Veja por que vale a pena fazer um curso online para especialização

Está em dúvida se vale a pena fazer um curso online ou não? A gente também estava com essa dúvida. Ainda mais pensando no curso como uma forma de se especializar para uma determinada área do mercado de trabalho. E a gente encontrou algumas ótimas respostas.

Saiba que não vai existir uma resposta única para todo mundo. Só que o fato de refletir e pensar sobre o assunto vai te fazer reconhecer as próprias respostas. Abaixo, a gente tem algumas dessas reflexões que você pode fazer para saber se vale a pena para você.

Lembrando que estamos falando de cursos online de curta duração. E também de cursos que são confiáveis e administradores por instituições respeitadas no país. Além disso, estamos considerando os cursos licenciados e aprovados pelo MEC (Ministério da Educação).

O curso online tem benefícios?

A primeira pergunta que se deve fazer é sobre as vantagens ou os benefícios dos cursos online. E o fato é que eles existem e são muitos. A gente não pode deixar de ver a nova realidade em que vivemos. Aqui temos uma Era Digital que proporciona o estudo online.

PROPAGANDA

Por isso, um curso online, de forma geral, tem a vantagem de ser mais barato e mais tecnológico. Isso é bom? É bom porque você pode estudar a hora que quiser, aonde quiser e quando quiser, obviamente.

Outra vantagem, para falar bem resumidamente sobre o curso online, é sobre os requisitos. Se antes você tinha que fazer um ótimo planejamento para estudar e chegar à escola, agora não é mais necessário. Se você tem um notebook com acesso à internet, já tem tudo o que precisa.

E nem vamos ficar aqui apenas falando das vantagens e mais vantagens dos cursos online. O fato é que uma modalidade nova do ensino à distância que permite vários diferenciais. Se você quiser saber mais sobre os benefícios, leia a nossa outra matéria, no link abaixo.

Saiba quais são os 7 principais benefícios dos cursos online

O curso online garante a especialização?

Como estamos nos perguntando se vale a pena fazer um curso online para especialização, vamos falar disso agora. O fato é que nem todo curso online é para esse fim. Mas, existem os que são. Calma, que já vamos explicar.

Por exemplo, você pode fazer um curso de graduação que seja online. Inclusive, no Brasil, atualmente, vários desses cursos EAD possuem certificado do MEC e tem a mesma validade de um curso comum presencial de universidades.

Também tem os cursos técnicos, também tem os cursos online livres, tem os cursos de férias e, obviamente, aqueles focados em especialização. De modo geral, nesse caso, eles são chamados de pós-graduação ou de MBA.

Só que para esse tópico, a nossa ideia é dizer que sim. O curso garante essa qualidade que uma especialização exige. Inclusive, ele é altamente recomendado para a sua formação profissional e vai somar muitos pontos no seu currículo. Ele é garantido pelo MEC, né.

Agora, só para fechar o tópico aqui, saiba que esses cursos de especialização online tem o mesmo papel dos presenciais. Basicamente, eles qualificam os profissionais para atuar e se destacar no mercado de trabalho.

O curso online é bem visto pelas empresas?

A próxima pergunta que fizemos para saber se vale a pena fazer um curso online tem a ver com as empresas. Muita gente se pergunta isso. “Será que as empresas não preferem os cursos presenciais”? Isso é muito relativo e vai depender da empresa e dos gestores.

O que a gente pode falar é uma visão comum, atual. Atualmente, todas as empresas estão se modernizando. E, hoje em dia, as maiores delas são da área da tecnologia, inclusive. Como Google, Apple, Microsoft, etc.

Assim sendo, a maioria das grandes empresas á usam a tecnologia em seus processos. Isso é para diminuir custos. Ou para otimizar os processos mesmo. E até mesmo para se destacar frente aos concorrentes, né.

Isso já prova que a maioria das empresas não tem preconceitos com os cursos online. Elas até veem nessa forma de estudo um diferencial do aluno e do trabalhador. Porque para estudar online é preciso ter muito foco e organização.

Para provar isso, veja o tanto de empresas atuais que fazem cursos e treinamentos online com seus funcionários. É uma porcentagem bem grande e interessante. O que nos leva a crer que elas veem sim com bons olhos os cursos online.

O curso online não vai atrapalhar a vida?

Por último, vamos falar sobre um medo que as pessoas têm que é sobre o fato de um curso online exigir muito do aluno. Como falamos, é um tipo de estudo que requer organização. E isso não dá para mudar.

Por outro lado, quando a gente comparar com os cursos presenciais, a gente vê muitas vantagens. Por exemplo, você pode estudar a hora que quiser. E isso é vantajoso porque em um dia de muito trabalho, você pode adiar o estudo para o final de semana, por exemplo.

Além disso, a maioria dos cursos online possuem o que é chamado de curta duração. Assim, eles podem durar desde algumas horas de estudo até mesmo alguns meses, nunca passando muito disso. O que torna o seu tempo ainda mais valioso.

E essa questão sobre “atrapalhar a vida” é relativa demais, também. Um curso online, com certeza, vai agregar na sua vida profissional e pessoal. Isso aumentam as chances de promoção e de oportunidades. Portanto, não deveria ser visto como um empecilho na sua vida, né.

PROPAGANDA