Enem 2018 focará em 2 temas: Português e Matemática – 20 Sites para Estudar

0
68

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem que dialogar com o Novo Ensino Médio, onde as disciplinas obrigatórias para os três anos são: Português e Matemática, diz Maria Inês Fini, que é presidente do Inep – órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem.

A Reforma do Novo Ensino Médio já foi sancionada e lançada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e será composta – além das matérias citadas acima – pela escolha do aluno, que deve variar entre:

  • Linguagens e suas tecnologias,
  • Matemática e suas tecnologias,
  • Ciência da natureza,
  • Ciências humanas e sócias e a
  • Formação técnica e profissional.

Logo, essa divisão terá vários reflexos diretos, como no Formato do Enem 2018.

“Mas não faremos uma prova para cada um desses itinerários. O que vamos cobrar das áreas é a parte comum que está na base”, garantiu Fini.

A presidente do Inep é uma grande crítica do Ensino Médio Tradicional e diz que vai fazer de tudo para redirecionar o foco.

“Nós vamos inaugurar um novo ciclo do Enem olhando para o Ensino Médio, e não apenas para o acesso ao Ensino Superior, que foi esse monstro que ele se transformou. O Exame, hoje, não avalia competências e habilidades. Ele avalia uma lista de conteúdos à escolha de uma comissão de professores da Universidade, absolutamente aleatória”, frisou.

Na mesma oportunidade, Fini acatou a oportunidade para falar dos motivos pelos quais o Enem vai deixar de “ranquear” as escolas por desempenho: a partir de agora, isso ficará a cargo do Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

Sendo assim, o Saeb, que era responsável por avaliar alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, passará a avaliar também todos os alunos do ensino médio de todas as escolas que tenham, no mínimo, 10 alunos.

As escolas particulares que optarem por fazer a prova de avaliação, vai precisar pagar uma taxa que varia entre 400 e 4 mil reais, conforme a quantidade de aluno. Assim, o Inep espera atingir 7 milhões de alunos e 155 mil escolas em todo país.

Reprodução: Google

O Simulado do Saeb vai acontecer entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. “O Saeb vai ser o simulado do Enem para os estudantes do Ensino Médio”.

Além desse Simulado, os estudantes que vão prestar o Enem podem fazer outros testes antes da Prova Final. Selecionamos mais 20 Opções Gratuitas para Estudar para o Enem, confira no fim deste artigo!

Antes de citar todos os 20 Sites Gratuitos para Estudar para o Enem, vamos trazer informações importantes e rápidas. Você sabe, por exemplo, como Funciona a Nota do Enem para Entrar em Faculdades de Renome, como a Unesp e a USP?

Então, entenda como é feito esse cálculo e note a grande importância de ir bem nas provas do Enem, inclusive, na Redação, onde muitos alunos costumam zerar e ser eliminados na disputa educacional.

Como Funciona a Nota do Enem para Ingressar na USP

A partir de 2015 a USP começou a usar a Nota do Enem como forma de Ingresso no seu Vestibular. E nesse ano há outra novidade: o Curso de Medicina também vai se aproveitar do sistema de provas para dar nota aos alunos candidatos. Isso torna a prova indispensável para quem quer entrar na USP – Universidade de São Paulo.

No entanto, a Fuvest – Prova Específica da USP – continuará valendo normalmente. Assim, ainda que muitas vagas dessa universidade sejam disponibilizadas para quem prestar o Enem, outra grande parte só será destinada aos que prestar a Fuvest.

De forma prática, se você estudou em escola pública no Ensino Médio, pode prestar o Enem e a Prova da Fuvest. Para os alunos das escolas particulares, o ideal é fazer a Fuvest, com certeza.

Como Funciona a Nota do Enem para Ingressar na Unesp

O cálculo da Unesp é bastante diferente da USP.

A fórmula é a seguinte:

NF = ((4 x CG) + (1 x ENEM)) / 5

  • CG: Nota da Prova de Conhecimentos Gerais no Vestibular da Unesp (em uma escala que vai de 0 a 100 pontos)
  • ENEM: Média do Percentual de Acerto da Parte Objetiva da Prova
  • NF: Nota Final da Prova de Conhecimentos Gerais (em uma escala que vai de 0 a 100 pontos).

Portanto, para a convocação da 2ª fase só serão consideradas as notas obtidas nas Provas de Conhecimentos Gerais da Unesp, sem que seja aproveitada a nota do Enem.

Há ainda uma informação importante: O Enem só é considerado quando a nota dele for maior do que a nota da 1ª fase da Unesp. Se a nota do Enem for menor ou igual, ele não será considerado.

Sobre a Importância do Enem

Citamos apenas esses dois Vestibulares para que se note a importância do Enem nos dias atuais. Se antes ele foi criado apenas para avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, hoje ele atua como forma de ingresso no Ensino Superior, inclusive, apoiado em programas sociais do Governo – como Prouni, Fies e SISU.

PROUNI ou FIES? Saiba qual é a diferença entre os dois

Logo, o Enem pode ser o 1º passo para a entrada em Universidades Públicas ou Privadas.

Para 2017 houve várias mudanças.

Por exemplo: o resultado do Enem não mais servirá como Certificado de Conclusão de Curso do Ensino Médio. Além disso, as provas serão realizadas em 2 domingos consecutivos e não mais em sábados, respeitando os alunos sabatistas. O valor da inscrição aumentou. Entre outras mudanças.

Já o tempo de prova continuará sendo o mesmo, sendo que no dia que tem Redação, haverá o acréscimo de 1 hora se comparado ao outro dia de prova.

É por essas mudanças e pela importância do Enem, que ter um Cronograma de Estudos é tão importante. Confira alguns sites que podem te auxiliar nessa missão.

Sobre a mudança nos dias de prova

A mudança – para que a prova fosse feita em dois domingos consecutivos, ao invés de um sábado e um domingo, como era de costume – foi uma reivindicação dos sabatistas, que são religiosos que guardam o “sábado”, dia em que não é possível realizar nenhuma atividade, conforme costumes da religião.

O que acontecia? Os sabatistas entravam nas salas de aulas conforme horário previsto – as 13 horas. Porém, esperavam até o sol se por, que era por volta das 19 horas. Horário em que começavam a realizar a prova. Por conta do transtorno temporal, muitos estudantes dessas religiões optavam por não realizar o exame.

Assim sendo, o MEC (Ministério da Educação) liberou uma consulta pública que foi realizada até o dia 17 de fevereiro e que podia ser respondida por qualquer pessoa, no site da instituição.

Terminaram as inscrições do Enem 2017. 10 informações importantes para saber agora!

A consulta era sobre as possíveis mudanças necessárias do exame com foco nas datas da aplicação das provas. Mesmo porque, conforme o MEC, essa adaptação de tempo gerava um gasto de 646 mil reais ao ministério. Em números, cada aluno sabatista gerava um gasto de 16,39 reais a mais do que um estudante de outra religião.

Dessa forma, o Enem, que é um dos exames com maior número de inscritos do mundo, concedeu a mudança nos dias de prova, levando em conta que mais de 600 mil pessoas responderam às questões da consulta pública.

O que não muda é a questão da segurança. O exame vai continuar recebendo os cadernos de provas personalizados, com o nome escrito na capa, juntamente com os cartões de respostas encartados. Também vão continuar sendo 4 tipos de cadernos diferentes, divididos por cores.

Vale citar ainda que o candidato que obteve a isenção da taxa de inscrição e não comparecer à prova perderá o mesmo beneficio em 2018. No entanto, haverá exceção quando o estudante conseguir justificar sua ausência por meio de um atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecer.

O melhor cronograma para treinar o tempo de prova

Especialistas recomendam estudar, ao menos, 3 horas por dia, mesmo que seja ume estudo seguido ou separado em partes. Por exemplo, mesmo que o estudante não tenha 3 horas corridas, poderá estudar 30 minutos no ônibus no caminho até algum lugar ou 30 minutos antes de dormir, por exemplo. E assim por diante.

O ideal é começar pelas matérias que são consideradas mais difíceis pelo candidato. “Já que é nesse momento que o aluno terá mais energia e disposição para conseguir compreender o que é considerado complicado por ele”.

Após cada período de estudo, é aconselhável fazer os exercícios, levando em conta que a revisão é uma boa técnica para colaborar com a memorização do conteúdo.

A leitura também é parte importante, tanto nas matérias de linguagens quanto em matemática. “O aluno precisa entender o que está sendo pedido”. Comece lendo livros de gêneros que você goste, passe pelo noticiário local e nacional e aposte também em revistas.

A leitura de jornais e revistas é essencial porque o Enem aposta muito em temas atuais, como os relacionados aos direitos humanos, cultura social e religião.

Além da revisão, é preciso fazer também um resumo de cada tema ou de cada assunto que foi lido e estudado. Isso também colabora muito com a memorização de palavras e fórmulas. Portanto, é simples: leu um livro, faça um resumo citando os principais personagens e sem perder o enredo da história.

Outra dica sustentável é fazer post it com fórmulas ou palavras-chaves importantes e colar em lugares onde é possível visualizar de maneira frequente. Essa é outra técnica de memorização que pode ajudar o candidato durante o estudo.

Por fim, vale ressaltar que o melhor cronograma é aquele que leva em conta o tempo de descanso. O estudante usa muito da parte emocional e dormir, ao menos 8 horas, é sumamente importante, além de levar em conta o lazer e a cultura, o que dará mais energia para a rotina de estudos.

15 Sites Gratuitos para Organizar os Estudos do Enem

A internet é uma ótima ferramenta de estudos quando é usada com sabedoria. Organização e Disciplina tem que fazer parte das características do aluno. Se assim for, ele pode usar esse meio de comunicação para se tornar sábio em cada acesso. Para isso, basta saber onde procurar os melhores conteúdos.

Fizemos esse “trabalho sujo” e separamos os melhores sites para Estudar para o Enem.

Se você quer mesmo mandar bem no Enem e conseguir uma vaga em uma Universidade do Brasil, confira cada um desses sites. Favorite eles no seu computador e acesse com frequência.

Ainda que as Redes Sociais tenham boas dicas de estudos, esses sites são essencialmente focados nisso, sem dispersão, confira agora!

1 – Brasil Escola

É um portal que deve ser usado pelos Alunos do Ensino Regular, sendo que todo Conteúdo Abordado nele é explicado de Maneira Simples e abrange diversas áreas do conhecimento.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

2 – Calcule Mais

O site foi desenvolvido para auxiliar os estudantes na disciplina de matemática. Nele é possível encontrar aulas e listas de exercícios sobre os mais variados assuntos da matéria de exatas.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

3 – Gramática Online

Você já sabe que a nota da redação tem grande valia, não é? Pois então, neste site o candidato poderá dedicar boa parte dos seus estudos em Língua Portuguesa, sendo possível encontrar testes, textos explicativos e vídeo-aulas.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

4 – IPED

É um site com vários cursos e tem uma página exclusiva para o Enem. Os estudantes têm acesso à toda informação de forma gratuita e pode assistir às aulas ministradas por professores sobre várias temáticas.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

5 – Matemática Muito Fácil

Normalmente, a prova do Enem é composta por 45 questões de matemática, o que torna o estudo da disciplina inevitável. Conhecer tudo sobre o conteúdo, portanto, é fundamental para quem quer estar bem preparado no dia da avaliação final.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

6 – UOL Educação

O site dá acesso à conteúdos completos sobre várias disciplinas do exame, inclusive, com cadernos de provas anteriores.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

7 – Descomplica

Esse é outro site que apresenta todos os conteúdos de forma dinâmica. Nele estão vídeo-aulas e o estudante pode optar ainda por fazer cursos de curta duração como forma de se preparar par ao Enem.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

8 – Me Salva!

O Me Salva! Divide o material de estudo conforme o nível de escolaridade dos estudantes, o que o torna útil não apenas na preparação do Enem, assim como posterior à isso, quando o aluno já está no Ensino Superior.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

9 – Física Interativa

O site, como o nome diz, é voltado para a disciplina de Física focada no Exame do Vestibular e no Ensino Médio. O grande diferencial é que tem aulas ao vivo, onde é possível esclarecer dúvidas com um professor especializado no assunto.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

10 – Biologia Total

É um dos canais online mais completo sobre Biologia para Ensino Médio. Ele é organizado e “alimentado” pelo professor Paulo Jubilut, que oferece aulas, curiosidades e comenta questões discursivas típicas de vestibulares de Universidades Estaduais e Federais.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

11 – Projeto Medicina

A Medicina é uma das notas que maior nota de corte, o que torna a Carreira como a Mais Concorrida do País. Portanto, quem deseja conseguir pontos para este curso, deve se preparar muito bem e com antecedência. É isso que faz o Projeto Medicina.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

12 – Só Geografia

A geografia é considerada uma matéria fácil para a maior parte dos estudantes. Porém, os enunciados do Enem têm mostrado que as “coisas” não são bem assim. Se você tem dificuldades em interpretar os textos sobre essa disciplina, vale a pena dar uma olhada nesse site.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

13 – QuiFácil

Tem aulas, vídeos exclusivos, exercícios, simulados e tudo mais que tem a ver com Química. O conteúdo é extenso e pode ser aproveitado durante todo o ano, respeitando o cronograma do aluno. É uma forma de aperfeiçoar o conhecimento.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

14 – Mande Bem no Enem

Para quem dispensa conteúdos extensos e gosta de praticidade, esse site é recomendável. Ele tem apenas 42 vídeo-aulas e todas estão interligadas entre vários assuntos, sem focar em apenas uma disciplina especifica.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

15 – Stoodi

Esse portal foi criado com o objetivo de ajudar os alunos nas provas do Enem e conta com aulas sobre Física, Química, Biologia, Geografia, Matemática, Português e Redação.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

5 Sites Gratuitos para fazer Simulados do Enem

Fazer uma prova do Enem é como Jogar uma Partida de Futebol: quanto mais treino e entrosamento com as matérias, melhor será o resultado final. Assim sendo, selecionamos alguns sites que disponibilizam provas anteriores do Enem.

Reprodução: Google

Observe que é importante fazer exercícios verdadeiros e reais para descobrir o formato das provas e chegar no dia do exame com uma noção do desafio que você encontrará no caminho. Além disso, muitas questões costumam se repetir, não em forma exata, mas em temas parecidos.

16 – Gabarite

O site Gabarite te dá acesso à Simulados do Enem. Assim, é possível treinar a prova, exatamente como ela vai acontecer. Esses testes são divididos em matérias e dão um resultado final do seu desempenho, classificado como: Ótimo, Bom, Ruim ou Péssimo.

A classificação dará a você um norte de como você deve continuar com os estudos, informando, inclusive, quais as disciplinas que merecem um pouco mais de atenção, separando aquelas que você tem dificuldades.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

17 – Hora do Enem

O Portal TV Escola é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que disponibiliza um link para que você comece os seus estudos agora mesmo e tudo de forma personalizada.

A ideia central é permitir ao aluno que ele tenha um plano de estudos voltado para as suas principais dificuldades.

Como? Com exercícios, simulados e vídeo-aulas, os quais são possíveis de serem acessados de qualquer lugar do mundo e em qualquer dia e hora, desde que você tenha acesso à internet e um computador.

Aqui é importante falar sobre o Plano de Estudo, que é considerado a melhor forma de acertar o foco da sua necessidade disciplinar. Vale a pena conferir a Metodologia e os Recursos da Plataforma de Estudos na Hora do Enem.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

18 – Portal EBC

É um portal que disponibiliza Questões do Enem, sendo uma fonte oficial de pesquisa e estudo para os estudantes que querem fazer uma boa prova. Essas questões devem ser usadas para testar o seu conhecimento e se revelam em questionamentos originais dos anos que vai entre 2009 e 2015.

O sistema envia questões aleatórias, porém dentro da área de conhecimento que você selecionar. Meça sua força intelectual e se situe sobre a necessidade de estudar mais em alguma área. Repita os exercícios sempre que entender o motivo do erro.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

19 – Enem Estuda.com

Esse é outro site que vai testar suas habilidades, com o objetivo de reforçar o seu estudo. A facilidade está no fato dele funcionar também em celulares e tablets, o que torna o estudo possível mesmo durante a espera de uma consulta médica.

Funciona de forma simples: escolha a disciplina e comece os exercícios.

Esse site é uma rede grande, que conta com mais de 350 mil inscritos. Isso é bom porque ele vai te informar a média da sua colocação, ao final dos exercícios. Logo, você saberá se está abaixo ou acima da média dos seus concorrentes diretos.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

20 – Portal Terra

O Terra também tem um simulado do Enem que foi feito em parceria com o COC. Sendo que o gabarito e as respostas são de profissionais especializados, o que dá todo aparato para o estudante ficar confiante nos seus estudos.

Conheça o site, que pode te auxiliar nos estudos preparatórios para o Enem.

Com informações do Gazeta do Povo e Via Carreira

Enem 2018 focará em 2 temas: Português e Matemática – 20 Sites para Estudar
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA