Concurseiro Nômade? Saiba como estudar de qualquer lugar do mundo!

Talvez você nunca tenha ouvido falar de um concurseiro nômade, né? Mas, eles existem! Saiba que a ideia é muito simples: concurseiro é alguém que estuda para concursos públicos e nômade é alguém que não tem um lugar fixo. Daí, fica fácil entender.

Agora, o que é preciso para ser um concurseiro nômade? E, mais do que isso, quais as vantagens de ter esse estilo de vida? A gente vai falar de tudo isso nas próximas linhas e você vai ver porque a mobilidade é algo visto como tão importante na atualidade.

O nomadismo

O nomadismo é algo que tem crescido muito no país e no mundo. Portanto, cada vez é mais comum encontrar pessoas nômades. E, quase sempre, esse nome vem acompanhado do digital. Então, um nômade digital é alguém que trabalha na internet e de qualquer lugar do mundo.

Com esse exemplo fica mais fácil trazer a ideia para a área de estudo de concursos ou de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou de quaisquer provas. Logo, o nomadismo pode fazer parte do concurseiro, sim.

Agora, por quê? Por que essa tem sido a escolha de muita gente? Considere que as pessoas estão buscando uma vida mais prática, com a otimização do tempo e a unificação de tarefas no dia a dia. O resultado é óbvio: o nomadismo é uma opção.

O estudo

Apenas para que fique claro que essa ideia de nomadismo faz sentido, vamos considerar as vantagens do estilo de vida para quem passa boa parte do dia estudando.

É comum que essas pessoas tenham pouco tempo para estudar durante o dia. E ir até um local físico para estudar pode significar perda de tempo e perda de dinheiro com o deslocamento, né. Então, já temos aqui uma vantagem, que é a de estudar a distância, por exemplo.

Fora isso, a gente ainda deve pensar que com o avanço da tecnologia, hoje em dia qualquer estudante tem tudo o que precisa em alguns cliques. Existem sites específicos e aplicativos gratuitos que auxiliam no estudo.

Vamos considerar o uso de um notebook. Ele tem uma capacidade bem grande de armazenamento e possibilita a digitação, o que quer dizer anotações especificas. Além disso, tem portas de entrada USB e para CD.

E com um notebook já dá para estudar de qualquer lugar do mundo. Você pode ouvir podcasts, pode baixar livros digitais, pode ouvir músicas ambientais e pesquisar assuntos de seu interesse, por exemplo.

Como Usar o Ensino a Distância para Passar no Concurso Público – 7 Passos

Como estudar?

Só que você sabe que apenas ter os materiais em mãos não significa que você terá sucesso na vida de estudante, não é mesmo? Na hora de ser um concurseiro nômade, você também deve avaliar os seus empecilhos e dificuldades.

Assim como todo mundo que estuda solitariamente ou a distância, esse tipo de concurseiro deve avaliar o fato de que as dificuldades podem surgir na falta de foco ou concentração, por exemplo. E isso acaba resultando, até mesmo, na procrastinação.

Então, resumidamente, saiba que você vai precisar estar focado no estudo e evitar ficar prolongando isso. E como começar a estudar sendo um nômade? O ideal é você ter um ambiente e horário para isso.

Independentemente de você ser um nômade ou não, o estudo requer isso. Sendo assim, considere que temos que pensar em ambiente de estudo, acessórios para o estudo e tudo mais o que você sabe que é necessário, como a sua disposição.

Os segredos!

Por último, vamos considerar aqui alguns segredos para que você veja sentido em ser um concurseiro nômade. Eles têm a ver com aquilo que pode te ajudar a ter sucesso e evitar o fracasso para com essa atividade.

INTERNET

A primeira coisa, que é o primeiro dos segredos, é pensar na sua conexão com a internet. Saiba que por ser um nômade, você não vai conseguir levar todos os seus livros e apostilas com você, né. Então, vai usar muito da internet.

Aí, a dica é estar em um lugar com uma boa conexão ou até mesmo usando os seus dispositivos móveis, mas que sejam de qualidade. Até mesmo porque ninguém merece ver vídeos do Youtube que ficam travando, né.

FONTE DE PESQUISA

A outra dica é sobre a fonte de pesquisa. Na internet, infelizmente, há muita informação e de todo tipo. Considere que quanto mais fontes confiáveis você tiver ao seu redor, mais fácil vai ser o estudo e o encontro das informações que você busca também.

Isso vai ser muito importante para quem é ou quer ser um concurseiro nômade. Imagina só o tanto de tempo que você vai perder se não tiver fontes seguras… Pode ficar dias e dias buscando a informação correta, né.

CRONOGRAMA DE ESTUDO

E para terminar a lista de segredos, dicas e informações vamos falar sobre o seu cronograma de estudo. Ele vai ser importante para te guiar nesse seu objetivo. Porque você tem que ter um objetivo muito bem traçado. É isso que vai te fazer manter o foco no estudo.

É esse cronograma que vai te ajudar, também, a saber se você está em um bom ritmo de estudo ou se está procrastinando demais. Ele é como um termômetro do seu estudo. Porque independentemente de onde você está, saiba que pode estudar.

E nas dicas acima a gente provou isso. Há histórias das mais incríveis na internet que provam isso também. Seja por uma necessidade ou escolha, ser um concurseiro nômade também é uma forma atual de estudar e passar em concursos públicos.