Revelado o Segredo para Passar no Vestibular de Medicina e 10 Dicas Infalíveis para alcançar o Sucesso

0
487

Se você quer ser um dos poucos a alcançar o sucesso no vestibular, precisa ler esse texto: “Estou meio bobo ainda. Eu via essas notícias na internet de pessoas que passavam em um monte de vestibular e eu achava que eram todas meio geniais. Agora, eu vejo que não é bem assim. Durante o ensino médio, eu era um estudante mediano. Nunca fui de estudar no ritmo necessário para entrar na faculdade de medicina. Foi no cursinho que eu me dediquei mais”.

A frase acima é de Ângelo Duarte Cavalcante, que tem apenas 20 anos, mas conseguiu um feito extraordinário: ele fará sua matrícula no curso de medicina de USP (Universidade de São Paulo). Mas, o feito é mais do que isso: ele foi aprovado em 8 vestibulares dessa área. O segredo para Passar no Vestibular de Medicina? Nós não vamos enrolar e contamos já: ele treinou muito e deixou o celular de lado, assim como as redes sociais.

“Para render melhor nos estudos desativei o Facebook e mudei meu número de WhatsApp, desativei as notificações e só usava o celular para ler mensagens dos grupos de cursinhos. Na hora de estudar, porém, eu deixava o celular longe, mas nunca fui muito viciado também. Além disso, eu treinava muito. Fazia uma redação por semana, simulados e fiz muitas provas anteriores dos vestibulares”, ele diz.

Reprodução: Google

Dos 13 vestibulares prestados, além da USP, Cavalcante obteve êxito também na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFG (Universidade Federal de Goiás), Anhembi Morumbi, PUC Campinas, PUC Sorocaba, Santa Casa e Unicid, e ainda falta sair o resultado da Unicamp.

“Acho importante você saber o que está disposto à abrir mão. Tem quem ter foco e tem que manter a produtividade. Usar seu tempo de maneira que ajude nos estudos. Vejo muita gente estudando 5 horas, mas que no fundo vale apenas por 2 horas”.

NÃO DEIXE DE LER ATÉ O FINAL: Abaixo, teremos um tópico específico para quem quer seguir a Carreira Militar.

Além da preparação com os estudos, o estudante também diz ter um bom controle emocional, o que, de fato, é muito importante durante todo o processo. “Medicina é muito concorrida. Errar uma questão define se você passa ou não. Conheço muitas pessoas no cursinho que eram até melhores do que eu e não passaram. Acho que ir confiante é uma boa coisa. Vi que muita gente ficava pensando negativo. Isso é auto sabotagem. Por isso, procurei ir confiante para todas as provas”.

Abaixo, ainda sobre o tema “Vestibular” temos 2 notícias que foram alvos de muitos comentários nos últimos dias. Alguns críticos e outros empolgantes. Saiba o porquê!

Morador de Rua Fica em 2º lugar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Essa parte do texto é para você que acha que existem muitos limites na hora de estudar para os vestibulares. A falta de tempo ou de recursos sempre são os maiores vilões. No entanto, Mário Batista da Cruz Júnior prova uma história contrária, que foi aprovado no curso de Administração da federal potiguar. Com uma pontuação de mais de 443 pontos, ele ficou em 2 lugar na turma após a seleção do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

SISU, PROUNI, FIES… Saiba as Diferenças entre Eles!

A comovente história é mesmo de arrepiar. O ex-morador de rua se inscreveu no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir obter o certificado do ensino médio e, posteriormente, poder conseguir um emprego formal. No entanto, após descobrir a gravidez da esposa, Mário passou a se dedicar ao estudo. “Senti a necessidade de dar uma guinada para mudar a situação que estava vivendo”.

Leia Também: Os 5 erros mais comuns do Enem e as 10 melhores dicas para tirar nota máxima na redação1. Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa: Nesse quesito é observado o registro linguístico da norma culta e questões de ortografia e acentuação. Principalmente com a nova ortografia, existem muitas palavras que ainda causam dúvidas durante a execução da escrita. E é aqui que muitos estudantes tropeçam. A dica é: ficar atento e, em caso de dúvidas, use um sinônimo. Leia os outros 4 principais erros!

À UOL, ele afirmou que estudou sozinho, durante as horas vagas, nas praças e na fila do albergue municipal de Parnamirim, assim, sem seguir um roteiro de estudos correto. “Não estudei matérias específicas, mas li de tudo. Todos os livros que eu peguei, eu devorei. Gosto de ler. Usava as bibliotecas públicas, além de livros de um sebo que pegava emprestado”.

O Morador de Rua passou a dormir no Albergue Municipal de Parnamirim após ficar algum tempo ao relento. Lá, ele passou a receber o auxílio do Centro POP (Centro de Referencia Especializado para Pessoas em Situação de Rua).

“A fila é grande para conseguir pernoitar no albergue e eu prefiro perder a tarde, que poderia estar vendendo doces e adesivos. Prefiro não arriscar e dormir em segurança. Lá eu tomo banho e me alimento, isso pra mim é primordial porque não tenho onde morar”, ele disse. Além de dormir no albergue, semanalmente, Mário consegue 100 reais com a venda de balas, amendoins e adesivos nas ruas e nos ônibus da Grande Natal.

Já na sala de aula, durante a prova do Enem, o novo aprovado percebeu uma grande diferença: “Eu olhava para as pessoas e me via em situação de inferioridade. Acha que aquelas meninas ou meninas que estudaram em colégios particulares teriam mais chance de passar e eu não teria, então, oportunidade alguma, mas me enganei e agora descobri meu potencial”.

Reprodução: Google

E, se você quer saber mais, fique de cara, então, porque Mário também sabe falar, fluentemente, o inglês, que aprendeu enquanto trabalhava para uma empresa de turismo em Ponta Negra, praia turística de Natal. “Quatro meses nesta empresa foram suficientes para eu aprender a ouvir, entender, ler e falar inglês. Mas, agora, tenho que aperfeiçoar o que sei”.

Saiba mais sobre a Educação 3.0As Melhores Dicas para Estudar com a ajuda da Internet!

Mariana Rios, atriz Global, é aprovada em vestibular de São Paulo

Ela escolheu o curso de História e foi aprovada. “Muito engraçado. Nem eu ainda estou acreditando. Eu gosto muito de estudar, de ler e pesquiso muitas coisas que nada tem a ver com o meio artístico”, ela contou à Vogue. Segundo ela, foi uma tentativa que deu certo e a ideia é diferente de quando era adolescente, que geralmente existe uma cobrança. “Eu nunca tive essa cobrança da minha família porque todo mundo sabia que eu ia fazer teatro”.

Com essas 3 histórias narradas acima está mais provado que É possível passar em um vestibular, mesmo os mais difíceis e temidos. Mas, como? Com a ajuda do Mundo Vestibular, da UOL, separamos as 10 Dicas Infalíveis para Passar no Vestibular! Confira!

As 10 Dicas Infalíveis para Passar no Vestibular

1 – Estilo Próprio

Cada aluno tem um jeito próprio e mais facilitador na hora de aprender um novo conteúdo. O autoconhecimento é sumamente importante e fundamental para escolher o curso na hora de fazer a inscrição para o vestibular, assim como para definir quais as suas habilidades para se preparar para o exame. Descobrir o melhor jeito que você tem para aprender, vai te fazer economizar tempo e energia.

Sobre aprender com o próprio jeito, o Renato Alves, mestre em memorização, tem várias dicas para você se auto conhecer. Se você gosta de desenhos e esquemas, pode usar e abusar dessa técnica. Se você prefere ler tudo em voz alta, então, essa será uma boa saída para a obtenção de bons resultados. Mas e quanto às fórmulas matemáticas, como memorizar rapidamente? Bem, todas essas técnicas estão descritas no curso dele, que você pode acessar aqui.

Aliás, é claro que não existe uma fórmula única e milagrosa para passar no vestibular, por isso, é importante conhecer mais sobre você mesmo, sabendo quais as opções de estudos que são mais usadas e que mais se adequam ao seu perfil. Descubra o seu estilo e torne o estudo mais eficiente.

2 – Saber Onde Pisa

Uma boa dica para se preparar para o vestibular é analisar e conhecer a universidade na qual tem interesse em ingressar. Não pise em ovos. Leia as questões dos vestibulares anteriores, conheça mais sobre a banca, confira os caminhos que já foram traçados.

Com os materiais antigos em mãos, faça a prova no tempo estabelecido. Esse teste é uma das melhores formas de você saber em qual posição está e o quanto e o que precisa estudar a mais. Escolher um lugar silencioso, que tenha claridade e ficar ali pelo tempo da prova, apenas com água e uma barra de cereal é supor que você está fazendo a prova para valer. Faça isso. Entre no clima!

Reprodução: Google

Depois, é só conferir o resultado, analisar as questões erradas e verificar as curiosidades da prova. Faça uma proporção entre as questões fáceis e as que você considerou muito difícil. Isso vai te deixar “vacinado” para a próxima e futura prova, que, aí sim, será muito decisiva na sua vida futura, profissional e pessoal.

Dicas Infalíveis para Memorizar Textos

Vou ir direto ao assunto e colocar exemplos para que você possa praticar também. Assim, você poderá desenvolver bastante as suas habilidades. Estas dicas podem ser usadas tanto para memorizar textos, quanto para memorizar acontecimentos do seu cotidiano.

O que eu vou dizer para você, são estratégias muito simples de Decodificação de fatos, que irão fazer com que você leve as informações que observar, da sua memória de curto prazo, para a memória de longo prazo.

Embora estas 7 dicas sejam infalíveis para memorizar textos, você muito provavelmente não conseguia memorizar antes, porque fazia isto sem estratégia. Apesar disso, se você utilizar estas 7 dicas juntas e da maneira correta, sua capacidade de organizar suas ideias será ampliada.

O conceito é extremamente simples e você muito provavelmente já usou alguma destas dicas isoladas. Entretanto, o que faz com que estas 7 dicas infalíveis é a capacidade que juntas elas possuem de organizar todas as suas ideias, fazendo a transição das informações para memória de longo prazo com muito mais facilidade. Leia as 7 Dicas Infalíveis na Íntegra! 

3 – Esteja Off-line

Na hora da prova, você não vai poder usar o celular nem mesmo para saber as horas. O computador e calculadora também não. Então, baseie-se nisso na hora de estudar. Reserve o seu tempo de estudo e fique off-line dos eletrônicos. A internet é uma tecnologia positiva e que veio para ficar, mas a opinião comum dos especialistas é que ela precisa ser usada com sabedoria.

Além de ficar sem no clima da prova, com esses treinos, você vai conseguir treinar o seu raciocínio lógico e a agilidade em responder as questões, qualidades que são indispensáveis para o sucesso do vestibulando.

Se você está gostando desse artigo e quer descobrir quais as outras 7 Dicas Infalíveis para Passar no Vestibular, vai precisar clicar no link e ler a 2ª parte do texto. Nele, também teremos um tópico especifico falando sobre o Ingresso de Estudantes do Ensino Médio na Carreira Militar. Não deixe de Ler: Revelado o Segredo para Passar no Vestibular de Medicina e 10 Dicas Infalíveis para alcançar o Sucesso – Parte2!

Revelado o Segredo para Passar no Vestibular de Medicina e 10 Dicas Infalíveis para alcançar o Sucesso
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.