#Vídeo – Curso de Leitura Dinâmica e Memorização

0
549

#Vídeo – Curso de Leitura Dinâmica e Memorização

Como melhorar seu poder de concentração? Como eliminar pensamentos errados na hora do estudo?

VOCÊ QUE PREFERE UMA BOA LEITURA SEGUE A TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO.

Olá você deve estar se perguntando que aparelho estranho é esse aqui do meu lado, esse aparelho foi criado em 1925 para gerar mais concentração, foco nos estudos e na leitura. o nome de dele é Deysolator, e esse aparelho hermeticamente fechado ele impedia que entrassem ruídos externo, e assim a pessoa conseguia se concentrar mais em seus estudos. De 1925 pra cá mudou muita coisa, primeiro a quantidade de informações que recebemos é muito maior e felizmente não precisamos usar um negócio esquisito desse tamanho em nossas cabeças.

Eu sou Renato Alves recordista Brasileiro de memória, e quero passar nesse vídeo várias dicas pra você estudar com qualidade, ler com qualidade e reter conteúdo em sua memória.
seja bem vindo ao nosso mini curso. Um ponto importante que devemos discutir, é a importância da leitura em nossas vida.

A leitura foi importante em minha vida, aliás, é importante na minha vida e deve ser importante também na sua vida.

hoje o mundo é dividido entre aquele grupo de pessoas bem instruídas, informadas, aqueles tipos de pessoas que a gente admira, porque sitam detalhes de economia, finanças, política, religião falam com propriedade, falam com conhecimento de causa e aquelas pessoas que fazem parte da paisagem, a instrução, a leitura é a maneira mais democrática de aprendermos e quando você tem um volume de informações muito grande, você precisa de estratégias e de técnicas para lidar com isso,nosso curso avançado de leitura dinâmica, estudos e memorização de textos, vai ensinar você a ler de 3 até 6 vezes mais rápido, pra você dar conta daquela quantidade enorme de matéria e de textos que temos que assimilar.

E a primeira dica que eu quero apresentar pra você é um estudo com uma jornada solitária, você deve saber bem disso, todo sucesso é a gente que faz, depende dos nosso esforços, depende das nossa intuições, depende do nosso conhecimento, e se seu sucesso vem através do estudo, o estudo também é uma jornada solitária, ninguém vai fazer prova por você, assim como ninguém pode estudar por você, ninguém pode ler um livro por você, existem etapas na nossas vidas no nosso crescimento que a gente não consegue terceirizar, depende do nosso esforço pessoal e não falta dinheiro pras pessoas que querem se qualificar.

Até porque você encontra livros de graça em bibliotecas públicas, o livro não tem imposto, o livro tem sido “baratiado” a cada ano que passa, mas o que a gente percebe hoje, pessoas que compram livros para enfeitar estantes, se não é estante física na casa, as pessoas compram livros pra enfeitar instante virtual de seu tablets e de seus “PC’s”, a gente vê aqueles alunos desesperados tirando xerox, aquelas pilhas de folhas que vão se acumulando, eles não conseguem ler, quando ler lê com pressa não tem resultado e o diagnóstico pra esse desespero coletivo que as pessoas estão tendo de ver o mundo avançando, de ver as pessoas como uma corrida, as pessoas seguindo em frente e a gente ficando pra trás, o diagnóstico está na falta de tempo.

Hoje as pessoas deixam a leitura em ultimo lugar, você tem um problema, você sabe que a solução do problema está no conhecimento, na base de conhecimento que você adquire, porém, a agente acaba protelando
deixando a leitura em último lugar, ou seja, deixando a solução dos problemas em último lugar e isso vai gerando um desespero, vai gerando um angústia enorme, não é verdade? E o que acontece com essa falta de estratégia ?

É que você acaba colocando a culpa nas outras pessoas, e na verdade nos temos que assumir a responsabilidade por nossas escolhas, e verificar sim, que existem etapas da vida que depende do nosso esforço pessoal, e o estudo é uma jornada solitária não dá pra terceirizar o estudo, assim como não dar pra terceirizar a leitura e não o fazer a prova, aliás fazer a prova, pessoas que tentaram terceirizar o fazer a prova quem cuidou disso você sabe bem foi a polícia federal, então não dá pra terceirizar, é o esforço que depende totalmente de nós.

Essa quantidade de matéria que nós recebemos todos os dias, somando a falta de tempo gera a agustia, gera a frustração, sua leitura se torna mais lenta, uma leitura sem foco quando você não tem foco você não têm retenção, então o que você experimenta é a frustração, a coisa não está acontecendo, você lê sem concentração, você lê com pressa, essa frustração instalada ela gera aversão

“Não gosto da matéria, não gosto desse livro, não gosto do professor”

Quando você tem aversão você também tem a preguiça de ler, você já lê sem muita vontade, e quando você tem preguiça de ler vem a protelação, você acaba desistindo muitas vezes e deixando a leitura pra depois, ou seja, deixa a realização do seu projeto pra depois.

Então a falta de estratégia que implica na falta de tempo, falta de método, e principalmente falta de compromisso acaba gerando esse desespero coletivo das pessoas nosso objetivo no curso de leitura dinâmica é acelerar sua leitura é acelerar de uma forma que você consiga, num curto espaço de tempo que sobra no seu dia na sua agenda você conseguir colocar sua leitura em dia você consiga fazer isso com compreensão e principalmente com retenção, a final de contas o prêmio de quem leu um livro é lembrar daquilo que foi lido.

A segunda dica que eu quero passar pra você é identificar os obstáculos que impedem que a leitura aconteça, quando a gente fala em obstáculo de leitura, não to falando daqueles processos antiquados de leitura dinâmica, antiquados da época do nosso amigo deysolator, que você tinha que fazer o treinamento visual pra que você conseguisse ler um pouco mais rápido, na verdade a visão é importante, porque através dela a gente capta o conteúdo do texto.

Pensa comigo, você navega na internet, você usa o computador, talvez tenha jogado muito vídeo game ou talvez você o tempo todo use seu smartfone, se você faz isso a mais de dois anos, com certeza você não precisa de treinamento visual você precisa direcionar a visão de maneira correta, isso a gente ensina no curso, mas não precisa fazer um treino visual pesado, então a gente consegue reduzir no nosso curso aquelas hora de estudos em leitura dinâmica, a gente consegue reduzir pra 10, 15 min no máximo você consegue aumentar sua velocidade de leitura em até 6 vezes.

Outras questões importantes que impedem que a leitura aconteça, uma é a falta de leitura, aliás no Brasil existe uma cultura terrível, a pessoa chega numa aula todo contente

” E ai galera, próxima prova vocês vão ter que ler esse livro!”

Como é que o estudante reage a esse convite? Legal professor, manda aí esse livro para meu crescimento intelectual, prosperidade, ascensão intelectual! É assim que o aluno reage? Não, não é assim, você sabe como ele reage:”Ah, que chato, vou ter que ler, qual é o tamanho do livro? Tem muitas páginas? Tem desenho? Já saiu o filme?” E na verdade isso acaba gerando um desinteresse, uma briga com o professor para não ter que ler.

Acaba que na nossa cultura não existe um estímulo à leitura existe veladamente um estímulo ou outro na televisão mas as pessoas não são conduzidas à leitura. E o que acontece com isso? Qual o reflexo disso? Segundo a câmara brasileira do livro, o brasileiro lê hoje 3,8 livros por ano, essa é a média per capta. Esse número tem um problema, 3,8 livros por ano inclui o maior comprador de livros do país, e qual o maior comprador de livros do país? O governo federal.

E quando tira o governo da conta? O que é que sobra? aquela pessoa que vai lá na livraria e compra um livro porque acha importante a instrução? O número cai para 0,93 livros
ano, e esse número também tem um probleminha, isso é livro vendido, não é livro lido; Porque não dá pra saber se a pessoa leu um livro.

Só pra você ter um parâmetro, na Argentina a média per capta de livros chega a 27 livros por ano, no Chile 22 livros por ano, na Europa passa de 30 e no Brasil não chega
nem a 1 livro por ano.

Se você acha que a leitura é essa ponte que pode te levar de onde você se encontra hoje até seus objetivos e sonhos, então a gente tem que começar a entender a leitura como fator essencial para nosso crescimento, e começar também a investir em ferramentas e técnicas de leitura.

  • Outro ponto importante é a falta de planejamento

Muitos estudantes pegam aquela pilha de livros enormes, apostilas e perguntam: Deus por onde eu começo? Eles não sabem por onde começar, eles ficam perdidos, eles pegam um livro aqui e começam a estudar um pouquinho e no
no dia seguinte ele continua em outro.

E hoje por onde eu começo? Tem algo mais desesperador do que isso? Você não saber pra onde vai, você não ter um norte, não ter um plano de leitura. A falta de planejamento também acaba minando nossa energia, a gente acaba desanimando da leitura.

Outra questão é a falta de técnica, as pessoas são alfabetizadas na escola mas poucas sabem realmente ler, as pessoas acabam lendo de uma maneira errada, de uma maneira lenta, fazendo vocalização ou sub vocalização, as pessoas acabam gerando um cansaço enorme, gastam uma energia enorme para ler um mínimo de páginas.
Então a técnica de leitura dinâmica ensina você a ler com foco, com concentração, com compreensão e acima de tudo, retenção de conteúdo na memória, e aliás de memória eu entendo bem.

Então você tem aí a soma da falta de hábito com a falta de planejamento e a falta de técnica, que geram uma grande frustração na leitura, e nosso curso avançado tem como objetivo policiar você com ferramentas para que você consiga ler mais e com qualidade.

Então você está num momento de parar para pensar se não é importante investir um pouco em estratégias de leitura. Cognição não falta, nosso cérebro, essa máquina maravilhosa que nós possuímos, mais de 100 bilhões de neurônios, ele está pronto, existem funções de aprendizado, funções de cálculo, de raciocínio e uma função maravilhosa chamada memória humana.

Então as ferramentas estão prontas, e o que a gente ensina no curso é abrir a caixinha de ferramentas e a gente mostra, Olha essa ferramenta você pode fazer isso, essa ferramenta junto com essa outra aqui você consegue fazer aquilo; Então dessa forma você tem um domínio maior da sua capacidade cognitiva e das funções que você pode aplicar no momento do estudo e no momento da leitura.

Em nosso curso você vai aprender a criar o hábito de leitura para que você tenha aquela vontade de ler cada vez mais, fazendo um planejamento da leitura para que você consiga ir do começo ao fim, lendo todos os livros que você planejou, que você comprou, ler de 3 a 6 vezes mais rápido! Eu venho com a cereja do bolo, ajudando você a aumentar
consideravelmente a sua velocidade de leitura e melhor do que isso, com compreensão e retenção, registrando esse conteúdo em sua memória.

E ler, como você deve saber, é o caminho mais democrático, mais econômico para a ascensão cultural, ascensão econômica, ascensão financeira. Domenico de Masi, um dos maiores pensadores do mundo dizia que:

“O sucesso está naquilo que você faz depois das 18”

Então se você ganha um salário mínimo e acorda de manhã, de madrugada, pega transporte pra ir ao trabalho, rala o dia inteiro, sai do trabalho cansado, pega transporte, chega em casa já à noite, não tem energia pra mais nada a não ser
assistir televisão e depois dormir e você ganha um salário, você está condenado a ganhar um salário enquanto durar aquele emprego.

Então o que Domenico de Masi vai dizer, olha, o sucesso está naquilo que você faz depois do expediente, que é assistir um curso, assistir uma aula, fazer uma faculdade, assistir um vídeo que é o que você está fazendo agora, ler um bom livro.

Então quando você começa a investir,  você começa a prosperar e essa conexão que você faz com a leitura traz uma experiência muito importante, você tem uma ascensão cultural e intelectual muito plena, você expande seu espaço conceitual, o espaço conceptual é uma área da nossa mente em que nós temos ideias, nós temos as nossas melhores ideias.

Então você consulta um acervo, um banco de dados, você tem um problema, você tem um espaço conceitual e você pesquisa seu banco de dados, suas cartas, suas possibilidades e aí a partir desse banco de dados você vai encontrando as soluções, tendo boas ideias.

Só que o espaço conceitual de muitas pessoas é reduzido, por que? porque quando você não conhece muito, você não tem muitas possibilidades de ação, quando você investe nesse banco de dados e a leitura é a melhor forma de fazer isso, quanto maior essa possibilidade, essa gama de conhecimento que você tem mais você expande seu espaço conceptual, você consegue encontrar rapidamente as melhores soluções para seus piores problemas.

Então a leitura é um caminho para a prosperidade, os grandes líderes diziam isto:A gente, leu muito, leu muito, leu muito; E por isso conseguiram conquistar. Uma pessoa bem instruída, uma pessoa que lê bastante, uma pessoa que estuda tem um aumento de até 70% do ganho de uma pessoa que não tem instrução alguma, então a leitura é o caminho para a prosperidade, não tenha dúvida disso.

Nosso curso vai te ensinar esse hábito de leitura, a vontade de ler mais, ler rápido, colocar a leitura em dia e expandir esse espaço conceitual de uma maneira extraordinária. A maneira a qual faremos isso, claro, é passando toda nossa expertise em memorização e acho isso essencial porque de nada vale você ter uma técnica de leitura dinâmica se você não souber memorizar.

E de memorização eu entendo muito bem, eu fui o primeiro recordista brasileiro de memória, eu tenho 16 anos de estrada ensinando estudantes, ensinando profissionais a estudarem e memorizarem com qualidade, o curso que eu faço é uma referência nacional, ele é considerado o melhor curso de memorização do país, foi aprovado por pedagogos, então aqui com certeza você está em boas mãos.

Nós fizemos esse trabalho de 16 anos construindo uma técnica de leitura que fosse eficaz, uma leitura concentrada com a retensão do texto, e é isso que todas as pessoas procuram num bom curso de leitura. Então a gente vai fazer um trabalho que você não vai nem precisar sair de casa pra estudar, treinar no máximo 15 minutos por dia. E tem treinamento Renato? Tem treinamento sim, mas é de apenas 15 minutos e você tem que ter, claro na tua vida, 15 minutos pra investir em conhecimento, pra investir na tua educação e com isso você consegue a expansão desse espaço conceptual.

Vamos lá? vamos à próxima dica? Fortaleça a sua memória. E aí vem essa questão importante, Do que adianta você ter uma boa técnica de leitura se você não souber exercitar muito, fortalecer muito a sua memória.

Eu tenho um livro muito bacana chamado os 10 hábitos da memorização, que eu lancei há um tempo atrás, esse livro ensina como riscar do vocabulário o verbo esquecer, como fortalecer a sua memória a ponto de ter uma memória 10 vezes mais fortes que uma memória de elefante, e se você quiser conhecer esse livro, tem ele no site: www.renatoalves.com.br, mas assim, não compra o livro ainda não, eu vou te fazer uma proposta interessante daqui a pouquinho e esse livro pode ir de graça pra você, continua comigo e vamos ver as próximas dicas.

Bom, quando você fortalece sua memória você evita o re trabalho, o que é o retrabalho? ler, terminou, não lembra nada e tem que ler de novo, esse retrabalho é evitado completamente quando você tem uma boa técnica de leitura e memorização.

Veja um exemplo de como a maioria das pessoas agem, como os estudantes agem: Eles pegam um livro, eles estudam um livro e jogam as informações num caderninho de informações, fazem uma redação, fazem um resumo; Então fica aquele processo: livro, papel, livro, papel, livro, papel; E na memória dele? Nada.

Esse é um grande problema,uma grande armadilha, porque na hora da prova ele vai consultar e vai encontrar nada, dá branco na memória e não consegue lembrar de fato o que ele estudou e não memorizou, até memorizou mas esse trajeto do “livro, papel” ele é registrado na memória chamada memória cooperacional, que é uma memória de curtíssimo prazo. Então,o processo correto pra você fazer um estudo de qualidade passa primeiro pela leitura do livro, uma leitura dinâmica, com compreensão, com retensão, aí você envia esse conteúdo para o cérebro e a gente ensina você a memorizar o conteúdo e só depois disso você coloca no papel.

Então o padrão que nós temos é “livro, cérebro, papel” leio livro, envio para o cérebro, e depois posso fechar o livro porque não preciso mais dele e coloco no papel, e não precisa ser muita coisa, pode ser só um pequeno relatório do que você aprendeu, isso já é uma validação do conhecimento, e a gente vai ver isso também lá no curso.

Então esse é o processo correto para a leitura e estudo, um processo eficaz, eficiente. A maioria das pessoas leem, são alfabetizadas, mas poucas pessoas sabem ler dinamicamente, as pessoas diferenciadas, as pessoas que sabem a importância da aquisição cultural elas fazem um leitura dinâmica ai rapidamente Leem o jornal, leem uma revista já se informa durante o expediente tem os documentos pra ler rapidamente, Lê ai 6 páginas por dia, as vezes consegue ler até um livro por dia, leitura dinâmica é assim, as vezes você lê um livro por dia, você lê até 2 livro por semana, então você consegue ser mais eficiente, muitas pessoas usam a memória, mas poucas sabem usá-la com inteligência, nós vamos unir aqui nesse curso estratégias de leitura com estratégias de memorização, e faz nesse curso um trabalho inédito.

Porque fazer um curso de leitura dinâmica, qual a importância dele em nossas vidas? muita informação, pouco tempo e nenhuma estratégia, esse é o mundo que nós vivemos hoje quando você não tem estratégia de aprendizagem acaba frustrando nossos sonhos, você deve saber bem se você estuda, faz uma faculdade, curso de direto, medicina ou outros cursos, que o que você aprende em sala de aula equivale a 10% do que você precisa saber para você ser um grande profissional, isso é essencial que você tenha em mente ” O que você aprende em sala de aula equivale a 10% do que você precisa saber pra ser um grande profissional” e os outros 90%? segredo dos “Nerds”, porque os “nerds” são inteligentes ? porque eles sabem que 90% do esforço é em casa.

Então o estudo é 1% de inspiração, 99% de foco,concentração e estudo com qualidade, na faculdade você recebe muito pouco, mas pra ser um grande profissional você precisa estudar em casa mesmo, e isso se faz como ? através da leitura.

vídeo aula é legal ? é legal ! só que a vídeo aula, ela contempla um mínimo, do mínimo do que você encontra num livro, então você pega muitos vídeos com resenha de livros, mas é o mínimo não é a essência, se você quer ser um grande profissional quer ter domínio de conhecimento o fundamento das teorias que existem no mundo, o livro é o melhor canal até porque se você for transformar um livro, num vídeo, teria que ser um vídeo de muitos dias, então o livro é muito mais completo, até a leitura dinâmica faz com que você consiga assimilar muito mais rápido este conhecimento.

Então quando você vive num mundo de muita informação, pouco tempo, mas tem uma estratégia de leitura você começa a ter produtividade, e a pessoa produtiva ela gera resultado, e você começa então a ver as soluções dos problemas acontecendo.

Agora outro cenário, você tem muita informação, pouco tempo, estratégia de leitura, quando você faz uma leitura rápida, você começa a lidar rapidamente com aquela quantidade de conhecimento que você tem que assimilar, e com isso você se torna uma pessoa mais produtiva, e uma pessoa produtiva gera muito mais resultados, algumas perguntas que as pessoas me fazem sobre o curso primeira pergunta é essa:

“já fiz outros cursos ou conheço pessoas que já fizeram outros cursos, e não deu certo”.

Olha, esse curso tem tudo pra dar certo, primeiro porque é um curso ele é essencial nas nossas vidas, ele vai te ensinar a ler mais rápido, o único caminho possível depois desse curso é você está lendo mais rápido no mínimo, 3 vezes mais rápido ou chegando até 6 vezes mais rápido, o curso ele é atualizado, ele é moderno então de tudo que existe sobre leitura dinâmica no mercado, nosso trabalho dispensou tudo aquilo que gastava seu tempo em treinamento, e nós ficamos apenas com aquilo que é mais objetivo trabalhando com as ciências cognitivas, a filosofia da mente, e toda estratégia no hall que eu tenho como embasamento. então esse curso não dá pra comparar com outros do mercado, se você já fez outros cursos e se decepcionou, aqui com certeza você será apresentado a um trabalho diferente, é um trabalho inédito, inusitado, que com certeza só tem a ganhar, vai sair melhor do que entrou.

O curso funciona com textos técnicos ? sim, o curso funciona com qualquer tipo de texto, evidentemente o texto técnico exige um cuidado maior uma técnica de leitura especializada que isso a gente também ensina no curso ” Leitura, Estudos de textos técnicos “ além disso você aprende a ler rapidamente romances, textos técnicos, textos jurídicos, normas técnica, utilizada ai dentro da sua empresa, inclusive aqueles textos bíblicos, e texto bíblico a gente não lê, a gente estuda essa técnicas para estudar textos técnicos, é um componente de cursos de memorização que eu realizo, então assim vamos contemplar textos técnicos no curso também.

O que eu vou aprender? as pessoas perguntam. Bom, você vai aprender uma série de técnicas excelentes para sua vida, como ler até 6 vezes mais rápido, com identificar estímulos desassociadores que desviam nossa atenção, que roubam nossa concentração, vamos sustentar o foco na leitura, você escolhe se concentra na leitura e você aprende a sustentar esse foco apenas na leitura, técnicas para leitura concentrada para evitar aqueles pensamentos desconexos que ficam deixando nossa mente viajar durante a leitura, técnicas de interrogação elaborativa é uma técnica muito especial, pra você memorizar um texto, facilidade pra estudar qualquer tipo de texto ou conteúdo, estudar, aprender e memorizar qualquer tipo de texto, a gente foca e enfatiza a questão da memorização por ser essencial.

Esse curso você vai ganhar três bônus especiais ao se inscrever, primeiro bônus é, como fazer a leitura dinâmica no pc, nos tablets ou no celular, a gente tem que considerar hoje que nós temos essa tecnologia a nossa disposição e dar pra baixar um livro pro celular ou no tablet e aproveitar os momentos que você tá ocioso, aguardando alguém, numa fila ou num transporte, você pode aproveitar esse momento pra fazer a leitura mas a leitura dinâmica.

O segundo bônus, ele é um treinamento, aliás, ele é um super treinamento de foco e produtividade no trabalho e nos estudos, ele é um dos seminários mais elogiados nos congressos de liderança e educação do país, esse trabalho ele vale muito, ele está sendo inserido aqui pra você de bônus e tenha certeza, é um bônus transformador, é uma palestra que transforma muito a vida das pessoas, ela vai além de um mero curso de leitura dinâmica, você vai se surpreender com que você vai aprender nas teorias das ciências cognitivas e da filosofia da mente aplicada ao foco e concentração, é uma palestra para sua vida.

E o terceiro bônus, é um também muito especial, já falei dele aqui hoje, é um livro! então ao se inscrever no curso de leitura dinâmica, você recebe na sua casa pelos correios um exemplar do meu livro “Os 10 hábitos da memorização “, esse livro só pra você ter uma ideia, é um livro de memorização mais vendido do país, ele que ficou em primeiro lugar no site da Amazon, livros vendidos, não gratuitos, livros vendidos ele ficou em primeiro lugar e é um livro que vai fazer a diferença na sua vida porque vai ajudar você a eliminar
o verbo esquecer da sua experiência da sua vida.

Então, está ai se você acha que a leitura é a ponte que pode te levar, de onde você encontra hoje até a realização dos seus objetivos, dos seus projetos, da sua vida, dos seus sonhos, então te convido para assistir esse treinamento, você investe um pouquinho em livros, este livro absolvido, esse conhecimento absolvido ele gera, mais riqueza, mais prosperidade, a leitura é o caminho mais rápido e mais econômico para prosperidade, se você consegue ler rápido, quanto mais você ler melhor você fica, e nosso curso está aqui a sua disposição. Curso de leitura dinâmica, estudo e memorização de textos é um curso avançado, com ele você vai aprender a ler até 6 vezes mais rápido, a vida é curta, leia rápido, inscreva-se já, e daqui a pouquinho nos vemos lá no primeiro vídeo do curso até breve.

  • Depoimento:

Meu nome é rita, moro em São Paulo, sou doutora em ciências fisiológicas e eu gostaria de deixar registrado, que pra eu poder ter esse sucesso nos meus estudos, eu fiz esse curso do professor Renato Alves e utilizei a técnicas de memorização de textos técnicos que ele desenvolveu, por isso que eu fui aprovada no ingresso do curso é muito importante porque no dia dia, na correria da vida de um pesquisador, você tem que memorizar vários nomes diferentes, protocolos com substâncias soluções e isso, essa gama de informações ela requer uma memória treinada, e por isso, eu recomendo o curso do professor Renato Alves que tem me ajudado e me ajuda até hoje na obtenção desses resultados que eu tenho no meu dia a dia.

#Vídeo – Curso de Leitura Dinâmica e Memorização
Vote nesse post

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.