Descubra 5 cursos de idiomas de graça para fazer na internet

Você já sabe que o inglês é a língua mais falada do mundo, não sabe? Agora, já pensou em aprender italiano ou espanhol e sem precisar pagar nada? Todos esses cursos estão disponíveis na internet. E, por isso, a gente selecionar os melhores cursos de idiomas de graça.

Abaixo, você confere a lista completa, sendo que todos os cursos são oferecidos por instituições educacionais de respeito e de confiança no país. Entre elas, a Unesp, a USP e o próprio MEC oferece esses cursos de idiomas também.

E nem vamos nos atentar a dizer sobre a importância de fazer esses cursos gratuitos. Você pode considerar que ele agrega muito valor no seu currículo, que abre as chances de encontrar um emprego dentro e fora do país, além de aumentar o seu nível de compreensão.

Agora, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Confira cada um dos cursos e veja os diferenciais que eles possuem e vão além do idioma, que pode ser inglês, italiano ou espanhol.

1 – Curso de Italiano na USP

O primeiro dos cursos de idiomas de graça que vamos indicar aqui é o de italiano que é disponibilizado pela USP (Universidade de São Paulo). Ele é oferecido de forma gratuita e inclui vídeos, apostilas e vários materiais didáticos para quem quer aprender a língua.

É um curso à distância? A USP diz que não porque o aluno não precisa fazer matrículas, nem mesmo avaliações e não tem tutores. Porém, ainda assim é um dos cursos gratuitos que vale a pena para quem quer aprender o básico do idioma. Até mesmo porque o material é idioma.

Assim sendo, a gente pode considerar como sendo um curso de extensão.

As aulas são divididas em 2 partes, sendo que na primeira o aluno aprende com professores que estudam na Itália. E aí, ele conta as diferenças linguísticas que existem entre os idiomas italiano e português. Depois, tem uma entrevista em italiano com arquivos em PDF.

2 – Curso de Inglês na Unesp

A Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) também tem um curso de idiomas gratuito, que é de inglês. A ideia dele é ajudar as pessoas interessadas a melhorar as habilidades, sendo que é ótimo para quem pretende viajar para fora do país, para morar, estudar ou curtir.

O curso aborda uma temática bem interessante, que trata de gêneros de discurso, aspectos sociais da língua, estratégias de produção textual e por aí vai.

Também tem a desvantagem de não ter tutoria e nem certificação. No entanto, ele vale a pena porque o material didático interessante para quem quer treinar a escrita inglesa sem pagar nada.

3 – Curso de Espanhol do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho oferece um curso de espanhol através da Escola do Trabalhador. E o curso é todo pensado em ambientes de trabalho, sendo ideal para quem precisa realizar viagens ou se comunicar na língua espanhola.

Ainda que seja voltado para o turismo e o trabalho, o material também é indicado para quem quer começar a dar os primeiros passos na língua e sem pagar nada por isso. Até mesmo porque é um curso gratuito de espanhol.

O curso exige do estudante que tenha um computador ou um celular com acesso à internet. E a boa notícia é que ele não tem um prazo limitado para realizar o curso, sendo que pode fazer no seu próprio ritmo e respeitando o seu aprendizado.

4 – Curso de Inglês do Ministério da Educação e Cultura

Ainda temos o curso de inglês do MEC, que é bem interessante para quem está pensando no futuro, em uma carreira profissional. É indicado até mesmo para quem quer aprimorar o aprendizado do idioma – e sim, de forma online e gratuita.

O curso tem o nome de My English Online e está disponível para todo mundo, inclusive para professores e servidores de instituições de ensino associadas ao idioma (IsF). O curso tem 5 níveis diferentes e os últimos são profissionalizantes.

Assim sendo, quem consegue chegar até os últimos níveis consegue ter testes que são certificados por órgãos respeitados, como é o caso do CAE e do TOEFL.

TRABALHO – Saiba quais são os idiomas mais importantes para os brasileiros

5 – Curso de Idiomas do Prime Cursos

Para finalizar o conteúdo, saiba que o Prime Cursos oferece vários cursos de idiomas de graça, inclusive, os de inglês. E os cursos vão desde o nível básico até o mais avançado, sendo que se dedicam, em grande parte, a gramática das línguas.

No caso do espanhol, por exemplo, a disponibilidade é para os cursos iniciantes e intermediários. E no caso do curso de alemão, o gratuito é apenas o iniciante. Aí, se você se interessar pode buscar mais informações sobre valores e outros níveis.

Os primeiros passos no novo idioma!

Por último, a gente tem esse tópico que é como um bônus. A gente quer falar que esses cursos gratuitos são muito indicados porque podem ser usados como os primeiros passos para você começar a entender o assunto e a língua.

Mas, você nunca deve ficar apenas neles. Por serem gratuitos, eles são ótimos para saber qual é a sua aptidão pelo tema. Além de possibilitar que você estude de casa e sem precisar fazer investimentos iniciais. Por outro lado, será ponto de partida para um conhecimento mais profissional.

Após terminar esses cursos, você pode buscar a especialização na prática, como em um intercâmbio, por exemplo. Ou até mesmo em cursos que são pagos e mais focados em entrevistas de emprego, por exemplo.

Agora, para quem está começando, esses cursos são altamente indicados e valiosos!