Se você está em busca de motivos para fazer um curso técnico, saiba que você chegou ao lugar certo. A gente não vai fazer mágica, magia e nem apresentações de um curso ou outro. Mas, a gente tem que concordar que esse tipo de curso é altamente recomendável aqui no Brasil.
Isso porque um curso técnico é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Mas, não é só isso. Existem outros motivos muito pertinentes e que são motivadores para quem quer se especializar, melhorar o currículo, aprender mais e se tornar um profissional formado.
Novamente, vamos lembrar que não estamos fazendo propagandas para um curso ou outro. A ideia é apenas mostrar qual é a importância de um curso desse nível aqui no nosso país. E falar como ele pode ser uma ótima ideia para você. Continue lendo para saber mais do assunto!
O curso técnico
Antes de falar das vantagens de um curso técnico, a gente vai citar o SENAI. Não é propaganda, mas queremos falar de uma pesquisa que foi feita há uns 10 anos atrás.
O SENAI mostrou que, na época, mais de 70% dos seus alunos formados em cursos técnicos estavam no mercado de trabalho.
E o mais incrível é que se tornaram funcionários após a finalização do curso técnico. Como complemento da pesquisa, dá para dizer que mais de 70%, também, dos que estavam trabalhando, atuavam em áreas relacionadas ao curso.
Assim sendo, o que temos aqui é uma prova viva de há bons motivos para fazer um curso técnico. Não é mesmo? Aliás, o SENAI é o Serviço Nacional da Indústrias e disponibiliza alguns cursos gratuitos até hoje, sendo uma referência em todo mercado.
Os motivos para fazer um curso técnico
Agora sim, sem mais delongas ou demoras, vamos direto ao ponto. O que temos aqui é uma mistura de benefícios, vantagens e realidade. Assim sendo, os cursos técnicos representam ótimas possibilidades no Brasil. Entenda!
1 – Uma formação mais rápida!
O primeiro dos motivos para fazer um curso técnico tem a ver com a formação, que é mais rápida do que um curso universitário, por exemplo. O curso técnico, de um modo geral, dura 2 anos. E torna possível, em pouco tempo, aplicar a teoria na prática.
O que é uma vantagem, já que os cursos de ensino superior duram, na média, 4 anos.
2 – Um preço mais acessível!
Outra das vantagens tem a ver com o preço mais acessível e, por que não dizer, mais justo! Existem ótimas instituições que oferecem os cursos técnicos que podem ser pagos em longos anos. E os valores podem ser isentados em casos de bolsas de estudos, por exemplo.
Portanto, não se compara com um curso de faculdade que hoje passa, facilmente, dos R$ 1 mil mensais dependendo do curso.
3 – Um ótimo retorno financeiro!
E já que falamos da questão financeira, vamos continuar nesse tema. Saiba que como é um curso mais barato, o curso técnico também tem um ótimo custo-benefício. Isso porque representa um resultado importante no futuro, que quase sempre vem com empregos.
Como foi mostrado na pesquisa do SENAI, uma boa parte das pessoas conseguem contatos com empresas e pessoas no mercado de trabalho. Assim, é um curso que tem retorno.
4 – Uma boa possibilidade de salários!
Outra coisa importante, que também é um dos motivos para fazer um curso técnico, tem a ver com o salário. É muito difícil citar médias salariais porque isso varia muito conforme a região do país, porte da empresa, entre outros fatores.
No entanto, o que se sabe é que pessoas com cursos técnicos possuem salários maiores do que pessoas sem cursos técnicos, obviamente. Assim, temos aqui mais uma vantagem para quem está pensando em estudar nessa modalidade.
5 – Uma aceitação por parte das empresas!
A gente também tem que falar que as empresas gostam de quem tem curso técnico. O motivo principal para isso é que é uma prova de que as pessoas estudaram de forma prática. Mas, vamos explicar melhor isso no próximo tópico.
O importante aqui é entender que hoje o cenário não visa apenas quem estudou em faculdades. Muitos empreendedores buscam pessoas práticas, com conhecimentos específicos e aí abre-se um grande campo para quem tem formação técnica.
6 – Uma formação técnica e prática!
Como citamos acima sobre a formação prática, vamos falar disso agora mesmo. O curso técnico, aliás, todo curso técnico, é visto como um curso rápido e focado no mercado de trabalho. Por isso é que as empresas gostam, obviamente.
Assim sendo, a formação tem a sua parte de teoria, sim. No entanto, o foco está no mercado e isso tem a ver com a aprendizagem prática de vários processos industriais ou outros. O aluno sai do curso pronto para atuar no mercado. E essa é uma grande vantagem.
Conheça 5 objetivos para escolher um curso de curta duração
7 – Um estudo sem estágios e treinamentos!
Como último dos motivos para fazer um curso técnico vamos falar dos treinamentos e estágios. Em universidades, isso é obrigatório e estende demais o prazo do estudo. Por outro lado, como o curso técnico já é focado no mercado de trabalho, ele não tem essa exigência.
Ao passo que o aluno pode “pular” os estágios, justamente porque o curso todo é como um estágio, com atividades práticas, reais, do dia a dia das empresas. Isso envolve o melhor custo-benefício e o menor tempo de estudo, tornando o curso mais vantajoso para o aluno.