Saiu o cronograma do curso de cozinheiro do Senac – saiba como participar

Já existe um cronograma para o curso de cozinheiro do Senac. Foi a própria instituição quem divulgou a grade curricular para as pessoas que vão estudar no próximo ano. E se você quer se tornar um cozinheiro profissional, essa pode ser a sua chance de estudar.

Inclusive, a turma toda é formada por 36 alunos, sendo que metade deles (18) são bolsistas. Assim sendo, quem tem renda mínima de até 2,5 salários mínimos familiar poderá estudar de graça no Senac. Além disso, o Senac oferece o certificado. Saiba mais.

Inclusive, todas pessoas que tenham interessem em se qualificar profissionalmente como cozinheiro pode se inscrever no curso do Senac. Sendo que o público-alvo é formado por quem queira ingressar na área da gastronomia.

O mercado de trabalho

O atual mercado de trabalho é propicio para cozinheiros. O que se tem visto são pessoas com muita “falta de tempo” para preparar a própria refeição. É aí que entra o cozinheiro, que é responsável pelo preparo da comida seja em casas familiares ou empresas ou restaurantes.

Dessa forma, o Senac divulga o seu curso. Ele tem como objetivo formar pessoas para atuar no cozimento de pratos básicos e até mesmo os clássicos. E para isso, eles aprendem técnicas especificas de açougue, de confeitaria, de legumeria, de refeitório, etc.

Além, claro, das boas práticas de logística, higiene e manipulação dos alimentos. No fim das contas, o estudante vai estar apto para atuar em vários ambientes, como os restaurantes, bares e outros estabelecimentos.

Dessa forma, entre as aulas práticas, o aluno vai lidar com os métodos de cocção, a execução do cardápio, a apresentação dos produtos e dos pratos, entre outros temas.

O curso de cozinheiro do Senac

O curso do Senac usa um método de ensino que mistura as aulas práticas, com os conceitos e as atividades desenvolvidas em hotéis-escola da própria instituição. Além do mais, o Senac oferece certificado para os alunos que concluírem todas as aulas e forem aprovados.

No programa do curso de cozinheiro do Senac para 2020, os interessados vão encontrar temas importantíssimos da cozinha que formam a grade curricular total. Uma é sobre os materiais é a de controle e organização do estoque da cozinha.

E tem outras, como: produções culinárias, preparo dos ingredientes, elaboração de pratos, realização de cocções, preparo de cardápios e a prática profissional do cozinheiro. Ao todo, são 750 horas aulas.

Além disso tudo, o Senac informa que “a integridade física e os hábitos higiênicos são valores importantes nos cursos de gastronomia”.

Quem pode se inscrever

O interessado que quer se inscrever no curso de cozinheiro do Senac precisa cumprir alguns requisitos que são exigidos pela instituição educacional. Por exemplo, é preciso ter um sapato de segurança, que é obrigatório durante as aulas práticas.

Além disso, os estudantes não devem, em hipótese alguma, fazer aulas práticas com objetivos pessoais, como colares, amuletos, pulseiras, fitas, brincos, relógios e nem mesmo anéis, inclusive, as alianças.

Fora isso, as regras são as mesmas de outros cursos do Senac, como ter a idade mínima de 18 anos e a escolaridade mínima do ensino fundamental completo. Sabendo disso, o próximo passo é procurar a unidade mais perto de você para saber se há vagas e se inscrever.

Depois disso, saiba que é preciso apresentar os documentos pessoais, sendo o documento de identidade original (RG) e o CPF. E também o comprovante de até 2 salários mínimos familiar para tentar a bolsa de estudo.

Leia Também – Descubra 3 motivos para fazer um curso online nas férias

Onde se inscrever

Atualmente, existe uma unidade que permite o interesse até mesmo pelo site. Veja aqui. Nessa unidade, as aulas estão previstas para começar em março de 2020, sendo que o término se dá em julho do mesmo ano. As aulas são diárias.

Sobre o Senac

O Senac tem muitas unidades espalhadas no Brasil todo. A unidade que está com 36 vagas abertas para o curso de cozinheiro, sendo 18 como bolsas de estudo, é a de Águas de São de Pedro, que fica no interior de São Paulo.

Assim sendo, para quem quiser saber mais, o Centro Universitário Senac Águas de São Pedro fica no Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, S/N, no centro da cidade. O telefone para contato é o (19) 3482-7000. Já o número do SAC é o 0800-883-2000.

Para quem não vai se candidatar a bolsa de estudo para estudar de graça, o valor do curso de cozinheiro é de 4 parcelas fixas de R$ 927,50. Valor que pode ser pago no boleto bancário. Por outro lado, para quem vai parcelar no cartão de crédito, o parcelamento vai em até 8 vezes de R$ 463,75.

Outras unidades devem abrir vagas em breve

Além do Senac de Águas de São Pedro, outras unidades dentro de São Paulo também devem abrir vagas para o curso de cozinheiro do Senac. Entre as favoritas estão: Ribeirão Preto, Campos do Jordão e São Carlos.

Então, se escolher outra unidade, o interesse pode selecionar a cidade e clicar em “registrar interesse”. Aí, em uma próxima página, será preciso fazer um cadastro rápido e simples com os dados pessoais. Dessa forma, o Senac avisa quando uma nova turma for aberta.