história. Os cursos duram, na média, 40 horas.

Bônus – Universidades Internacionais

Agora, você sabia que você pode estudar em outras universidades, que sejam internacionais, sem precisar sair do país? Essa é uma verdade que existe aqui no Brasil e que muito brasileiro já conhece. Para isso, eles optam pelos cursos online das universidades de lá.

Claro que agora vamos mudar um pouco o assunto sobre as universidades brasileiras que tem cursos gratuitos online para falar das estrangeiras. E temos a indicação de dois nomes muito reconhecidos no mundo: Stanford e Harvard.

A Stanford tem uma plataforma digital muito completa e com vários cursos online. São cursos em inglês e com temas que abordam os negócios, as engenharias, as ciências humanas, o direito, a medicina e até mesmo outras áreas da educação e da saúde.

Já Harvard tem uma página que permite o acesso a mais de 50 cursos online. Os temas também são bastante variados, desde aqueles da área da tecnológica (como, ciência da computação, ciência de dados) até mesmo de negócios (como de gestão).

O lado ruim é que a versão gratuita não emite o certificado. Só que o que vale, muitas vezes, é o conhecimento, não é mesmo?

ANÚNCIO