Correios ainda não divulgou o edital e solução é começar a estudar desde já… Saiba como!

0
22

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está com o a ocupação de, pelo menos, 2 mil vagas suspensas desde o concurso realizado em 2015. Portanto, para 2017, a definição permanece indefinida, sem que acha uma posicionamento oficial para as vagas mais disputadas, como a de Agente de Correios.

(Quanto às vagas da área de saúde, comunicados já foram enviados à imprensa, confira nos tópicos abaixo).

Assim, com a conclusão do Plano de Desligamento Incentivado para Aposentado (Pdia), especialistas afiram que a realização de um novo concurso se torne realidade nos próximos meses.

O Pdia é um programa de demissão voluntária, que até fevereiro deste ano já havia confirmado mais de 5 mil adesões. Por isso, a visão é otimista.

No entanto, para os mais pessimistas, é possível observar que os Correios acumulam um prejuízo milionário, que também precisa ser levado em conta, mesmo que seja necessário novas contratações.

Conforme informações do G1:

A empresa planeja também fechar cerca de 200 agências neste ano, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos. Segundo os Correios, o fechamento dessas agências acontecerá sobretudo nos grandes centros urbanos.

Segundo o presidente dos Correios, Guilherme Campos, a demissão de servidores concursados está na pauta e vem sendo estudada. Segundo ele, os Correios não têm condições de continuar arcando com sua atual folha de pagamento e contratou um estudo para calcular quantos servidores teriam que ser demitidos para que o gasto fosse ajustado.

Reprodução: Google

Agora, caso seja publicado, o edital deve ofertar vagas imediatas e também a formação de cadastro de reserva para o cargo de Agente de Correios, que exerce a função de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo (OTT), de nível médio.

Quanto às organizadoras, a Cespe e a Cebraspe são as mais cogitadas, já que foram as responsáveis pelos últimos grandes concursos . Mas, isso é só especulação, levando em conta que não há nada confirmado até o exato momento.

Mais especulado do que a banca é o fato de o concurso acontecer ainda este ano. Assim, se você tem interesse, tem que começar a estudar desde agora. Ao longo do texto, vamos indicar por onde começar, baseando-nos no último edital publicado. Continue Lendo…

Entenda a história do Concurso de 2015

Quando foi interrompido o certame anunciado há dois anos, os Correios frisou que não haveria queda na qualidade do serviço ou na eficiência operacional, já que desde 2011 o quadro havia sido aumentado em 13 novas vagas.

“Com isso, os Correios passaram de 107 mil trabalhadores em 2010 para 120 mil atuais”, disse na ocasião a empresa.

Porém, não foi afirmado se essa interrupção seria apenas uma “suspensão temporária” ou um “cancelamento”. O que tornava possíveis ambas as possibilidades. Alguns dias depois a empresa, em novo comunicado, afirmou que iria reavaliar a necessidade de novos funcionários e só assim poderia tomar uma decisão.

Assim, não há como negar que a notícia é realmente triste. Mas, é possível saber também que, mais cedo ou mais tarde, a empresa vai precisar abrir novos concursos, sendo que tudo fica resumido em “uma questão de tempo”.

Confira em tópicos essa história:

  • 2011 – Penúltimo concurso que teve validade até 2013.
  • 2014 – A Juíza Audrey Choucair Vaz decidiu que os aprovados em cadastro de reserva no edital de 2011 deveriam ser convocados para funções de terceirizados, assim novas convocações aconteceram em 2015.
  • 2015 – Os Correios cogitaram preparar um novo edital para o preenchimento de 2 mil vagas em diversos estados, mas o concurso foi suspenso.
  • 2016 – A empresa passou por um Plano de Demissão Voluntária (PDV) agravando a carência de servidores públicos.

O que fazer?

Para os especialistas, a melhor saída é continuar estudando ou, no mínimo, começar desde já.

Para os sindicatos da categoria, mesmo se forem abertas as 2 mil vagas do último concurso, o número ainda seria pequeno perto da quantidade de profissionais que precisa para suprir toda a demanda de novos funcionários, estimada em 70 mil, pela Fentec.

Na ocasião, o salário ofertado para a vaga de Operador de Triagem e Transbordo era de pouco mais de 1,2 mil reais, com a gratificação. Para o carteiros, soma-se à esse valor o adicional de distribuição, que eleva o salário para 1,6 mil reais. Isso tudo sem contar os vales (alimentação e transporte), assim como o auxílio creche e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Confira as a atribuições dos cargos ofertados…

1 – Atendente comercial

Executar as etapas do processo de atendimento e vendas de objetos postais, produtos e demais serviços do portfólio da ECT, interagindo e aplicando as técnicas de atendimento e vendas junto à clientela, prestando contas dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas, equipamentos e cumprindo as normas inclusive de segurança para atender o plano de trabalho estabelecido pela ECT.

Receber, registrar e encaminhar aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes, executando procedimentos para responder as demandas da clientela, fornecer subsídios, para tomada de decisão e atender os padrões de qualidade exigidos.

Realizar atribuições e procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos, contratos especiais e demais serviços previstos no portfólio da ECT, nas unidades de pequeno porte.

2 – Carteiro

Executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferência, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços previstos no portfólio da ECT, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas, inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido pela Empresa.

Garantia e Dinheiro: Os 5 Concursos Federais mais aguardados em 2017. (Bônus: Leitura Dinâmica)

Operacionalizar o processo produtivo telemático, relativo à distribuição, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa; executar as atribuições relativas ao atendimento e vendas nas Unidades de pequeno porte, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.

3 – Operador de triagem e transbordo

Executar as etapas do processo de tratamento e encaminhamento de objetos postais, contratos especiais, demais produtos e serviços do porta-fólio da ECT, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido pela Empresa.

Participar, em caráter eventual e opcional, de campanhas promocionais e sociais da ECT, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa.

Os 4 Segredos da Memorização

1 – Quanto mais tempo se estuda determinado assunto ou tema, mas se fixam na memória as informações… As coisas não são bem assim. Em recentes estudos ficou provado que as pausas entre os estudos são mais eficientes do que ficar muito tempo estudando sem parar. O período de sobrecarga afeta a memória e a aprendizagem. Variar o local de estudo também pode aumentar a possibilidade de recuperação de dados importantes.

2 – Ler devagar ajuda na memorização… Também não é verdade. Existem técnicas de leitura que não dependem da velocidade e, ao contrário, leitores mais lentos que sobrecarregam a memória operacional e não deixa espaço vago para o entendimento do assunto. Isso acontece através da Leitura Dinâmica!

3 – Outro mito é sobre os alunos que aprendem mais por terem algum sentido mais aguçado, em detrimento de outros, tais como surdos, mudos ou cegos. Na real, todos os sentidos depende do que é estudado e de como isso é feito.

4 – Desenvolvimento de algum lado específico facilita o aprendizado. Na verdade, funciona assim: o lado direito do cérebro coordena a linguagem e o esquerdo fica com as emoções. Porém, todos passam pelos 2 hemisférios, que trabalham em conjunto.

Sabe como a nossa memória poderá ser melhorada? Com a tecnologia!

“Se você pudesse ter uma memória que fosse tão boa quanto a de um computador e ele gerencie as lembranças da sua vida? E se você pudesse se lembrar de todas as pessoas que você já encontrou na sua vida? Como pronunciar seus nomes, detalhes sobre suas famílias, seus esportes favoritos e até a última conversa que você teve com eles”? pergunta Gruder à plateia.

Bom, vale ressaltar algumas informações importantes, então, vamos por parte!

Tom Gruber é um dos criadores da Siri, a assistente virtual do iPhone e, conforme o texto acima, citado por ele, haverá uma integração da mente humana com as máquinas não é coisa de ficção cientifica ou filme de altas tecnologias.

Já o texto acima, que forma a opinião do especialista, foi proferida em uma palestra na conferência TED 2017. Na ocasião, Gruber falou sobre a inteligência artificial, que será ativo importante no aumento da capacidade de memorização dos seres humanos.

Para ele, o essencial é ter a liberdade de poder escolher o que será registrado e guardado ou não, o que nos fará, enquanto humanos, sermos dono e controladores da nossa privacidade.

Mas, ao mesmo tempo em que a tecnologia pode ser benéfica para o melhoramento da nossa memória, será que o uso excessivo da internet, das mídias sociais e dos Smartphones não pode prejudica-la? Vamos abordar tudo isso neste artigo, acompanhe!

Sabe como a nossa memória poderá ser melhorada? Com a tecnologia! Mas, cuidado…

Correios Confirma vagas para área de Segurança do Trabalho

A notícia de que os Correios e Telégrafos vão abrir Concursos Públicos com vagas em todo o país foi divulgada recentemente e isso deixou muitos concurseiros interessados. O Certame prevê uma distribuição de novos funcionários púbicos em todos os estados, exceto Mato Grosso.

Além disso, as vagas são para a área de Segurança e Medicina do Trabalho, com cargos para auxiliares de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

As provas serão organizadas pelo Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento), que ainda não divulgou o edital com todas as informações. No entanto, as inscrições devem começar nos próximos meses e deverão ser feitas pela internet.

Conforme informações da assessoria de imprensa dos Correios, o concurso vai repor o quadro de profissionais, em cumprimento às exigências de norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, que estabelece uma quantidade mínima de cargos para compor o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa.

Os candidatos que forem aprovados em todas as fases obrigatórias serão chamados para assinar um contrato individual de trabalho com os Correios, conforme a classificação do cargo. Esse contrato de trabalho será regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), seguindo regras como período de experiência e rescisão.

Reprodução: Google

Cronograma de Estudos para as vagas dos Correios

Se você já está começando a estudar para o concurso dos Correios, temos algumas dicas importantes, mesmo porque o mais aconselhável é estudar os conteúdos que foram cobrados nas últimas edições, conforme edital de 2011.

Claro que essa é uma opção que pode necessitar de adaptações. Por exemplo, dependendo de qual banca for a escolhida, a prova de informática pode ser substituída pela de Conhecimentos Gerais.

O importante, à essa altura do campeonato, é focar os estudos em conhecimentos básicos recentes, como o Windows 7 e o pacote Office 2010. Se você for um aluno ousado, vale pensar em estudar a Suíte Libre, também do Office.

Já se você optar por segurança, então, a dica é estudar português e matemática que não devem sofrer alterações.

Confira alguns tópicos que são essenciais para se estudar agora!

Língua Portuguesa:

  • Compreensão e interpretação de textos.
  • Ortografia oficial.
  • Acentuação gráfica.
  • Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções.
  • Emprego do sinal indicativo de crase.
  • Sintaxe da oração e do período.
  • Pontuação.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Regência nominal e verbal.
  • Significação das palavras.
  • Formação de palavras.

Matemática:

  • Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades.
  • Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
  • Números reais.
  • Expressões numéricas.
  • Equações e sistemas de equações de 1º grau.
  • Sistemas de medida de tempo.
  • Sistema métrico decimal.
  • Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
  • Regra de três simples.
  • Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto.

Informática:

  • Conceitos básicos de computação.
  • Componentes de hardware e software de computadores.
  • Sistema operacional Windows (XP e VISTA).
  • Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint.
  • Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

Programa TAF Básico:

Além da parte teórica, é preciso lembrar que o concurso dos Correios cobra avaliação física, com aplicação de alguns testes (TAF).

Confira como se preparar para o TAF.

Avaliação Da Capacidade Física Laboral

Somente para Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo.

  • Teste de Barra
  • Teste de Corrida
  • Testes de Dinamometria

Como se preparar para os Concursos Públicos em 3 passos

Como visto, 2017 será um ano amplo para concursos públicos. E, com a retomada da economia, os analistas esperam que novos concursos sejam abertos com mais ênfase e, possivelmente, mais vagas. Então, se você ainda está na dúvida em como ter um bom plano de estudos, nós vamos dar uma breve dica, com os 3 principais passos.

1 – Cronograma

Faça um calendário com as metas diárias, semanais ou mensais. Estudo, por exemplo, 2 disciplinas por dia e consiga concentração para fixar o conteúdo. Aliás, se você tem dificuldades com isso, saiba mais sobre a memorização.

 

2 – Faça um Curso Preparatório

Isso não é regra. Mas um curso preparatório dá uma boa base para os futuros concursos. Caso você tenha dificuldades em pagar um, procure por apostilas e provas anteriores que podem ser encontradas facilmente. A ideia aqui é estudar, pesquisar e pegar as “artimanhas” de cada concurso, que tem organizadores distintos.

3 – Tenha confiança

São poucos, a minoria, que conseguem ser aprovados logo na primeira tentativa. Então, não desanime, seja perseverante.  Guilherme Gurgel já passou em 4 concursos públicos e afirma:

“Quem não quer fazer a prova porque existe apenas 1 vaga, não percebe que aqueles que estão na sua frente podem passar em outros concursos e, consequentemente, garantir o seu espaço”.

Técnica da Memorização

O que poucos sabem é que, apesar de ser possível estudar 12 horas por dia, se você aplicar a técnica da memorização, poderá reduzir esse tempo pela metade. O Estudo faz parte do cotidiano da maioria dos funcionários públicos que hoje exercem a profissão.

Uma pesquisa feita pelo Grancursosonline mostrou que 65% dos candidatos que foram aprovados em concursos públicos trabalham e estudam ao mesmo tempo. Além disso, havia relatos de pessoas que estudaram apenas com material emprestado e usando boas técnicas de aprendizagem, ou seja, não precisaram investir muito dinheiro. Por isso, não é a falta de tempo ou dinheiro que deve ser um empecilho para você não ser um servidor público.

Incrível Técnica para Otimizar seu Estudo: Conheça um pouco mais sobre o Renato Alves e essa técnica que pode alavancar os seus estudos e as suas chances de passar no concurso público. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo, que embora exista dentro de nós, não é consciente, e que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem. Veja o vídeo abaixo:

Bônus: 7 Formas Corretas de se Comportar frente à uma fraude em concurso público

É frustrante porque você perde o interesse em fazer novos concursos porque vai fazer e pensa: nossa, eu vou me preparar, vou estudar e vou passar e vai ter fraude de novo. Vão colocar outra pessoa no meu lugar”.

O Concurso Público é o sonho de muitas pessoas no mundo todo e, principalmente, no Brasil. Por isso, a maior parte dessas pessoas levam o estudo à sério. Elas passam noites a fio sem dormir, deixam o lazer de lado e, em vezes, ficam entristecidas por não darem a atenção que o filho ou o pai merecia.

A vida de um estudante de concurso público não é nada fácil. É abrir mão de muita coisa. Mas, no fim das contas, quando o sucesso chega, tudo passa a valer a pena.

O resultado do esforço não precisa ser, necessariamente, um terno ou uma farda, basta que o salário seja compatível com uma melhor qualidade de vida. Os benefícios, com certeza ajudam. Já a tranquilidade do emprego garantido é o grande responsável pelas futuras noites.

Mas, até que esse final feliz chegue, é preciso percorrer um grande caminho. Que começa com a falta de tempo, falta de tempo, falta de motivação. Além disso, os concursos públicos costumam ser muito concorridos.

O número de candidato por vaga pode ser assustador para algumas vagas…

No entanto, o pior de tudo é quando alguns concorrentes competem de forma desleal! O tema é polêmico, mas criamos coragem para falar sobre a fraude em concursos públicos. Leia este artigo até o final e saiba o que fazer caso saiba de algum caso parecido.

Leia na íntegra…

7 Formas Corretas de se Comportar frente à uma fraude em concurso público

Com informações do portalcorreio e concursosnobrasil

Correios ainda não divulgou o edital e solução é começar a estudar desde já… Saiba como!
Vote nesse post

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA