Conheça 7 cursos gratuitos do Google sobre tecnologia

Atualmente, você pode fazer vários cursos gratuitos do Google sobre tecnologia de qualquer lugar do mundo. Há cursos, inclusive, que são traduzidos para o português, o que facilita muito o processo de aprendizagem, né.

E mesmo que você nunca tenha ouvido falar de marketing digital, desenvolvimento mobile, deep learning e até mesmo realidade virtual saiba que você pode aprender mais sobre isso. E o Google ensina de forma simples, viu.

A ideia do curso pode ir além de ter no currículo um curso do Google. Mas, pode significar aprender mais sobre tecnologias e isso com uma das maiores empresas do setor do mundo. Os cursos são da Udacity, que é uma Universidade do Vale do Silício, mas feitos em parceria com o Google. Isso só garante muita qualidade, né. Então, vai perder?

1 – Otimização de Renderização no Browser

Esse é um dos cursos que estão entre aqueles mais “exóticos”. Só que na prática, o assunto é muito importante. Talvez você não saiba, mas renderizar é uma palavra tecnológica difícil que tem um significa fácil de entender: compilar.

Portanto, isso nada mais é do que “obter o produto final após um processamento digital”. Legal isso, não é? O assunto é bastante técnico e totalmente voltado para os desenvolvedores web, que são pessoas que constroem aplicativos e precisam “renderizar” rapidamente.

Assim sendo, esse curso gratuito do Google permite ao estudante conhecer as ferramentas para analisar apps e descobrir novos padrões de alta performance. O curso tem duração de 4 semanas e pode ser acessado aqui.

2 – Deep Learning

O próximo dos cursos gratuitos do Google sobre tecnologia e que tem um tema meio difícil é esse aqui, o Deep Learning. O curso dura 12 semanas e o “deep lerning” nada mais é do que uma tecnologia que tem ganhado muito destaque no mercado.

Isso após empresas como o Google, Facebook, Amazon e IBM falarem sobre o tema. Se você acha que nunca ouviu falar disso, considere que estamos falando de cosias como “pesquisa” e “comandos por voz”, além de “busca de imagem” e “ferramentas de tradução”.

De forma resumida, o curso busca projetar sistemas inteligentes a partir de dados complexos ou de grande escala. Você também vai aprender como treinar e otimizar redes de base neurais e de longas memórias. Gostou? Saiba mais aqui.

3 – Design Responsivo para a Web

Mais um curso sobre tecnologia que o Google proporciona é o de design responsivo para a Web. Isso já não é nenhuma novidade para ninguém, não é mesmo? O fato é que todo mundo precisa ter uma plataforma ou página que funcione bem em computadores e também em celulares e tablets.

E é exatamente isso que o curso vai ensinar. Assim, o estudante vai aprender a criar o seu próprio layout responsivo. E para isso, ele vai usar “media queries do CSS” e “tag viewport”. O curso dura 2 semanas e você pode saber mais aqui.

Veja quais são os 5 melhores cursos de Excel gratuitos

Bônus – imagens responsivas

Aqui vale citar um bônus, que é outro dos cursos do Google. Ele é bem focado nas imagens responsivas, sendo que elas apresentam mais de 60% dos bytes que são necessários para carregar uma página de um blog ou de uma página da web.

No curso, o estudante vai aprender a trabalhar com imagens, de modo que fiquem ótimas e, mais importante ainda, que carreguem as imagens rapidamente e em qualquer tipo de dispositivo. Isso tem a ver com tamanhos e janela de exibição também. Gostou? Acesse.

4 – Introdução à Realidade Virtual

Esse é um daqueles cursos que abordam temas bem centrais e bem atuais, né. Nesse caso, a gente está falando sobre a tecnologia VR (Virtual Reality). E aí, os estudantes passam por temas como óptica, display, rastreamento e hardware.

Logo, o aluno vai aprender os princípios físicos de realidade virtual e vai usar o conhecimento para criar uma aplicação de desenvolvimento. Parece difícil, mas não é. Os interessados podem acessar as informações do curso na página da Udacity.

5 – Android TV e Google Cast

TV é um assunto muito atual. E o Google sabe muito bem disso. Portanto, considere que existem ótimas oportunidades acerca desse tema. Assim sendo, você que estudar nesse curso vai aprender a lidar com o Google Cast e com o Android TV que são duas tendências.

Para saber como usar essas tecnologias, acesse a página oficial do curso.

6 – Teste A/B

Para quem não sabe ainda, o que não é o seu caso, o teste A/B nada mais é do que uma experiência online que é usada para potencializar um site ou um aplicativo. Assim, o curso está entre os cursos gratuitos do Google sobre tecnologia que você pode fazer.

O curso explica, de forma bastante completa, como realizar testes dessa forma. A partir disso, dá para definir métricas e analisar os resultados. Logo, o aluno poderá decidir se vale a pena ou não colocar no ar a nova mudança. Veja mais detalhes do curso.

7 – O que é localização

O que é localização? Essa é uma boa pergunta a se fazer, não é mesmo? E pode parecer simples achar uma resposta para ela, no entanto nem tanto assim. Saiba que a localização nada mais é do que a adaptação de um produto ou serviço para um idioma.

Assim sendo, localizar é o mesmo que traduzir uma mensagem ou um texto. Por isso, o curso se torna importante, já que ensina os principais conceitos para executar o processo. Saiba mais.