A Lei Orçamentária Anual (LOA) reserva uma verba para a contratação de pessoas. E para que ocorra a contratação os processos seguem as fases de solicitação do órgão interessado, confirmação de previsão orçamentária, autorização do Ministério do Planejamento e Autorização do Presidente do órgão.
Pra 2017, as especulações diziam que o concurso do Banco Central, por exemplo, já que existe uma defasagem de 1 mil servidores públicos no quadro comparativo à 2008. No entanto, o pedido de autorização foi recusado para 2017 e 2018 pelo Ministério do Planejamento.
Quanto ao concurso para Polícia Federal, a solicitação para as vagas de Agente, Escrivão, Perito e Delegado estava sob análise, para mais de 1,7 mil vagas. Em recente notícia, o Diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, autorizou e encaminhou o processo para a realização.
E a Receita Federal, mesmo com o déficit das aposentadorias, disse não saber quantas pessoas precisarão ser contratadas e, por isso, não há previsão de concursos em 2017, nem de perdido de certames.
Leia Mais: Como Ser Aprovado no Concurso da Polícia Federal? O salário de agente da Polícia Federal pode ultrapassar 9 mil reais. Esse é o principal atrativo aos candidatos, o que faz com que a concorrência seja grande. Em 2014 foram abertas 600 vagas, com salários de 8,5 mil reais e taxa de inscrição de 150 reais. Em todos os anos, os candidatos interessados na vaga devem ter um curso superior, independente da área, no currículo. Essa é uma das primeiras exigências. Leia Mais!
O especialista em concursos e professor de Administração Financeira e Orçamentária do IMP Concursos, Anderson Ferreira, acredita que alguns possíveis editais devem ser lançados em breve, tais como da Agência Nacional de Inteligência, Agência Nacional das Águas, entre outros. “Mesmo em situações de crise econômica, o Estado precisa Funcionar”, ele diz.
Ainda conforme a opinião dele, mesmo que o momento não seja de expansão da Administração Pública, a recomposição é necessária para o quadro de servidores, considerando ainda a vacância por “aposentadorias e falecimentos”. “O candidato deve focar em uma carreira nas áreas administrativas, fiscal, policial ou jurídica e estudar com base nos editais”, ele recomenda.
Cerca de 90% do conteúdo é repetido, ele afirma. Sendo assim, o último regulamento é sempre um bom ponto de partida para programar os estudos.
Concursos Públicos Previstos para 2017
Abaixo listamos, em tópicos, os Certames Esperados para 2017, ou seja, aqueles concursos nacionais que tem previsão de orçamentos na LOA.
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) – Mais de 230 vagas em cargos de nível superior para Analistas Administrativos e Especialistas em Regulação.
- Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – Para Cargos de Nível Médio e Superior.
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Mais de 60 mil vagas temporárias para o Censo Agropecuário 2017, com oportunidades para analista censitário, agente censitário regional, agente censitário administrativo, agente censitário municipal, agente censitário supervisor, agente censitário de informática.
- Supremo Tribunal Federal (STF) – 29 vagas.
- Supremo Tribunal de Justiça (STJ) – 51 vagas.
- Justiça Federal – 417 vagas.
- Justiça Militar da União – 33 vagas.
- Justiça Eleitoral – 563 vagas.
- Justiça do Trabalho – Tribunais Superior e Regionais do Trabalho de várias regiões, incluindo a 1ª Região do DF, com 563 vagas.
- Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – 649 vagas.
- Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – 6 vagas.
- Câmara dos Deputados – 129 vagas.
- Senado Federal – 60 vagas.
- Tribunal de Contas da União (TCU) – 50 vagas.
- Ministério Público Federal (MPF) – Orçamento Reservado para o Cargo de Procurado.
- Ministério Público do Trabalho (MPT) – Orçamento reservado para o cargo de Procurador do Trabalho.
- Defensoria Pública da União (DPU) – 44 vagas.
- Ministério Público da União (MPU) – 680 vagas.
- Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) – 1 vaga.
Veja agora os concursos públicos distritais com orçamentos previstos a LOA do Distrito Federal para 2017.
- Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) – 250 vagas, para defensor público do Distrito Federal e Analista de Apoio à Assistência Judiciária.
- Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) – Vagas para Fiscal de Defesa do Consumidor, Analista de Atividades de Defesa do Consumidor e Técnico de Atividade de Defesa do Consumidor.
- Secretaria de Estado de Cultura (Secult) – 70 Vagas para Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santos, 10 vagas para Analista de Atividades Culturais e 30 vagas para Técnica de Atividades Socioeducativo.
- Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) – 15 Vagas para Auditor de Controle Interno.
- Agência de Regulação de Serviços Públicos (Adasa) – 25 vagas para Regulador de Serviços Públicos, 15 vagas para Advogados, 3 vagas para Técnico de Regulação de Serviços Públicos.
- Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) – 50 Vagas, para nível superior e médio.
- Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô) – 312 vagas para Analista MetroFerroviário Administrativo, Analista Técnico, Profissionais de Segurança, de Suporte, Operador de Transporte e Técnico MetroFerroviário.
- Secretaria de Estado de Saúde (SES) – Mais de 4,3 mil vagas para auxiliar de saúde, Cirurgião Dentista, Especialista em Saúde, Enfermeiro, Médico, Técnico em Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico Administrativo, Especialista em Saúde, Técnico em Nutrição, Fisioterapeuta e Terapeuta.
- Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP-DF) – 200 Vagas para Agente de Atividades Penitenciárias.
- Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) – 160 vagas para Agentes de Trânsito.
- Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – 75 vagas.
- Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) – 43 vagas para nível superior e médio.
Abaixo os Certames Já Autorizados para Concursos Nacionais, via Ministério do Planejamento ou também através da Secretaria de Planejamento do Distrito Federal, mas ainda não abertos.
- Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebser) – 800 vagas.
- Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) – mais de 2 mil vagas.
- Marinha do Brasil – 250 vagas.
- Agência Nacional do Petróleo (ANP) – 34 vagas.
- Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) – 60 vagas.
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – 150 vagas.
- Ministério da Agricultura – 1 vaga.
- Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) – 75 vagas.
Alguns Certames já estão estimados mesmo sem previsão. Confira essas instituições segundo uma previsão da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Consumidores (Anpac) e dos professores de concursos Victor Maia e Arthur Rodrigues.
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Polícia Federal (Autorização já Solicitada).
- Banco Central do Brasil.
- Receita Federal.
Por fim, mas não menos importante, saiba quais são os 3 principais concursos públicos nacionais que estão com inscrições abertas no país. No total, são mais de 120 Certames que somam mais de 2 mil vagas.
- Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) – Inscrições até 17 de fevereiro para mais de 350 vagas.
- Departamento de Ensino da Aeronáutica – Mais de 350 vagas e inscrições até 17 de fevereiro.
- Marinha do Brasil I, II e III – Mais de 70 vagas e inscrições até 3 de fevereiro.
A preparação para passar no Concurso Público
Gabriela da Nóbrega é design de interiores e cedeu uma entrevista ao Correio Web. Ela conta que o foco para este ano é o concurso do Ministério Público da União, para técnico ou analista. Há 2 anos prestando concursos, a pernambucana está em Brasília acompanhando o marido que foi convocado pelo Serpro.
Abrãao Pessoa, o marido de Gabriela, é quem dá a orientação. “O MPU sempre lança concursos quando acaba a validade da seleção anterior. É o órgão que eu escolhi para trabalhar depois de aprovação em 20 concursos públicos”. Gabriela conta que está focada apenas nos estudos. “Estou focada nos editais de concursos anteriores e na constante revisão de matérias que são comuns à todos os cursos”.
Para ela, a dificuldade maior é se concentrar no futuro sem ter a certeza de que o concurso será lançado. “No começo essa incerteza me afligiu. A gente quer tudo muito rápido. Mas, ao longo dos estudos, percebi que estou evoluindo não só para estar preparada para o concurso que escolhi, mas para qualquer outro que me interesse”.
Renata Garcia é outra concurseira que tem focado nos estudos. “Faço planejamento de estudos diários com teoria, exercícios, realização de provas anteriores e revisões. Em dias de semana, normalmente, estudo em torno de 4 quatros e nos finais de semana, 6. Também faço cursinho online e assisto vídeos na internet”.
Concurseiros Atletas
Se você precisa de inspiração, está no lugar certo. Nesse tópico, vamos citar alguns concurseiros atletas, ou seja, aqueles que conseguiram sucesso em vários concursos públicos e não apenas em um.
Emerson de Moura é um desses destaques. Ele já conquistou mais de 15 concursos públicos, sendo que a primeira aprovação foi aos 18 anos, e ao longo de mais 12, exerceu 7 cargos públicos. “Hoje, consigo conciliar minha vida social, familiar e profissional com resultados significativos. É o tão aclamado equilíbrio, que, sem dúvida, veio com a maturidade nos estudos e na vida”.
Os 15 melhores concursos públicos para o início de 2017 (Salários vão até 27 mil reais)
Aragonê Fernandes é outro campeão dos concursos. Atualmente é Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). “Durante minha trajetória, fiz provas em vários lugares do Brasil e cheguei a não assumir um dos cargos que eu mais desejei, o de defensor público do Rio Grande do Sul, por ser em outro estado. Mas, hoje me sinto realizado por ter conquistado também um de ponto no DF”.
Os estudos começaram aos 16 anos. “Eu chegava em casa e via minha família, tomava banho, jantava e tinha que estudar. Era o único tempo que eu tinha. Dormia muito pouco”.
Também em Brasília, está Carlo Alfama, que passou em 5 concursos públicos antes de conquistar o primeiro lugar no posto de policial legislativo Federal do Senado. “Antes de sair um edital eu estudava cerca de 3 horas por dia. Depois que o edital era publicado eu pedia férias e passava a me dedicar em tempo integral. Cheguei a estudar de 10 a 12 horas por dia”.
Técnica da Memorização
O que poucos sabem é que, apesar de ser possível estudar 12 horas por dia, se você aplicar a técnica da memorização, poderá reduzir esse tempo pela metade. O Estudo faz parte do cotidiano da maioria dos funcionários públicos que hoje exercem a profissão.
Uma pesquisa feita pelo Grancursosonline mostrou que 65% dos candidatos que foram aprovados em concursos públicos trabalham e estudam ao mesmo tempo. Além disso, havia relatos de pessoas que estudaram apenas com material emprestado e usando boas técnicas de aprendizagem, ou seja, não precisaram investir muito dinheiro. Por isso, não é a falta de tempo ou dinheiro que deve ser um empecilho para você não ser um servidor público.
Incrível Técnica para Otimizar seu Estudo: Conheça um pouco mais sobre o Renato Alves e essa técnica que pode alavancar os seus estudos e as suas chances de passar no concurso público. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo, que embora exista dentro de nós, não é consciente, e que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem. Veja o vídeo abaixo:
Para Saber Mais
Esse conteúdo todo é apenas uma parte sobre o Estudo da Memorização. Se você gostou e quer continuar memorizando mais e mais, até alcançar todo o conteúdo de uma prova, vai precisar conhecer Renato Alves, que é considerado o “papa” da memorização no Brasil, isso porque ele é o primeiro brasileiro a receber o título de melhor memória do Brasil pelo Rank Brasil, o livro dos recordes nacionais.
O mérito veio após ele conseguir memorizar 10 palavras aleatórias em um número com 110 dígitos aleatórios em 4 minutos. Incrível, não? E isso não é um dom, é treinamento. Trata-se de um curso que pode fazer com que você não se desespere para anotar tudo o que o professor fala e nem precisa ler e reler os textos 1 milhão de vezes.
Se você quer saber mais, acesse. Os resultados podem ser surpreendentes.
Com informações do CorreioWeb
1 comentário em “Saiba quais são os Concursos Públicos Previstos para 2017 e os que já estão com inscrições abertas”