Veja quais são os 5 melhores cursos de Excel gratuitos

Quando a gente está falando dos melhores cursos de Excel gratuitos, a gente considera qualidade e gratuidade. Portanto, todos os cursos listados são grátis mesmo. Apesar de poderem ter versões pagas. E, além disso, são de qualidade, por isso, são os melhores.

Se você quer aprender a mexer e usar o Excel sem pagar nada, saiba que tem abaixo uma lista incrível de opções para escolher. A lista não segue ordem de qualidade, nem alfabética… Mesmo porque todos os itens tem a ver com qualidade e custo zero!

O que é o Excel e quais os melhores cursos

Abaixo vamos falar dos melhores cursos de Excel gratuitos que temos no país. Todos são online. Mas, você sabe o que é o Excel? O programa da Microsoft foi definido, pela própria empresa, como o melhor produto da história da empresa.

Assim, saiba que é uma ferramenta que está muito presente no dia a dia das empresas e também de algumas pessoas. Ele pode ser usado, por exemplo, para criar um controle financeiro de gastos e receitas.

PROPAGANDA

E sobre a importância do programa, saiba que ele não é mais um diferencial e sim um item obrigatório na vida das pessoas que buscam emprego em empresas de grande ou médio porte no Brasil. Para quem não sabe usá-lo, temos os cursos gratuitos que ensinam, veja os melhores!

1 – iPED

O iPED está, sem dúvidas, entre as plataformas que mais oferecem cursos de qualidade no Brasil. E isso dentro do formato online e gratuito, obviamente. E não seria diferente em um curso básico do Excel, né.

Tem um plano gratuito para as aulas do Excel 2007. E tem outras opções, mais avançadas, que são pagas também. A versão sem custos tem a desvantagem de não emitir o certificado para o aluno que concluir os estudos.

Agora, quanto ao curso, ele é dividido em 3 capítulos, sendo que tem um ensinamento bastante completo. Os temas e as aulas vão desde a criação de pastas até mesmo a proteção dos dados, as operações com datas e horas e até mesmo a inserção das funções.

Confira 7 plataformas confiáveis de cursos gratuitos

2 – Microsoft

A próxima opção dos melhores cursos de Excel gratuitos vem da própria Microsoft. É claro que a empresa, que está entre as principais de tecnologia do mundo, não ficaria de fora, né? Ainda mais por ser a dona do programa Excel.

Ela tem um curso que é para melhorar as suas habilidades no programa. Só que na verdade não se trata muito bem de um curso, mas é um composto de vídeo aulas, que inclui matérias das várias versões do programa, como: 2016, 2013, 2011 e 2010.

O grande diferencial é que as aulas estão em português, mas há opções em outras línguas também. Entre os temas mais diferenciados da empresa estão: “preenchimento relâmpago de dados”, “atalhos do teclado”, “função PROCV” e a “matemática básica para Excel”.

3 – Fundação Bradesco

O Bradesco é um banco privado muito importante no Brasil. E tem sido ainda mais importante nos últimos anos quando começou a investir em educação. Para resumir, hoje a Escola Virtual da Fundação Bradesco tem um curso de Excel para os vários níveis.

Tem para quem ainda não conhece o programa (básico), para quem busca o aprimoramento (intermediário) e para quem quer se especializar no assunto (avançado). E isso vale tanto para o Excel da versão de 2007 como para a de 2010.

Para se ter uma ideia, o curso básico de 2010 é o mais procurado. E para acessar esse e outros cursos, o interessado deve fazer um cadastro gratuito no site. Lá tem um catálogo dos cursos disponíveis gratuitos. Lembrando que o de Excel está na pasta de informática e por lá você também encontra outros, como o do Internet Explorer.

4 – Projeto Meu Brasil

Outra opção entre os melhores cursos de Excel gratuitos é o do Projeto Meu Brasil. Esse é um portal de educação que oferece diversos cursos grátis em vários níveis, desde o básico até o avançado. E na lista está o de Excel para iniciantes.

Ele é considerado um curso de curta duração e dura apenas 10 aulas. Nelas, os professores ensinam sobre as planilhas, os cálculos, os gráficos e até mesmo as funções, como de somar ou dividir, por exemplo.

Entre as categorias das aulas, temos: formatação das células, função SE, trabalhando com várias planilhas, fórmulas matemáticas, etc.

Agora, um ponto positivo desse curso é que no fim dele, o aluno tem que passar por uma prova, que é um teste de múltipla escolha. Isso tem resultado. Assim, se o aluno tiver uma boa nota (que deve estar acima de 7), ele pode imprimir o certificado de conclusão.

5 – Unieducar

A outra plataforma que vamos citar aqui é a Unieducar, que tem aulas para o Excel 2013 em vários níveis também. O aluno pode ir passando de nível conforme for concluindo os cursos de níveis anteriores. Ao fim, ele estará em um patamar avançado do programa.

No entanto, é preciso ficar atento porque nem todas as aulas e os cursos são gratuitos. E, assim, na versão gratuita são disponibilizadas 4 horas em cada módulo. E o aluno tem um prazo máximo de 30 dias para terminar as aulas. Aí, ele recebe o certificado.

Já nas opções que são pagas, a gente tem que considerar o tempo maior do estudo e os benefícios. Por exemplo, a carga horária pode ir até 280 horas e alguns temas são adicionados ao curso, como a classificação dos dados em planilhas e o uso de referências absolutas nas fórmulas.

PROPAGANDA