27 Jogos e Aplicativos para Treinar a Memória e o Raciocínio Lógico

1
9293

Quando você ouve ou lê a expressão “Raciocínio Lógico”, o que pensa? Matemática! Então, calma lá, está na hora de você rever alguns conceitos. Da mesma forma que conferir e recontar o troco do supermercado faz parte dessa disciplina, decidir qual será o melhor caminho para ir de casa para o trabalho também faz.

Portanto, entenda que investir na ginástica cerebral, ou seja, em exercícios que envolvem raciocínio lógico, torna-se fundamental para garantir os melhores desempenhos em concursos públicos, por exemplo. Logo, quanto mais se pratica passatempos e enigmas, melhor fica a saúde mental.

“O raciocínio lógico é utilizado sempre que é preciso resolver um problema de forma sequencial ou construir argumentação. É o que envolve menos taxas de erro, por isso é o tipo mais exigido”, conta o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia.

Na opinião do engenheiro aeronáutico e especialista em ginástica cerebral, Antônio Carlos Guarini Perpétuo, pequenas mudanças na rotina pode fazer o cérebro sair da zona de conforto e auxiliar na inteligência lógica.

“Tudo que é novo e desafiador ajuda: fazer aulas de dança, aprender mais um idioma, viajar, se alimentar a cada dia em um lugar diferente da mesa, trocar o relógio de pulso, tomar banho com a luz apagada”, enumera o especialista.

Descubra Como Estudar as áreas de Atualidades, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Informática

O Raciocínio Lógico fortalece a saúde mental

Algumas atividades tem a função de estimular o raciocínio lógico, provocando o aumento do fluxo sanguíneo e com posteriores correntes elétricas no cérebro, além de incentivar a produção de neurotransmissores. Esses efeitos são importantes porque melhoram as conexões entre as células nervosas, o que resulta em melhores resultados.

Além disso, forma também novas redes neurais, importante porque quem tem maiores reservas sentem menos perdas da memória com o tempo.

Conforme a Universidade Federal do Rio de Janeiro, praticar ginástica cerebral tem mostrado um ganho de 9% em memória e aprendizado verbal em relação aos demais. Você acha pouco? Imagina esses 9% em um concurso público… Pode fazer toda a diferença na hora de te classificar ou não para as próximas fases.

“Se a pessoa não conseguir resolver um desafio de lógica, ela não deve se frustrar. É apenas um sinal de que ela precisa, antes, de algo mais simples para se desenvolver”, afirma Perpétuo.

Ponto de Vista emocional: Para Teles, sair da mesmice também atua em prol do raciocínio lógico e ajuda a prevenir doenças psíquicas. “Quando se consegue enxergar além, ocorre a sensação de bem-estar. O raciocínio lógico é importante do ponto de vista intelectual como do emocional”.

As 10 Melhores Maneiras de Praticar o Raciocínio Lógico

O cérebro é um músculo como os outros, que precisa de exercícios para se manter em forma. Então, confira essas 10 dicas e descubra como fazer isso agora mesmo!

1 – Faça Coisas Novas: Quando você aprende ou experimenta algo novo, você estimula o seu cérebro. Já que o desconhecido não nos da a chance de saber o que vai acontecer. Essa atividade cria novas conexões dos neurônios, o que aumenta o seu conhecimento e a capacidade cognitiva.

2 – Faça Exercícios Físicos Regularmente: Isso já é provado cientificamente e os exercícios físicos aumentam as capacidades cerebrais e a saúde geral do seu cérebro.

3 – Treine a sua Memória: Quantas vezes sua memória já te deixou na mão? Esqueceu o nome daquele amigo que era tão amigo… Ou então, já fez você passar pelo terrível branco na hora de responder uma questão super importante na prova final da faculdade ou do concurso público.

Quando você desenvolve a memória, com a memorização de números de telefones, por exemplo, então isso te faz treinar a sua memória e as chances dessas situações citadas acima acontecer é minimizada.

4 – Se torne um Curioso: Ao invés de aceitar tudo passivamente, interrogue! As informações estão sendo jogadas no dia a dia, umas verdadeiras, mas nem todas. Desenvolva, pensando nisso, o hábito da curiosidade! Pesquise, questione e investigue na busca de coisas que te interessam.

5 – Pense de Forma Positiva: O estresse e a ansiedade são péssimos hábitos para a sua saúde e a do seu cérebro também. A tensão pode atrapalhar o raciocínio lógico, o que pode te impedir de pensar de maneira clara e objetiva.

6 – Tenha Hábitos Alimentares Saudáveis: As dietas saudáveis e equilibradas são essenciais para a saúde do corpo e da mente, da mesma forma que os exercícios físicos. Algumas sugestões são as frutas frescas, os vegetais, os peixes e alimentos que tem na composição o ômega 3.

7 – Crie o Hábito da Leitura: Além de essa atitude ajudar a aliviar a tensão e o estresse, também te ajuda no exercício da imaginação. E imaginação, como você sabe, tem tudo a ver com o raciocínio lógico.

8 – Tenha uma Boa Noite de Sono: Falando bem simplificadamente, podemos dizer que o descanso, a noite de sono, funciona como uma desintoxicação do cérebro. É nesse momento que o órgão regenera as células, remove as toxinas e prepara as tarefas do dia seguinte. Por isso, ele é tão importante.

Você já deve ter ouvido falar que uma boa noite de sono não substitui dias e dias de estudo sem cessar, não é? Pois é verdade! O descanso é necessário para o sucesso, em qualquer lugar.

9 – Esqueça o GPS: O Global Position System veio para ficar, infelizmente. Porém, o que estudos mostram é que com a popularização desse programa, as pessoas passaram a ignorar a importância de ter mapas mentais. E esse hábito, por mais ingênuo que pareça, ajuda a treinar a capacidade de noção espacial e de raciocínio lógico.

10 – Esqueça a Calculadora: Quando você aprendeu os primeiros passos da matemática, ainda na educação infantil, você não usava calculadora, não é mesmo? Isso prova que você pode manter o hábito. Claro que vão existir exceções, quando as contas forem muito extensas, no entanto, na maior parte, ela pode ser esquecida.

No dia a dia, por exemplo, em contas fáceis, no troco da padaria, você pode fazer “tudo de cabeça” e desenferrujar o seu cérebro. Essa é uma ótima maneira de manter o seu cérebro ativo e pronto para as futuras exigências cognitivas diárias.

Encontramos o Jeito mais Fácil de Entender Tudo sobre Matemática!

Desafios de Raciocínio Lógico

Existem alguns desafios bastante simples para treinar o seu raciocínio lógico. Claro que em muitos deles, você poderá ter outras visões ou formulações de respostas e isso não estará errado. Essa linha entre encontrar a resposta certa e atuar com a imaginação é muito tênue e pode ser vista como forma positiva em todos os casos.

Se você leu esse artigo até aqui e notou que praticar o raciocínio lógico pode ser a chave para o seu sucesso profissional e no vestibular, faça esses testes abaixo. São curtos, simples, mas como todo raciocínio lógico exige um bom funcionamento do cérebro.

1 – Em 5 partidas de tênis, 2 jogadores ganharam 3 partidas. Explique o que aconteceu.

2 – É oferecido para um homem um marcador de livro pelo preço de dois reais. Por que ele se recusa a comprar?

3 – Por que é que uma senhora sempre vestia chapéu e casaco para atender quem lhe batia à porta?

4 – Um homem, que estava sem guarda-chuva, sem capa de chuva e sem chapéu, tomou um banho de chuva. A roupa ficou encharcada, mas o cabelo não se molhou. Como isso é possível?

5 – Somos 3 de 12 irmãos, habitando, sem mudar, de 4 em 4 o mesmo lugar. O mais novo nunca fechou, o do meio agrada a todos e o mais velho encerra o lar. Quem somos nós?

Respostas:

1 – Eram partidas de duplas, assim cada um da dupla vencedora ganhou 3 jogos.

2 – O homem argumenta que pode usar a própria nota como marcador de livro, gastando-a depois.

3 – Se estivesse à porta alguém que ela quisesse convidar a entrar, dizia que tinha acabado de chegar. Caso fosse alguém que não quisesse convidar, diria que estava saindo.

4 – O homem era careca.

5 – Abril, Agosto e Dezembro.

Sobre aprender e se divertir, ao mesmo tempo

As atividades de raciocínio lógico, obviamente, trabalham com o treino do cérebro, da memória, do aprendizado. E, além disso, quando essas atividades tornam-se prazerosas, ela ganha uma premissa a mais para a ginástica do cérebro.

Isso acontece porque o exercício favorece a produção de neurotransmissores, como a dopamina, serotonina e a adrenalina. O que acaba por melhorar as células nervosas, estimulando o desenvolvimento de novas redes neurais.

Portanto, investir na ginástica cerebral pode ser uma boa para quem quer melhorar a memória e o raciocínio lógico.

27 Jogos e Aplicativos para Treinar a Memória e o Raciocínio Lógico

Seja para uma espera na consulta médica, para brincar com os amigos ou para treinar para o vestibular, os aplicativos de memória e raciocínio podem ser consideradas boas formas de melhorar a sua capacidade intelectual.

Normalmente, esses jogos são considerados entretenimento, ou seja, pode estar presentes como forma leve de estudar, sem aquela pressão toda de precisar encontrar a resposta.

Para se ter uma ideia, os pesquisadores do Mind Research Network, no Novo México, descobriram melhorias notáveis na função cerebral e na espessura cortical em pessoas que jogam, ao menos, 30 minutos diários de Tetris!

Conforme a pesquisa, os jovens que jogam esse game clássico demonstram ter melhor eficiência cerebral durante os testes do que aquelas outras pessoas que não jogam. As verificações revelaram também que naquelas pessoas que praticam exercícios mentais com os jogos, o córtex era, notavelmente, mais espesso.

Outro estudo clínico, da Universidade de Rochester, mostrou que o jogo Halo pode gerar benefícios psicológicos, como por exemplo, a habilidade de atenção e foco.

“Esse estudo mostra que as crianças que jogam games de ação, exibem um nível de desempenho no raciocínio lógico melhor, que só são alcançados muito tempo depois, ou nem são alcançados, comparado com as pessoas que não jogam games”, disse um dos responsáveis pela pesquisa.

Outro jogo que também foi destacado nos últimos tempos é o chamado “Papagaio”, criado pelo professor Alexandro Ferreira Leal, da Faculdade UDF, que é um jogo de ação, onde o jogador precisa sobreviver aos perigos da floresta.

“Papagaio é um game com jogabilidade simples, mas desafiadora que estimula a coordenação motora e melhora a atenção do usuário”, diz.

Encontramos alguns aplicativos que atuam nesse sentido. Confira!

1 – Lumosity: É um programa personalizado onde torna possível treinar a memória e a atenção, com diversas atividades. Ele é disponível para iOS e Android.

2 – Fit Brains: Foi desenvolvido por neurocientistas e seu principal objetivo é estimular a capacidade de memória, o foco e também a velocidade cerebral. Nele é possível ter acesso à exercícios físicos, jogos, treinamentos.

3 – Memrise: É um aplicativo que oferece cursos de idiomas em mais de 200 línguas e permite que o usuário crie os seus próprios cursos, com cartões de aprendizagem multimídia. Ele também é disponível para iOS e Android.

4 – inClass: É um programa que ajuda os alunos a se organizarem. Nele, os estudantes podem criar o seu próprio calendário e compartilhar suas anotações. A ferramenta está disponível para iOS.

5 – Amazing Alex: É um jogo dos mesmos criadores de Angry Birds. Tem uma jogabilidade com cenários divertidos, um protagonista simpático e músicas animadas. Os desafios são para fazer o seu cérebro trabalhar a todo vapor em estágios que vão até os mais avançados.

6 – Glean: No game, o objetivo é desenhar um caminho a partir de um ponto inicial para coletar todos os elementos sem retirar o dedo da tela.

7 – Flow Free – Bridges: É um jogo desafiador no qual o objetivo é conectar tubos da mesma cor. São mais de 500 puzzles diferentes disponíveis.

Reprodução: Google

8 – TrainBrain: É um aplicativo que te ajuda a aprimorar o seu reflexo através de cálculos rápidos. Além de conseguir por para funcionar essa parte do seu cérebro, também te classifica entre os melhores de matemática no vestibular, pode ter certeza.

9 – The Room 2: Assim como a 1ª edição é super recomendado para quem gosta do quebra-cabeça físico. É um dispositivo que necessita de muita memória RAM, mas o visual compensa e os ambientes 3D são ótimos.

10 – Fit Brains Trainer: Está entre os aplicativos mais baixados do gênero e tem o foco na aptidão cerebral, produzido por um neuropsicologo dos Estados Unidos, ele pode trazer vários benefícios, como a melhora na memória e o aumento na concentração.

11 – Brain N-Back: Tem desafios que ajudam no aprimoramento da memória e da inteligência. Caso seja iniciante, os benefícios também serão incalculáveis.

12 – MatchUP – Exercite sua Memória: O objetivo é combinar pares de cartas com o menor número de tentativas possíveis e, para tal, suas habilidades de memorização serão colocadas à prova.

13 – Little Things Forever: É um app no qual você precisará procurar e achar objetos. A proposta é explorar mosaicos e deixar seu cérebro preparado.

14 – Apparatus: É um puzzle game com física realista e que vai colocar o seu cérebro para trabalhar. O objetivo é montar estruturas simples para conseguir mover os objetos circulares dos estágios. Você pode criar objetos, desde que eles sejam eficazes.

15 – Threes: Tem design minimalista e um visual simples. É considerado, por muitos sites, como um dos melhores puzzles game portáteis da atualidade. O objetivo é fazer pares números. Ao juntar os 2, eles viram um só e, posteriormente, deve ser juntado à outro.

16 – Logic Games: O game disponibiliza mais de 90 tipos de exercícios mentais para você colocar o seu cérebro para trabalhar. Ao todo, são mais de 5 mil níveis com uma variedade imensa de desafios e um ranking mundial.

17 – Monument Valley: É um jogo mais recente do que os outros e, por enquanto, apenas para iOS. O game indie combina a arquitetura, com um visual bem feito e diversos puzzles. O jogo é curto, mas inteligente.

18 – Elevate: São jogos feitos em parceria com pesquisadores e oferecem treinos personalizados conforme as habilidades em destaque, que o usuário queira desenvolver. Os jogos prometem melhorar a concentração, a memória, a velocidade e as habilidades matemáticas.

19 – Peak: Ao todo são 15 joguinhos oferecidos pela Peak, que podem melhorar o foco, a memória, a agilidade mental e a capacidades de linguagem e de solução de problemas dos usuários, que jogam com regularidade. Também é possível montar uma agenda de treinos.

20 – NeuroNation: São exercícios mentais específicos: memória, concentração ou raciocínio lógico. Conforme desenvolvedores bastam 10 minutos de treinos diários para que os usuários desenvolvam suas habilidades.

21 – Eidetic: O próprio programa diz que não vai desenvolver o seu cérebro, mas sim criar uma habilidade neurológica mais especifica, justamente na memória. Para isso, utiliza-se uma técnica chamada de repetição espaçada.

22 – Happify: Oferece melhoras em faculdades mentais, tornando o usuário mais feliz por meio dos jogos, o que ajuda a evitar maus pensamentos e sempre ver o lado bom das coisas. São atividades breves que tratam de temas como “agradecimento” e “cena serena”.

23 – Take a Break: A ideia é esvaziar a sua mente para permitir que ela funcione. Ou seja, esse aplicativo ajuda na meditação e tem uma versão gratuita que vai de 7 à 13 minutos.

24 – Duolingo: É um aplicativo que dá a possibilidade de você aprender espanhol, francês, alemão, italiano e outros idiomas. Assim, é possível fazer exercícios diários, como escrever uma tradução, conectar palavras ou falar no microfone.

25 – Qranio: É de uma startup brasileira e tem como slogan tornar o aprendizado divertido. Por meio de quizzes online, divididos em categorias, é possível viajar por assuntos como cinema, por exemplo.

26 – Babbel: É uma boa opção para quem quer aprender idioma, também. Ou, pelo menos, melhorar a influência. Ele tem jogos e exercícios de conversão para melhorar seus conhecimentos em inglês, francês, português e italiano.

27 – Brain Test Age: É um game onde é possível realizar atividades e obter um relatório que indica qual a sua idade mental. O foco, porém, é melhorar a memória de curto prazo, com exercícios que incrementam o seu capacidade de se lembrar de eventos recentes.

Bônus: Aplicativos para treinar o raciocínio lógico de crianças

Fizemos também uma busca para encontrar os melhores aplicativos para as crianças. Todos podem ser jogados em smartphones ou tablets, conforme a idade da criança.

1 – Som Animal: É um aplicativo que mostra fotos e os sons emitidos por animais como cachorro, gato e galinha. O jogo ensina o nome dos animais também na língua inglesa.

2 – ABC do Bita: O foco desse jogo é ensinar o alfabeto de maneira fácil e divertida. Assim, cada criança pode identificar a letra, além das palavras que começam com tais letras.

Reprodução: Google

3 – Jogo Educativo Crianças: É um mix de jogos que focam em cores, números, animais e formas geométricas. Os pequenos também podem optar por jogos típicos da infância, como o de memória, quebra-cabeças ou figuras para pintar.

4 – Matemática Fácil: Auxilia no aprendizado das operações matemáticas simples, como as contas de soma, subtração, multiplicação e divisão. O aplicativo considera também um histórico, com os erros e acertos.

5 – Tabuada de Multiplicar: Tem tabelas de multiplicação, onde ajuda a criança a memorizar a tabuada. É possível também selecionar níveis diferentes para os joguinhos de aprendizagem.

6 – Aprender a Ler: Acontece de duas formas, sendo que a primeira mostra uma palavra e a criança escolhe a figura correspondente e a outra também atua na escrita, fazendo o inverso.

7 – Você Consegue? – Auxilia no aprendizado sobre a tabela periódica, com 4 níveis diferentes para testar o conhecimento na matéria de química.

8 – Pense+: É um aplicativo das provas do Enem, com questões dos anos de 2009 à 2012, somando 735 questões. Ele permite gravar a evolução das notas dos usuários.

9 – Alfabeto Melado: É para crianças em fase de alfabetização, que reforça o ensino do abecedário de forma eficaz. O visual é animado e cheio de figuras, o que ajuda a criança a memorizar as letras e associá-las.

10 – Talking Tom: É um aplicativo já conhecido, que faz bastante sucesso. A sacada é gravar o que a criança fala e repetir isso de forma engraçada, o que pode ser um estimulo aos pequenos.

Com informações da globo, universia, canaldoensino, tecmundo, abril e canaltech

27 Jogos e Aplicativos para Treinar a Memória e o Raciocínio Lógico
5 (100%) 1 vote

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.