5 Ensinamentos do Corinthians para Passar no Concurso Público

0
19

O Corinthians é o clube de futebol sensação do momento – ao todo são 31 jogos de invencibilidade, o que equivale a mais de 120 dias sem perder. O clube investiu pouco em novos jogadores, mas soube escolher peças exatas para o seu tabuleiro.

Isso foi porque o time teve características essenciais, que podem ser usadas também durante o estudo. Confira!

1 – Objetivo

“Vencemos mais um jogo, mas sabemos que não podemos bobear, ainda estamos longe de sermos campeões. Para que isso aconteça, precisamos continuar treinando e jogando bem”, disse um dos jogadores do clube após um das últimas vitórias do time.

A opinião, ainda que mude de palavras, é compartilhada por muitos outros atletas, inclusive pelo Técnico Fábio Carille.

Assim, há de se concluir que existe um objetivo em comum entre todos os participantes deste atual elenco – o de vencer o campeonato.

Esse é um dos motivos que explica porque esses jogadores tem se empenhado tanto nos últimos jogos, o que foi importante para resultar na soma de pontos que deixou o time na liderança no campeonato, além de dar-lhe o título de Campeão Paulista em 2017.

Se você está estudando – para concurso público ou qualquer outra prova – já deve ter notado que tem um objetivo traçado – o de ir bem na prova.

  • Mas, quanto você quer isso?
  • Por que isso é tão importante para você?
  • Quanto você tem se esforçado para conseguir chegar à esse objetivo?
  • Aliás, ele é realmente importante para você?

Logo, se você tem mesmo um objetivo traçado, precisa deixa-lo bem claro – e não apenas para seus familiares e amigos, mas, inclusive, para você mesmo.

Você precisa viver aquilo, lutar por aquilo, treinar por aquilo. Precisa ir a fundo, fazer por merecer. Seu discurso precisa estar na ponta da língua: “Passar no Vestibular” ou “Passar no Concurso Público”.

2 – Disciplina

Ser disciplinado é ter postura para cumprir seu objetivo. Se o foco do Corinthians é ser campeão, logo, imaginasse que o time precisa fazer gols e vencer jogos. Para isso, os atacantes precisam treinar chutes ao gol, assim como os zagueiros tem que fazer de tudo para defender os tentos adversários.

Acordar cedo para ir treinar ou não ir dormir tão tarde não é dos desejos mais aceitos pelos jogadores, mas aqueles que têm disciplina para seguir essas ordens são os que conseguem melhores resultados e a vaga de titular no time.

Na área do Estudo, disciplina tem a ver com isso: manter uma rotina de estudos, cumprir os horários certos e ver/revisar o conteúdo programático das matérias que serão cobradas.

Um aluno disciplinado é aquele que faz as tarefas comuns, as extras e ainda procura mais para certificar-se de que entendeu o assunto. Ele busca respostas alternativas, vai atrás de tirar as dúvidas e ensina outros estudantes.

Antes de seguir para o passo adiante, responde a si mesmo: você tem sido um aluno disciplinado o bastante?

3 – Organização

Organização é saber o que fazer e respeitar a função do outro. Mas, no futebol, é mais do que isso – é conseguir compreender a função do outro e saber onde pode atuar, ajudando-o e recebendo auxílio quando necessário.

O Corinthians é um time organizado”, dizem os comentaristas.

E falam isso ao analisar o comportamento do time dentro de campo, que seguem um fluxo adequado e sistemático, sempre em busca do objetivo final – marcar gols.

Do lado estudantil, ser organizado é entender que você vai precisar de muito material – apostilas, livros, vídeos – mas que mesmo assim vai precisar usar todos, mas em momentos diferentes. A organização, assim sendo, é fundamental.

Mas não apenas dos materiais. Uma vida organizada tem a ver com equilíbrio. Saber reconhecer os momentos de relaxamento, de diversão, de lazer e os de estudos.

4 – Determinação

Os jogadores têm objetivos, são disciplinados e mantém a organização, mas nada disso valeria a pena se não tivessem determinação suficiente. Determinação é aquele sentimento que é capaz de mover o mundo, como dizem.

O jogador determinado é aquele que fica chato de tanto que fala no clube, em vencer, em jogar. É aquele que tem realmente propósito.

Ainda que treine todos os dias, se ele não tiver fome de futebol, não vai conseguir mostrar seu bom futebol. O contrario da determinação é o fazer por fazer, entende? Fazer por obrigação ou por comodidade.

Você tem agido assim? Tem estudado apenas por que tem que estudar? Ou tem levantado cedo todos os dias e buscado aprender cada vez mais? Você fica feliz quando aprende algum conteúdo novo? Pense nisso tudo e leve em conta a sua determinação.

Sinceramente, em um país que passa por sérios problemas econômicos, o Concurso Público tem se tornado uma porta de entrada para muitas pessoas que buscam a garantia de um trabalho com carteira assinada e bons salários. E isso o torna competitivo.

Na real, nessa disputa, só vence que tem determinação.

Reprodução: Google

5 – Conhecimento

O Técnico Fábio Carille disse que aprendeu com Tite que garante que estudou muito sobre futebol – até mesmo em mercados internacionais. Portanto, até mesmo um técnico precisa de teoria, de conhecimento.

Um jogador também: tem que saber como bater na bola ou como se comportar dentro de campo.

Se você não acredita, observe que recentemente o Rogério Ceni, um ídolo do Time do São Paulo, saiu dos gramados para dirigir o time como técnico. O resultado não foi nada bom e o técnico acabou por ser dispensado.

O que isso quer dizer? Muita coisa. Mas uma delas é que talvez o treinador não tivesse conhecimento prévio suficiente para dirigir um clube de futebol. O conhecimento dele era grandioso, mas dentro dos gramados e não fora.

Assim, se você tem o objetivo de ir bem em uma prova – independente de qual seja – vai precisar estudar e estudar muito. Conhecimento é a chave para o seu negocio funcionar.

Pense nisso e leve em conta todas as dicas. O Corinthians – independente da sua torcida – tem mostrado como é possível manter a liderança de um campeonato sem ter feito grandes contratações, apenas com disciplina e seriedade.

O mesmo vale para o seu estudo. Aposte em você mesmo e seja determinado o bastante para chegar ao objetivo. Bons estudos!

Da Redação

5 Ensinamentos do Corinthians para Passar no Concurso Público
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA