19 Filmes Imperdíveis para Entender tudo sobre o Estudo da Memória

0
77

O ser humano possui diversos tipos de memórias e, proporcionalmente, também possui muitas variedades de esquecimentos, também chamada de amnésia. Quanto às memórias, muito se falar na duração dela, sendo que uma boa parte dos filmes retrata sobre a de curta duração ou de curto prazo. Para entender um pouco mais sobre esse estudo da memória, selecionamos várias obras cinematográficas que tratam do tema.

Primeiro, vamos citar e aprofundar um pouco mais no filme Procurando Nemo, que é de 2013 e ganhou uma continuação no meio do ano passado, o Procurando Dory. É um filme infantil, de animação, indicado para toda a família e escolhemo-lo porque acreditamos que possa fazer parte do seu programa do final de semana. Posteriormente, vamos citar outras opções também, com as devidas recomendações e as sinopses. Leia!

Procurando Nemo, 2013 e Procurando Dory, 2016

No filme Procurando Nemo é possível analisar o comportamento de outra personagem, Dory, que sofre de Amnésia Anterógrada, que nada mais é do que a incapacidade de formar novas memórias. Para especialistas, o filme retrata muito bem a positividade e o apoio social da família e de amigos sobre os efeitos de quem possui memórias amnésicas.

Dory é um peixe cirurgião-patela azul e a sua amnésia é constatada logo que ela esbarra em Marlin, o pai de Nemo, que até essa parte do filme havia sido capturado por mergulhadores. Após nadar alguns minutos com Marlin, Dory esquece completamente quem é Marlin e por que ele está seguindo ela rapidamente.

Veja a Sinopse do Filme Procurando Nemo, 2013: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperando de encontrar seu amado filhote.

No meio do Caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai vier uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajuda-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

O motivo é que ambos estão em busca de Nemo. E, ao longo desse trajeto, o percurso é comprometido pela memória de Dory, que se revela em várias instâncias. Ela tem problemas de aprendizagem de nomes, inclusive do Nemo. Também tem dificuldades em aprender novas informações e lembrar acontecimentos muito recentes, de minutos atrás. As direções de navegação também ficam corrompidas.

Esses problemas de codificação de novas informações são característicos de amnésia anterógrada, que é o mesmo que “Perda de Memória de Curto Prazo”, como a mesma Dory insinua. Isso, durante o filme, faz com que Dory crie um mantra “Continue a Nadar”, que ajuda a evitar a falha da memória.

Trazendo para a realidade de humanos, esse tipo de amnésia é causado, geralmente, por traumas cerebrais devido à lesão na cabeça, já que está associada com danos da estrutura do hipocampo.

A Psicologia aplicada em Dory

A proposta é a da Orientação para a Realidade, que primeiramente foi proposta por Taulbee e Folsom (1966), e destina a reorientar uma pessoa à sua realidade atual para, posteriormente, melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode ser feito através de objetos familiares, cheiros, sons, fotografias ou músicas, e é o que acontece no filme, quando Dory vê em Marlin um estímulo, no mínimo, amigável, ou, indo mais a fundo, paterno.

Sem considerar esse aspecto familiar, também é possível observar a positividade como principal característica de Dory, que ajuda a enfrentar a amnésia anterógrada. É possível que essa ferramenta seja positiva não apenas no enfrentamento de desafios de aventura, mas também com desafios diários.

A doença foi comprovada pelo neurocientista do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR): “Dory tem amnésia anterógrada, ela não consegue registrar as coisas. Isso acontece porque ela provavelmente teve uma hipóxia neonatal, ou seja, ela ficou sem oxigenação no cérebro quando saiu do ovo e sofreu uma lesão”.

Ele explicar que o cérebro é dividido por 2 regiões responsáveis por guardar memórias, sendo que o hipocampo é o responsável pela memória operacional, ou seja, é como se fosse a memória RAM do computador e é responsável por interagir com pessoas e objetos. Já a outra parte é o Córtex, que é mais resistente e é onde ficam lembranças mais antigas e importantes.

Reprodução: Google

A parte do hipocampo não salva nada, é uma espécie de arquivo temporário. Ela serve para você não se esquecer de pegar o copo de água no filtro depois que ele já estiver cheio, por exemplo. Então, o que acontece? Toda memória do córtex já foi, um dia, uma memória de menor importância, que ficou no hipocampo. Simplificando: A memória do Córtex é o HD.

Sendo assim, como o hipocampo esquece tudo rápido demais, não é possível que as memórias sejam enviadas para o córtex. Por fim, chegamos à Dory, que não se lembra da sua infância e nem do que Marlin acabou de dizer. Então, essa história é uma boa história, não é? É sim, tanto é que já se transformou em enredo de filme: será a continuação do Procurando Nemo, que agora receberá o nome de Procurando Dory.

Ah, e sobre esses filmes, o professor é super favorável: “É ótimo ter um personagem que fale abertamente sobre isso. Muitas pessoas têm problemas de memória, por várias causas diferentes”.

Saiba o que é a Curva do Esquecimento

A Curva do Esquecimento descreve o quanto somos capazes de fixar informações no nosso cérebro. Falamos disso em um artigo recente e mostramos que em uma aula de 1 hora, podemos perder 75% do que foi aprendido nas primeiras 24 horas. Isso é pesquisa. No entanto, com algumas técnicas é possível conseguir reter um pouco mais desse conhecimento.

Isso tudo acontece por um feito parecido com o da Dory. E isso não quer dizer que tenhamos tido algum trauma na cabeça, mas o cérebro nunca consegue reter 100% das informações. Então, o segredo é a revisão do conteúdo, principalmente, se você estiver estudando para uma prova. Se quer saber mais sobre a Curva do Esquecimento, leia a matéria completa aqui.

Chega de ter Medo de Dar Branco na Hora de Prova! Entenda como funciona a Curva do Esquecimento!

Entenda um pouco mais sobre os Tipos de Memória

  • A Memória Semântica é a responsável por arquivar o nosso conhecimento da realidade traduzido em palavras. Visto isso, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a mesa chama-se “mesa” ou que o gato chama-se “gato”.
  • A Memória Episódica refere-se ao local em que guardamos toda a nossa experiência de vida como, por exemplo, lembrar-se de momentos passados. É a principal responsável por novas aprendizagens. Vendo ou vivendo algo uma vez, podemos ter acesso a isso quando desejamos.
  • A Memória Declarativa ou Explícita armazena e evoca informação de fatos e de dados levados a nosso conhecimento por meio dos sentidos e de processos internos do cérebro, como a associação de dados, dedução e criação de ideias. A memória Declarativa inclui a memória episódica e semântica.
  • A Memória de Procedimento ou Implícita armazena os dados relacionados à aquisição de habilidades mediante a repetição de uma atividade que segue sempre o mesmo padrão – a exemplo das habilidades motoras, sensitivas e intelectuais, bem como toda forma de condicionamento. A capacidade assim adquirida não depende da consciência.

Curso de Memorização do Renato Alves

Antes que você desista de ler esse tópico, vale dizer que toda a técnica ensinada por ela é chamada de Mnemônica. O que isso quer dizer? Quer dizer que as técnicas de memorização não são sinônimos de docorebas e sim, é uma ferramenta para o aprendizado. Aliás, os estudos sobre a mnemotecnia tem provado que ela é a melhor forma de tornar a memorização mais eficaz.

Aliás, você já deve ter notado que muitas pessoas ficam repetindo em voz alta o número de telefone ou mesmo o nome de alguém, essa é uma técnica de memorização. Gráficos, Desenhos e Acrósticos? Também são! No fim das contas, são simples práticas para tornar o esquecimento menos provável. Então, se você quer saber como treinar a sua memória, veja o curso do Renato Alves.

Curso de Memorização do Renato Alves!

Confira agora as outras indicações!

1 – O Homem Sem Passado, 2001

Drama/Comédia: Pouco após chegar a Helsinque de trem um homem é surrado tão brutalmente que perde a memória. Incapaz de lembrar do próprio nome ou de qualquer outra informação sobre seu passado, ele tem dificuldades para arranjar um emprego ou um apartamento para morar. Então começa a viver como pode, no submundo da cidade, onde encontrará pessoas como ele, deserdadas da sociedade, que serão suas companheiras e o ajudarão a reajustar sua existência.

2 – Apagados, 2016

Drama/Ficção: Sobreviventes de uma epidemia neurológica global perambulam num mundo devastado, acordando a cada dia sem memória. Cinco histórias exploram diferentes facetas desta existência num futuro que não possui passado.

3 – Para Sempre Alice, 2016

Drama: A Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer de certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.

4 – Humans, 2015

Drama/Ficção Científica: A última invenção que toda família precisa ter é o “Synth” – um robô de alta tecnologia que trabalha como serviçal e se parece com um ser humano. Com a esperança de transformar a forma como vivem, uma família do subúrbio adquire um sintético para a casa, mas acabam descobrindo que compartilhar a rotina com uma máquina pode trazer sérias consequências.

5 – Divertida Mente, 2015

Animação: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza.

Vai prestar uma Prova Muito Difícil? 5 Lições Fundamentais do filme Divertida Mente!

A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

6 – O Doador De Memórias, 2014

Ficção Científica/Drama: Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

7 – Alvide Inside, 2014

Documentário: Dan Cohen é o fundador da organização sem fins lucrativos Música e Memória. O grupo luta para provar que a música tem capacidade de combater a perda de memória, trazendo identidade para pessoas depressivas ou com problemas de esquecimento. Este documentário mostra experiências de vários americanos que testemunham a diferença que a música faz. Com depoimentos de especialistas, o filme traz essa forte conexão entre música e alma, uma cura que atinge onde os medicamentos normais não conseguem chegar.

8 – Poesia, 2011

Drama: Mija vive com seu neto em uma cidade perto do rio Han. Ela adora se vestir de foram excêntrica, é questionadora e inquieta. Seu novo desejo é aprender a fazer poesia, o que a leva a um curso especializado em um centro cultural perto de sua casa. O curso faz com que apure sua observação do cotidiano, onde consegue inspiração para seus versos. Paralelemente, ela precisa lidar com uma confusão causada por seu neto.

9 – A Família Savage, 2007

Drama/Comédia: Wendy e Jon Savage sempre buscaram escapar do jeito dominador de seu pai, sendo que agora lidam apenas com suas próprias vidas. Wendy trabalha como dramaturga no East Village e passa seus dias buscando doações, namorando o vizinho casado e roubando material do escritório. Já Jon trabalha como professor universitário em Buffalo, tendo escrito alguns livros sobre assuntos obscuros.

Um dia eles recebem um telefonema que os informa que seu pai, Lenny, está aos poucos sendo consumido pela demência e que apenas eles podem ajuda-lo. Isto faz com que Jon e Wendy voltem a morar juntos, o que não ocorria desde a infância, com ambos tendo que lidar com as excentridades do outro.

Reprodução: Google

10 – Longe Dela, 2006

Drama, Romance: Grant e Fiona formam um casal feliz, que tem sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna em uma clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebem visitas durante os primeiros 30 dias.

Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey, outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajuda-la a se lembrar do passado.

11 – Diário de Uma Paixão, 2004

Drama/Romance: Em uma clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna a história de Allie Hamilton e Noah Calhoun, dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros.

Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Alie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe dela interceptava as cartas de Noah para a filha.

Crendo que Alie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr, que serviu na 2ª Grande Guerra e pertencia a uma família muito rica.

Ele pede a mão de Alie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.

Reprodução: Google

12 – Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, 2004

Comédia: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele.

Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

13 – Como Se Fosse a Primeira Vez, 2004

Comédia/Romance: Henry Roth é um veterinário paquerador que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore, que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Com isso, Henry é obrigado à conquista-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.

14 – O Filho da Noiva, 2002

Comédia/Drama: Aos 42 anos Rafael Belvedere está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma, que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes.

Sua ex-esposa o acuso de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty, atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos, um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

15 – Cidade Dos Sonhos, 2002

Suspense/ Drama: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller).

É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Reprodução: Google

16 – A Identidade Bourne, 2002

Ação/Suspense: Após ficar à beira da morte, por ter sido baleado, um desconhecido (Matt Damon) acorda sem memória em uma costa do Mar Mediterrâneo. Ele consegue se recuperar, com a ajuda de um médico aposentado, mas tem como única pista de sua identidade um chip que estava implantado em seu quadril, onde estava gravado o número da conta de um banco de Zurique, na Suíça. No cofre deste banco suíço ele descobre que se chama Jason Bourne e que mora em Paris, mas também acha alguns passaportes falsos (com sua fotografia, mas cada um com um nome diferente), uma arma e uma grande quantia em dinheiro. No entanto logo é perseguido, sem entender por qual razão, e demonstra possuir diversas habilidades em autodefesa e luta, além de saber vários idiomas. Ele oferece US$ 20 mil para Marie Helena Kreutz (Franka Potente), que está dificuldades financeiras, para levá-lo até Paris. Após relutar ela concorda, pois precisa do dinheiro. Mas eles não poderiam imaginar o que o futuro lhes reservava.

17 – Amnésia, 2001

Suspense: Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que aconteceu poucos instantes antes. A partir daí, ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vinga-la.

Com informações do Revista Galileu Galilei, o Tempo e PsicologiadosPsicologos

19 Filmes Imperdíveis para Entender tudo sobre o Estudo da Memória
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA