Descubra como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC

Será que todo curso EAD é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e da Cultura)? Obviamente, não. Existem aqueles que não tem essa validade. Então, como é que faz para saber quais cursos são autorizados pelo Ministério? A gente te conta!

E o assunto é importante porque esse tipo de curso tem sido uma alternativa muito viável para a maioria dos brasileiros. O motivo você já deve saber: são muitos benefícios, como a vantagem econômica e financeira, por exemplo. E também o acesso mais facilitado.

Agora, além disso, não podemos deixar de considerar a qualidade do curso. E o reconhecimento do MEC é um ótimo começo. Portanto, esse é o primeiro dos cuidados para se ter ao optar por um curso que é feito à distância. Uma vez que o diploma pode ser importante para você.

Mas, o que é um curso reconhecido pelo MEC?

O MEC é o Ministério e você já sabe. Agora, considere que esse órgão do governo é o responsável por organizar a questão educacional no nosso país. E, portanto, é ele quem valida os cursos também, especialmente no Ensino Superior.

PROPAGANDA

E agora vem a notícia boa: isso vale para a modalidade presencial ou a modalidade a distância. Dessa forma, podemos resumir o tópico afirmando que é esse Ministério que autoriza a abertura de um curso novo em uma faculdade.

Conheça os 7 principais benefícios dos cursos online!

E os cursos são avaliados periodicamente com base na qualidade deles.

Logo, um curso EAD é reconhecido pelo MEC quando o órgão entende que ele tem uma garantia e uma qualidade que está acima da média ou do que é básico. E uma curiosidade é que é a própria faculdade que solicita o reconhecimento.

Assim, logo após a formação dos primeiros cursos, durante os primeiros anos, o curso pode ser validado pelo MEC ou não.

E o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também tem o seu papel nessa questão. Assim sendo, é a comissão dele que ajuda no reconhecimento. Ele é o um órgão interno do MEC e é o Inep quem visita os espaços físicos, fala com os professores e verifica a grade curricular de um curso EAD ou presencial.

A importância!

Agora, sobre a importância do reconhecimento, o que a gente pode considerar é que isso tem a ver com o diploma. Portanto, um diploma só tem validade no Brasil quando é reconhecido pelo MEC. E aí sim você poderá exercer a sua função e profissão dentro da lei. E isso vale para cursos EAD também.

O que é um curso EAD

Mais um ponto importante é considerar o que é um curso EAD. Conforme o próprio MEC, podemos dizer que o ensino superior é dividido em dois, sendo: o curso presencial e o à distância.

Assim sendo, o curso presencial exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações. Já a distância é aquele que a relação entre professor-aluno e o processo todo acontece por meio de materiais impressos e também digitais.

Veja o que o MEC diz sobre isso: “Para a oferta da educação superior na modalidade a distância, as instituições deverão ser credenciadas para atuar nesta modalidade de ensino. Para tanto, deverão estar previamente credenciadas para oferta de educação superior na modalidade presencial no sistema federal.

E aqui ainda vale considerar outro ponto importante. Que é justamente sobre as opções de cursos superiores que estão disponíveis no atual mercado. Tem os bacharelados, os de licenciaturas e os de tecnologia.

Lembrando que ainda podem ser optados por aqueles cursos de pós-graduação: como mestrado, doutorado, especialização. Todos podem ser credenciados pelo MEC.

E como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Bom, após essa introdução muito simples e bastante focada, resta saber como é que a gente faz para encontrar os cursos que são reconhecidos pelo MEC, não é mesmo? Então, vamos direto ao ponto.

Quando você vai fazer a matrícula em um curso online, isto é, um curso EAD você tem que saber sobre a instituição educacional, o curso, a grade, etc. E dentro dessa pesquisa saber se a instituição é validade pelo MEC é a primeira coisa.

E o passo a passo para saber isso é muito simples. Veja:

  • Acesse o site do e-MEC, que tem as instituições reconhecidas pelo MEC,
  • Faça uma busca avançada por cursos de graduação,
  • Depois, digite o nome ou a sigla da instituição de seu interesse,
  • E ainda dá para selecionar o curso que você busca,
  • Por último, você só tem que preencher o código de verificação e pesquisar.

Após seguir esse passo você vai saber se o seu curso EAD é reconhecido pelo MEC. O resultado da pesquisa será uma tabela e você poderá observar a “situação” da instituição que está sendo pesquisada. Inclusive, se estiver “em atividade” é porque está ativo e validado.

E quando o curso não é credenciado pelo MEC?

Agora, se o curso que você está fazendo ou pesquisando não é credenciado pelo MEC, saiba que ainda assim você pode continuar estudando. No entanto, o curso não vai ter um diploma que pode ser aceito por algumas empresas, devido a não validade do MEC.

Atualmente, alguns cursos podem ser feitos para aprimoramento pessoal e profissional. Mas, quando se fala em graduações e especializações para o mercado de trabalho, com foco no diploma e em contratações, o ideal é buscar aqueles que têm o credenciamento e autorização do órgão.

PROPAGANDA