Cursos do Senai gratuitos para fazer em casa, conheça 10 e como matricular-se

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma instituição educacional das mais conhecidas e confiáveis do país. É uma das que mais formam jovens para o mercado de trabalho. E a gente encontrou 10 cursos do Senai gratuitos, que podem ser feitos de casa.

Assim sendo, o estudante poderá optar por estudar no formato EaD (Ensino à Distância) no horário inverso às aulas. E esses cursos ainda podem agregar muito valor ao currículo deles. São cursos gratuitos e com baixa carga horária, o que torna possível e acessível para muita gente.

De modo geral, o Senai proporciona os cursos com 14 horas aulas e requisito de 14 anos de idade para os interessados. Além disso, os materiais também não são pagos e o aluno poderá fazer vários cursos, sempre concluindo um antes de começar o próximo.

O mais legal é que a instituição recomenda que seja feito um cronograma de estudo que tenha 50 minutos de estudo diários, o que torna um tempo mínimo, que pode ser feito durante a manhã, tarde ou noite.

ANÚNCIO

Ah, e tem o certificado também. Só que para ter o certificado no curso do Senai, o aluno tem que ter, pelo menos, 70% de aproveitamento nos cursos. Ficou interessado? Conheça as 10 opções mais buscadas e que são gratuitas!

1 – Educação Ambiental

O curso de educação ambiental do Senai é indicado para quem quer entender as questões fundamentais sobre esse tema, que é tão importante na atualidade. A grade envolve informações sobre o meio ambiente, como os conceitos e as definições.

O aluno também vai identificar os problemas atuais e as perspectivas futuras dessa área.

2 – Finanças Pessoais

Outro dos cursos do Senai gratuitos é o de finanças pessoais. Ele tem o foco de sensibilizar o estudante para conhecer a importância do tema. Afinal de contas, o equilíbrio financeiro é imprescindível para manter um bom relacionamento em casa e uma vida mais rica.

3 – Consumo Consciente de Energia

O próximo curso também é para toda a família. O curso de consumo consciente foca nos impactos negativos que o mau uso da energia elétrica pode trazer. E isso não tem a ver só com o dinheiro, mas também com a sustentabilidade.

A ideia é “estimular a reflexão sobre os nossos recursos energéticos, de forma que as gerações futuras possam desfrutar desses recursos da mesma forma que podemos fazer hoje”.

4 – Empreendedorismo

O curso de empreendedorismo do Senai é uma ótima ideia para quem está saindo do ensino médio e não tem muita certeza sobre o que fará no futuro ou onde vai trabalhar. Esse curso dá uma ideia geral sobre o que é ser um empreendedor nos dias atuais.

5 – Desenho Arquitetônico

Agora começamos uma lista dos cursos do Senai gratuitos que é mais focado em uma determinada área profissional. O de Desenho Arquitetônico é o primeiro deles. A ideia é mostrar as noções básicas da representação gráfica para a construção civil.

6 – Fundamentos de Logística

A outra opção de curso gratuito do Senai é o de Fundamentos de Logística. O foco é “sensibilizar o estudante para as questões fundamentais da logística, seu histórico, conceitos e como usar o tema no ambiente empresarial”.

7 – Segurança do Trabalho

A área da segurança do trabalho está em crescente no país. E o Senai tem um curso que é focado nisso. A ideia é trazer o assunto de forma a incorporar temas como o do meio ambiente e da saúde dentro das companhias. É uma visão crítica dos riscos existentes no mundo do trabalho.

8 – Tecnologia da Informação e Comunicação

Outro curso em alta é o da TIC, que é muito usado no cotidiano profissional de muita gente. É um tema relevante, inclusive, na carreira do jovem, que está entrando no mercado de trabalho. E o que pode acabar sendo um diferencial no currículo também.

9 – Noções Básicas de Mecânica Automotiva

O brasileiro tem uma cultura que está muito ligada aos carros e automóveis. Por isso, muitos jovens busca o curso de mecânica como opção para a vida profissional. No Senai existe o curso que cita as noções básicas disso, como os conceitos, funcionamentos e funções.

Veja Também:

10 – Metrologia

Para terminar, o último dos cursos do Senai gratuitos que você pode fazer de casa é o de metrologia. Ele fala dos conceitos básicos necessários à aplicação e interpretação das medidas na área da mecânica. É focado no uso dos instrumentos básicos e de precisão.

Quais os requisitos para fazer os cursos do Senai gratuitos?

Os requisitos exigidos pelo Senai em todos os cursos citados aqui têm a ver com a idade mínima, que deve ser de, pelo menos, 14 anos. Além disso, a instituição também exige que o interessado tenha completado a 6ª série do nível fundamental.

E também tem a questão do material usado para o estudo, que é um computador (ou notebook ou tablet) com acesso à internet. Além do e-mail pessoal. Também é preciso ter o conhecimento mínimo em Windows e internet.

Se você tem esses requisitos, saiba que pode acessar a página do Senai EAD e conhecer vários cursos gratuitos que o Senai possui. Aí, é só ver mais informações sobre cada opção e optar por estudar naquele que mais tem a ver com você.

Além disso, o Centro Senai de Tecnologias Educacionais fica na Avenida Paulista, 1313 em São Paulo. Para mais informações, o telefone direto é o (11) 3312-2450.

ANÚNCIO