Confira 7 plataformas confiáveis de cursos gratuitos

Na hora de estudar online ou buscar alternativas mais baratas, muita gente fica na dúvida sobre a confiabilidade de tais organizações e empresas, né. A gente pensou nisso e criamos este conteúdo com algumas das plataformas confiáveis de cursos gratuitos.

Obviamente, essas plataformas são confiáveis porque vem de empresas confiáveis também. Logo, os cursos, mesmo que gratuitos, são considerados de alta excelência e isso pode agregar muito valor ao seu currículo e ao seu conhecimento.

Saiba um pouco mais dos motivos para estudar de graça nessas instituições e, depois, conheça quais são elas, que permitem vários cursos online gratuitos aos brasileiros.

Por que fazer esses cursos gratuitos

Existem ótimos motivos para você estudar. Quando a gente fala em cursos gratuitos, as possibilidades aumentam ainda mais. Nada melhor do que estudar e de graça, né? Agora, uma dúvida que muita gente tem é sobre como esses cursos podem agregar valor à vida dela.

PROPAGANDA

Um dos principais benefícios de fazer um curso confiável, de uma instituição confiável como vamos citar abaixo, é o fato de ter no currículo um adicional, um diferencial, um ponto positivo. Imagine só ter no seu currículo um curso do Senai, da FGV, da USP, por exemplo?

Saiba quais são os 7 principais benefícios dos cursos online

Isso é muito importante até mesmo na hora de conseguir um emprego ou se apresentar para uma vaga de trabalho. No entanto, não é somente esse o benefício de fazer um curso gratuito. Outra vantagem tem a ver, justamente, com o aprendizado.

Saiba que entre as plataformas confiáveis de cursos gratuitos que vamos citar abaixo, nós temos empresas que são consideradas de excelência. E, dessa forma, o estudante pode aprender, de verdade, sobre vários temas. E isso agrega muito valor à vida dele, tanto pessoal como na profissional também.

As 7 plataformas confiáveis

A lista abaixo não segue uma ordem de pontuação, de número de cursos, alfabética. A nossa ideia foi partir de instituições que já são conhecidas e que não se deixam passar pelo comprometimento com a qualidade.

Obviamente, é possível que você conheça boa parte desses nomes, mas talvez ainda não sabia que dá para estudar de graça nessas “escolas”. Confira a lista toda!

1 – Senai

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), junto com o Sesi (Serviço Social da Indústria), oferece vários cursos gratuitos atualmente. Essas são instituições de ensino muito reconhecidas no nosso país e tem um grau de excelência para cursos profissionais e tecnológicos.

Atualmente, os cursos online, por exemplo, duram entre 10 e 32 horas e possibilitam o certificado após a conclusão dos estudos. Há cursos em várias áreas e o foco é preparar o estudante para o mercado de trabalho.

2 – FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) também está entre as plataformas confiáveis de cursos gratuitos. A instituição de ensino faz parte, inclusive, da OEC, que é a Open Education Consortium. Esse é um consórcio de instituições de diversos países.

A ideia da FGV, com os cursos gratuitos e online, é oferecer materiais didáticos e possibilidades sem custos para os interessados. Atualmente, também há vários cursos disponíveis, uma boa parte focada em administração.

3 – USP

A Universidade de São Paulo (USP) também tem a sua plataforma digital para oferecer cursos gratuitos aos brasileiros. A página se chama E-Aulas USP. E ela foi criada para dar acesso à vários conteúdos educacionais que são produzidos e apoiados pela instituição.

Assim sendo, o foco é disseminar o conhecimento para um maior número de pessoas. E popularizar o ensino, obviamente. Por lá dá para encontrar áudios, vídeos, textos e apresentações de diversas disciplinas dos cursos da USP.

4 – Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também tem a E-Unicamp, com o propósito de impulsar o uso das tecnologias de educação no Brasil. Por lá dá para encontrar um conhecimento que é gerado pela própria instituição.

São disponibilizados vídeos, animações e imagens. O acesso é sem custo e livre para os interessados, sendo que não existe a obrigatoriedade de criação de cadastro e nem de outras formalidades.

5 – Bradesco

O Bradesco é um banco privado que tem investido parte dos seus recursos e esforços na área da educação, também. Assim sendo, criou em 2011 a Escola Virtual, que é um portal de educação que disponibiliza vários cursos online e gratuitos.

Entre os temas abordados temos: administração, informática, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional, etc. O ambiente é completo e muito dinâmico, sendo que respeita a velocidade de aprendizagem de cada aluno.

6 – Coursera

O Coursera é uma das plataformas confiáveis de cursos gratuitos mais conhecidas do nosso país. Atualmente, o que a página faz é ligar as instituições internacionais com as nacionais, criando um grande acervo de cursos imperdíveis.

Isso porque a Coursera foi criada pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. Agora, também tem cursos das parceiras USP e Unicamp. E todos os cursos, portanto, são de qualidade e de graça.

Entre as áreas que mais tem oportunidades de estudo, temos: artes, humanas, ciências dos dados, línguas, desenvolvimento pessoal.

7 – Prime

A Prime Cursos também é conhecida no país. Mas, ela tem um foco um tanto quanto diferente, apesar de oferecer cursos gratuitos – na verdade, são mais de 200 opções disponibilizadas no site.

Uma parte dela é focada no Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio e também em concursos públicos. Ainda assim, dá para encontrar cursos focados no mercado de trabalho, como em administração, educação, moda e idiomas.

O aluno concluinte também pode emitir o certificado após a conclusão do curso. Mas, nesse caso, existe a taxa para confecção do documento e o envio. Por isso, atente-se a essa informação antes de iniciar os estudos.

PROPAGANDA