Voluntariado será usado em Concursos Públicos e +5 Dicas para Pensar Positivo

0
11

A notícia é ótima para aquelas pessoas que tem o trabalho voluntário comprovado porque ele será critério de desempate em processos internos de promoção da administração pública, tanto em autarquias quanto naqueles federais.

A informação foi disseminada nessa segunda-feira (28) durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. Essa iniciativa é uma resultante dos esforços do Governo Federal, de organizações da sociedade e das empresas. Ele será coordenado pela Casa Civil.

Como incentivo, o decreto cria o programa que prevê o uso de horas nesse tipo de atividade.

Além disso, foi discutido também uma previsão de parcerias com a iniciativa privada para que aqueles que somarem determinado número de horas em atividades voluntárias tenham descontos em compras de produtos ou eventos culturais.

A iniciativa foi lançada na data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, que contou com a presença do atual presidente Michel Temer, além de ministros e de representantes de organizações da sociedade civil.

Temer disse que o trabalho voluntário representa um retorno ao fundamento da solidariedade, que é essencial para fazer o país avançar.

“Esse plano nacional é uma iniciativa que vem expandir uma das marcas do nosso governo, que é a abertura ao diálogo. Quanto mais dialogar, tanto melhor para o Brasil. Não se acredita aqui em trabalho solitário, mas em trabalho de equipe”.

Para o presidente, o voluntário é uma “profissão de fé” e que pode gerar resultados positivos em todas as áreas e a implementação da agenda do voluntariado não será exceção.

“Estamos dando um importante passo para a consolidação e disseminação do voluntariado no Brasil, unindo esforços pelo bem-estar daqueles que mais precisam de apoio e de resposta rápida dos diversos agentes da sociedade brasileira”, disse a primeira-dama, Marcela Temer.

O programa prevê a criação de uma Plataforma Digital do Voluntariado para fazer a ligação entre o cidadão que quer encontrar atividades voluntárias e as instituições que precisam. Nesse caso, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) dará o apoio técnico necessário para que as atividades se concretizem.

Projeto de Lei quer proibir a obrigatoriedade de Experiência em Concursos Públicos

“O concurso público deve ser o mais abrangente possível”. Essa é a justificativa que está no Projeto de Lei 8392/2017, que está na Câmara dos Deputados e tem como objetivo proibir que se exija experiência em concursos públicos federais. O texto também não quer usar o critério para classificação ou desempate.

A proposta foi apresentada no dia 24 de agosto e aguarda aprovação das comissões. Depois, será votada no plenário.

O deputado Leo Coimbra é o apresentador do projeto e inclui que o concurso público é a forma mais democrática e justa de ingresso em cargos públicos. Assim, na visão dele, o edital tem que obedecer os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O projeto também visa que qualquer experiência fora da qualificação profissional exigida entre os requisitos é inconstitucional. Isso inclui tanto cursos de formação específicos, quanto o de experiências progressas no exercício da atividade.

O Supremo Tribunal Federal diz que estabelece qualquer tipo de exigência como essa relatada como sendo uma ofensa constitucional mostrando que o projeto pretende tornar a administração pública isenta, já que é pautada pelos princípios constitucionais.

Na hora de Passar no Concurso Público, Pensar Positivo resolve? 5 Dicas

Frente à essas duas informações super importantes, buscamos algumas orientações de especialistas sobre passar no concurso público. A primeira delas é sobre pensar positivo.

E eles dizem: “a questão não era pensar positivo ou negativo que faz a diferença, e sim como isso impacta suas ações, tratando-se de uma crença limitante, ou seja, tudo aquilo que ela acreditava como sendo uma verdade”.

Logo, há de se levar em conta algumas conclusões:

1 – Pensar Positivo não é poder e sim um potencial. Ou seja, no máximo, pode ser considerado um caminho para obter um bom nível de concentração e, ainda assim, torna-se bastante relativo.

2 – Ação Positiva é se assegurar dos resultados desejados, sobretudo sobre as ações, mesmo que elas estejam desalinhadas com o objetivo em questão. Logo, para este caso, focar no planejamento é um recurso totalmente imprescindível para obter tais resultados.

3 – Plano de Estudo é importante para a definição. Separa o programa em ordem de conteúdo, com exercícios, cronometragem de tempo, avaliação e trabalha com aspectos que diminuem a ansiedade, por exemplo.

4 – Recomposição é o hábito de estudar, porém, com uma estratégia que faça assimilar o conteúdo, fechando programas de estudos e com um bom nível de concentração, com pausas e momentos separados para atividades físicas e lazer.

5 – Meditação é quase que imprescindível também porque pode ser feita através de recursos de visualização que levem a cliente a sentir o resultado se já estivesse sido alcançado, o que leva a experimentar novos sentimentos, buscando sempre a paz interior.

Reprodução: Google

Mas, os Concursos Públicos não Vão Acabar?

“Apesar disso ter abalado o ímpeto de muitos concurseiros, temos que analisar algumas questões que verdadeiramente acontecem”, afirma Renato Alves, que trabalha há mais de 2 décadas com cursos de capacitação e memorização focados em concursos públicos.

“Há mais de 20 anos que trabalho com isso e as vagas nunca acabaram. Mesmo em momentos ótimos da economia ou em momentos ruins, as contratações nunca acabaram”, afirma Renato. Ele diz isso ao afirmar que o Governo funciona exatamente como uma grande empresa – tendo a área de Recursos Humanos, que são as pessoas.

Atualmente, o Governo Federal tem mais de 2 milhões de servidores públicos.

“Todos os anos acontecem processos normais – aposentados, licenças maternidade e paternidade, funcionários afastados por doenças, recolocações de cidades”. E isso exige a troca de Servidores Públicos.

“Portanto, 10% desses 2 milhões precisam ser remanejados. E, mais do que isso, em algumas atividades até faltam funcionários públicos”, lembra Renato. Ao lembrar ainda que existem as esferas estaduais e municipais.

Logo, não há dúvidas que sempre vão existir vagas para novos funcionários. “Se você está focado no concurso público, mantenha-se focado. Se você parar agora, vai ficar para trás quando a economia voltar. Continue memorizando seus conteúdos e revisando informações”, finaliza.

Por Que as Pessoas não Conseguem ser Aprovadas em Concursos Públicos?

Quem passa em concurso público não é melhor do que ninguém, nem mais inteligente. Existem muitas pessoas de má índole que passam nos concursos e, vamos ser francos, isso não vai fazer dela uma boa pessoa, na grande parte das vezes. Mas, o que queremos dizer é que: essas pessoas só passaram porque estavam mais bem preparadas para aquele momento.

É, definitivamente, uma questão comportamental.

Provavelmente é por isso que você ainda não passou em algum concurso. Pensando sobre tudo que já falamos acima, qual tipo de concorrente você é: o que deseja passar no concursou ou o que realmente quer passar?

Para ajudar na resposta, vamos dizer assim: se você estuda há algum tempo para essas provas, mas sem lograr êxito, então, muito provavelmente, você apenas deseja passar.

5 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Se inscrever em um Concurso Público.

Essa é a maior parte dos candidatos. São pessoas que sonham em ter uma casa melhor e maior, um carro mais novo, roupas da moda, viagens internacionais para tirar selfie com o Pateta e o Mickey e fariam tudo para uma vida mais bela.

E isso não é errado, afinal, quem não quer melhorar de vida? Porém, existe uma grande diferença entre quem deseja passar e quem realmente quer passar no concurso. Aliás, uma não, existem 9 grandes diferenças. Nós listamos:

Quem sabe um dia dá certo

Esse é o pensamento daquele que apenas deseja passar. E isso não é apenas uma questão de “pensamento positivo”, é auto confiança e objetivo bem traçado. Quem senta todos os dias para estudar e se esforça de verdade, com certeza vai, de alguma forma, ter bons resultados.

É mais ou menos assim: quem não acredita que vai passar é porque não está disposto a fazer o que for preciso e no tempo que for necessário para tal meta.

Mas

Quem realmente quer se tornar um concursado, não pode ter a vida guiada pela cegueira do “MAS”. Na verdade, o foco precisa ser muito estreito, bem definido, tido como uma missão.

Então, é preciso cair na real: se não gosta de matemática, vai precisar aprender mesmo assim e se não é bom em redação, trate de ler muitos livros.

Resultado: dê ênfase á sua capacidade e seja o comandante do próprio avião, chegue ao destino, mesmo com as turbulências.

Reprodução: Google

A culpa não é minha

Acabamos de falar do “MAS”, não é? E você ainda quer pensar que a culpa não é sua? O CESPE é sim considerado um dos elaboradores mais exigentes do Brasil. Isso é fato.

Porém, não é motivo para você colocar a culpa nele. Afinal, se é difícil pra você é também para os outros candidatos.

E outra coisa, meus queridos. É você quem comanda a nave. Se você não estudar é por que você não quis. Se ficar assistindo séries e filmes o dia todo, é porque você escolheu.

Se não agir e não passar no concurso é porque não se esforçou o suficiente. Assuma o risco, as metas, a culpa. Em quase toda a totalidade, o fracasso ou o sucesso é responsabilidade de quem está no comando.

Hoje não é um dia bom

Todos os dias podem ser bons. Se você quiser. Assim como todos os dias vão haver problemas, atrasos, trabalhos, sono e cansaço. E se você para estudar para um concurso já pensando nas desculpas e nos dias chuvosos, nem começa.

Nunca vai existir a melhor hora para estudar, afinal, se está sol é muito calor, se chove, dá sono. Sem mimimi, é preciso foco. E Todos os dias serão bons.

O passado já passou

Se eu tivesse… Se eu fosse… Se eu pudesse… Naquele tempo… Pode parar! Você pode ter culpa sobre o passado, mas quanto mais se lamenta mais deixa de focar no futuro. Essa até é uma culpa “direita”, um sentimento de remorso, de consciência.

Afinal, você sabia que podia ter estudados algumas horas mais ontem ao invés de ir jogar bola com os amigos, né?

Como Ser Aprovado no Concurso da Polícia Federal?

Vamos lá! Ainda dá tempo, ainda pode dar certo. Pare de lamentar, mãos às obras. Se ontem o cansaço te venceu, hoje é dia de dar o troco.

A inveja não engradece a alma

Seja merecedor da vaga e faça por merecer. Pare de mendigar por aquela pessoa que você considerava com menos conhecimento e teve melhor colocação que você. Pare de achar que Deus é bom com os outros e ruim com você. Se o seu amigo passou e você não, muito provavelmente, é porque ele fez coisas que você não fez.

Reprodução: Google

Observe as pessoas que já obtiveram sucesso e siga aqueles passos. Muitos deles podem ser seus colegas de trabalho em um futuro não muito distante. Analise os comportamentos das pessoas bem sucedidas.

Tome os bons exemplos. Faça a preparação, refaça as provas, fique tranquilo e com a consciência de que está fazendo a coisa certa.

Tortura

A palavra já é forte, pois, nem estamos falando da Ditadura Militar. Então, não deixe que o seu estudo se torne uma tortura.

É óbvio que deixar de fazer os gostos para socar a cara nos livros não é tão prazeroso assim, mas crie uma jornada e tenha um hábito consensual. Informalmente, sabemos que estudar com vontade faz os rendimentos aumentarem consideravelmente.

Lamentações

Observe! Você já viu alguma pessoa que passou em um concurso ficar reclamando de tudo? Ou que não gosta de legislação ou que não tem aptidão para informática? É difícil encontrar essas pessoas, não é?

Afinal, elas não tem tempo para ficar lamentando da vida, ou da chuva, ou da vírgula que se esqueceu de por. Ao invés disso, elas agradecem as oportunidades e o conhecimento que tem e ainda continuam buscando.

A vida de quem reclama é muito sofrida. Pense nisso! E seja positivo.

Humildade

Tem que abrir mão da necessidade de estar sempre certo. Humildade sempre, fechô? As pessoas que já tiveram êxito têm muito a ensinar e se elas conseguiram é porque fizeram algo que deu resultado. Se você não está conseguindo, é porque algo não está indo bem. Aceite o erro, busque as soluções. Aumente seu leque de possibilidades de passar no concurso.

Quer um exemplo muito prático? As pessoas costumam ignorar o Curso de Memorização. Daí, quando chega na prova e não se lembra de tal fórmula ou palavra, arrependem-se rapidamente. Mas, dias antes, elas disseram: “Memorização? Isso é patifaria, eu não vou precisar disso. Sei tudo”. É, o futuro sempre nos guarda bons ensinamentos, não é?

Essa é só uma das muitas engrenagens que tem no mercado para aumentar o seu potencial de conhecimento. Ninguém nasce sabendo tudo e a nossa memória é seletiva, já aprendeu sobre isso?

Como Se Concentrar na Hora dos Estudos?

Resumo: é um pouco disso tudo que você precisa fazer (ou não) para ser bem sucedido nas próximas provas que irá prestar. Saiba que, sim, nós podemos conseguir tudo o que almejamos. Isso, se for feito com dedicação e não apenas com desejo. O desejo vem do coração, já para se você quiser muito (mesmo) vai precisar agir com a cabeça e com a razão.

A partir disso, se pergunte sempre: que vida eu quero ter no futuro? E para isso, o que estou fazendo no presente? Vale abandonar alguns afazeres para lutar pelos sonhos? Qual é o tamanho desse sonho? Lute por aquilo que acredite, endosse suas crenças com as ações, na prática.

Vale a pena estudar para concurso público?

O momento é favorável

2017 promete ser um ano que vai alavancar o Brasil para longe da crise. Pelo menos é o que se imagina, na opinião dos analistas mais otimistas.

Mesmo, é impossível não ver os péssimos resultados dos últimos anos, no que diz respeito à demissões e endividamentos. Isso resulta em uma ótima oportunidade para aqueles que têm cargos públicos e, assim, conseguem se manter um pouco mais seguro.

Burocratização Menor

Para os especialistas, o trabalho público é menos exigente, em termos de documentação e leis, quanto à serviço de empresas privadas. Isso vale para benefícios como Aposentadoria, Licenças, Férias e mesmo referente ao Ritmo do Trabalho.

“Embora não gostem de ouvir isso, as empresas privadas tem maior grau de exigência do que o emprego público”, comenta Lílian Graziano, coordenadora de MBA Gestão de Pessoas da Trevisan Escola de Negócios.

Carreira Ascendente

Apesar de ser o maior atrativo, algumas pessoas têm dificuldade em se adequar aos parâmetros e cotidiano da vida pública. Isso acontece principalmente com aquelas pessoas que são empreendedoras e não toleram às ordens de chefes.

“Agora, se a pessoa é regrada e extremamente preocupada com o futuro, geralmente ela se dá bem nesses cargos”, comenta Lílian.

Reprodução: Google

Para outras, que buscam ascensão na carreira, essas oportunidades também não são indicadas. Segundo a Catho, um consultor de contas de empresa privada pode ganhar até 22 mil reais por mês, enquanto que um fiscal da Receita Federal tem um salário equivalente à 10 mil reais.

Estudo Árduo

É fato que quem quer passar em algum concurso público precisa estudar muito. Mas assim, não exageradamente, afinal, qualidade é sempre melhor do que quantidade. Existem técnicas que ajudam a otimizar o tempo e a deixar os candidatos menos estressados. Entre elas, está o do Treino da Memória.

É uma técnica muito bem apresentada pelo Renato Alves, considerado uma das pessoas que melhor memória tem, vencendo, inclusive o Guiness Book Brasileiro.

Incrível Técnica para Otimizar seu Estudo: Conheça um pouco mais sobre o Renato Alves e essa técnica que pode alavancar os seus estudos e as suas chances de passar no concurso público.

Assim, a memória envolve um complexo mecanismo, que embora exista dentro de nós, não é consciente, e que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem. Veja o vídeo abaixo:

Exceções de Candidatos

Com a técnica de memorização citada no tópico anterior é possível notar que existem alguns mitos acerca do Concurso Público. Um deles é referente ao fato de que “quem trabalha não consegue passar em concursos” e o outro é “quem não tem dinheiro também não passa em concursos”. Ambas as afirmações são falsas.

Uma pesquisa feita pelo Grancursosonline mostrou que 65% dos candidatos que foram aprovados em concursos públicos trabalham e estudam ao mesmo tempo. Além disso, havia relatos de pessoas que estudaram apenas com material emprestado e usando boas técnicas de aprendizagem, ou seja, não precisaram investir muito dinheiro.

Por isso, não é a falta de tempo ou dinheiro que deve ser um empecilho para você não ser um servidor público.

Apenas para fins informativos: é bom saber também que nos últimos 10 anos, cerca de 40% dos que foram empossados em cargos públicos tinham mais de 50 anos de idade e outra pesquisa, agora do ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) mostrou que 40% dos empossados tinham menos de 30 anos.

Inclusive, aposentados também podem prestar o concurso, não há essa exceção.

Ou seja, a sua idade também não deve ser um fator de desculpas pelo fracasso, se ele existir.

Outro ponto: Se sua dúvida é quanto à tatuagens, pode ficar tranquilo, também. Exceto para alguns cargos como da Força Militar, a premissa dos concursos é a equalidade de oportunidades para todos. Isso evita a discriminação por questões de aparências ou outras características de foro particular.

Qualidade de Vida

A maioria das pessoas que estudam para os concursos deixa de ter uma boa qualidade de vida. Essa é uma notícia verdadeira, no entanto, não deveria ser. Com as técnicas de memorização, entre outras, o candidato passar a ter mais tempo hábil para outras atividades, como a física, o lazer e a cultura.

Então, estudar para concursos e deixar de sair com os amigos ou praticar esportes não precisam se relacionar dessa forma. É possível fazer ambos.

Fim das Contratações

Já ouvimos boatos sobre o fim das contratações para cargos públicos e o motivo seria “a máquina pública brasileira está inchada”. Isso não vai acontecer. É claro que, se pensarmos com carinho, vamos notar que existem algumas funções públicas que tem profissionais demais, no entanto, o quadro de novos talentos servem para fortalecer a base politica.

Agora, se analisarmos friamente, o Brasil possui menos servidores públicos do que outros países menores, tais como Alemanha e França. Então, em algum momento, as vagas terão que ser ainda aumentadas através de concursos e nomeações.

Com informações da folhape e folhadirigida

Voluntariado será usado em Concursos Públicos e +5 Dicas para Pensar Positivo
5 (100%) 1 vote

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA