Veja alguns motivos para fazer um curso técnico junto com o ensino médio

Atualmente, muitos estudantes têm optado por fazer um curso técnico junto com o ensino médio. E isso realmente pode ser feito porque a idade mínima, que é requisito para os cursos, acaba possibilitando o estudo duplo.

Agora, será que vale a pena fazer essa dupla jornada? Para muitas pessoas, pais e especialistas, a resposta é positiva.  E são vários motivos para explicar isso. Inclusive, a gente selecionou alguns deles aqui. Continue lendo para descobrir quais são eles.

Ah, vale considerar que nunca é recomendado fazer atividades que exijam demais da saúde física e mental. No entanto, uma boa parte das pessoas e adolescentes conseguem executar tais atividades estudantis. Na dúvida, procure um especialista, como um psicólogo ou um neurologista, por exemplo.

O que é o ensino médio e o curso técnico

Para saber se vale a pena fazer o curso técnico junto com o ensino médio, a gente tem que entender ambos. E mesmo que você já saiba, continue lendo porque a nossa explicação é muito simples, didática e rápida.

ANÚNCIO

O ensino médio é uma fase da vida estudantil de todos os brasileiros. Ela representa aquela fase que vem após o ensino fundamental. Assim sendo, é considerada, aqui no Brasil, como preparatória para a vida profissional dos adolescentes, que estão iniciando, também, a fase adulta.

Assim sendo, de um modo comum, a idade parte dos 15 anos e vai até os 18 anos. Até mesmo porque o curso do ensino médio tem 3 fases, sendo: o 1º, o 2º e o 3º ano. E nas aulas, os estudantes aprendem sobre várias temáticas, como química, biologia, física, sociologia, etc.

Já no caso do curso técnico, o que temos é um curso profissionalizante que é mais focado em uma área de atuação. A ideia é bem simples: preparar o aluno para o mercado de trabalho. E o fato de ter objetivo diferente do ensino médio já é um motivo que permite o estudo duplo.

Quem pode fazer o curso técnico

Atualmente, são muitas as escolas de ensino e instituições educacionais que divulgam os cursos técnicos. Inclusive, algumas possuem parcerias e descontos para alunos de baixa renda ou de escolas que são mais amigáveis. Portanto, temos aqui mais uma vantagem desses cursos.

Agora, considere que todo mundo que tem mais de 16 anos pode fazer um curso técnico. Isso na regra geral. E há ainda algumas empresas que permitem alunos a partir dos 14 anos, mas são casos mais raros.

Então, quem tem essa idade e tem interesse pode procurar os vários cursos técnicos em instituições como é o caso do Senai e Senac. Mas, também existem outras escolas que dão tais cursos. E os valores podem variar também. O importante é ter disposição.

Curso Gratuito de Técnico em Enfermagem – Aprenda como matricular-se

Isso porque as aulas, mesmo que não sejam as mesmas do ensino médio, vão tomar tempo e muita dedicação do aluno. Imagine só fazer um curso técnico de montagens industrias, de aparelhos elétricos e assim por diante? É sem dúvidas um mundo novo de aprendizagens!

E os motivos para fazer o curso técnico?

Além do fato de ter uma grade curricular diferente do ensino médio e possibilitar várias opções de cursos gratuitos, saiba que ainda existem mais motivações para fazer esses cursos.

A aprendizagem é algo visto como muito importante também. Afinal, você vai ter um diferencial frente a vários outros profissionais que, logo, vão aumentar a sua competição para uma vaga no mercado de trabalho.

E, além disso, tem a questão da especialização também. Uma pessoa que faz um curso técnico se torna mais especialista em algum assunto do que quem não fez o curso, por exemplo. E isso é bem importante para ser falado em uma entrevista de emprego, por exemplo.

E tem mais, viu. Por exemplo, considere que o adolescente, que está indo para fase jovem, acaba tendo mais contato com outras pessoas. Assim sendo, é o que a gente chama de “networking” e isso acaba sendo outro diferencial para o mercado.

Portanto, como vimos, não faltam motivos para você estudar duplamente. Assim sendo, fazer um curso técnico junto com o ensino médio é algo muito bem visto pelas empresas e que pode agregar muito valor para você e não apenas no seu currículo. Pense nisso.

Os cuidados com o tempo de estudo

Por fim, não seria saudável se a gente não falasse dos cuidados que precisamos ter ao estudar em período integral. Isso porque, na maioria dos casos, a gente poderá considerar que as aulas do curso técnico serão a tarde enquanto do ensino médio pela manhã. Ou o contrário.

O principal cuidado que se deve ter ao estudar em dois cursos tem a ver com a saúde física e mental. Isso porque não adianta ser alguém muito inteligente e preparada, se você for você ter muito estresse ou ter uma vida com muitas doenças físicas, como diabetes, hipertensão, etc.

O que os especialistas recomendam é que você tenha uma vida muito equilibrada. Ainda que os cursos técnicos e médio exijam muito dos alunos, saiba que você precisa de equilíbrio e naturalidade para conseguir criar uma rotina positiva.

Como já mencionamos em alguma parte do conteúdo, saiba que em qualquer momento, você como brasileiro, pode procurar ajuda clínica em vários locais de atendimento. Existem vários profissionais que podem te orientar na busca por essa vida mais saudável, ainda que possa fazer o curso técnico junto com o ensino médio, o que tem sido muito comum no nosso país.

Aliás, para você ter uma ideia, o Brasil tem tido alguns problemas na geração de emprego e ter um diferencial pode ser o seu melhor começo. Assim, a gente fecha esse conteúdo com tantos motivos para estudar. Afinal, essa é a sua chave para o sucesso!

ANÚNCIO