7 Dicas Infalíveis para Memorizar Textos

2
1281

Por: Daniel Evangelista

Se você está acompanhando nosso site, está aprendendo bastante sobre como potencializar o seu estudo e memorizar tudo o que precisa saber para ser aprovado em um Concurso.

Neste texto, eu quero compartilhar com você 7 dicas infalíveis para memorizar textos, que se você colocar em prática, vão mudar completamente a forma como você retém as informações.

Vou ir direto ao assunto e colocar exemplos para que você possa praticar também. Assim, você poderá desenvolver bastante as suas habilidades.

Estas dicas podem ser usadas tanto para memorizar textos, quanto para memorizar acontecimentos do seu cotidiano.

O que eu vou dizer para você, são estratégias muito simples de Decodificação de fatos, que irão fazer com que você leve as informações que observar, da sua memória de curto prazo, para a memória de longo prazo.

Embora estas 7 dicas sejam infalíveis para memorizar textos, você muito provavelmente não conseguia memorizar antes, porque fazia isto sem estratégia.

Apesar disso, se você utilizar estas 7 dicas juntas e da maneira correta, sua capacidade de organizar suas ideias será ampliada.

O conceito é extremamente simples e você muito provavelmente já usou alguma destas dicas isoladas. Entretanto, o que faz com que estas 7 dicas infalíveis é a capacidade que juntas elas possuem de organizar todas as suas ideias, fazendo a transição das informações para memória de longo prazo com muito mais facilidade.

7 dicas  Infalíveis para Memorizar Textos

 

Dica #1: Utilize a palavra “O que” para analisar seu ambiente e os textos que estiver lendo

A palavra “o que”, remete a fatos.

Durante sua leitura, procure identificar quais são os fatos que o texto apresenta.

Ex: O que aconteceu?

 

Dica #2: Utilize a palavra “Quem”

A palavra “quem”, diz respeito ao sujeito que está presente no texto.

Ex: Quem está envolvido?

 

Dica #3: Utilize a palavra “Quando”

A palavra “quando”, remete ao tempo que um evento aconteceu e vai conseguir proporcionar a você a habilidade de memorizar dias e datas de acontecimentos históricos.

Ex: Quando aconteceu isto?

 

Dica #4: Utilize a palavra “Onde”

A palavra “onde”, consegue extrair a localidade do fato.

Ex: Onde isto ocorreu?


Dica #5: Utilize a palavra “Como”

A palavra “como”, remete ao modo que um evento aconteceu.
Ex: Como aconteceu isto?

 

Dica #6: Faça uma “Conclusão”

Após ter mapeado todos os itens anteriores, faça uma conclusão do que aconteceu. Podendo dizer qual foi o fim da história (destino dos envolvidos) ou o resumo dela (repetição dos fatos de forma resumida).

 

Dica #7: Utilize a Técnica de Confirmação

Como vimos no artigo anterior, a técnica de confirmação é uma excelente ferramenta para conseguirmos jogar as informações na memória de longo prazo

 

Estas 7 dicas combinadas, formam a técnica de memorização chamada “Lead”. Esta técnica é muito usada em Jornalismo e outras disciplinas.

A princípio, o conceito da técnica é bem simples de entender. Apesar disso, é extremamente poderosa, pois quando colocada em prática, traz um enorme desenvolvimento da memória, permitindo uma recuperação de informações com muito mais facilidade em qualquer situação que seja necessário lembrar de algum texto que você já tenha lido.

Colocando em prática

Para colocar a técnica em prática, veja como fazer:

Exemplos:


Exemplo 1: Segunda Guerra Mundial

O que foi a 2ª Guerra Mundial?

Quem participou do conflito?

Quando ocorreu? (data)

Onde ocorreu? (lugares do Conflito)

Como ocorreu? (modo)

Conclusão (impressões finais) sobre a Guerra

OBS: Se você está estudando e este tema faz parte das suas disciplinas, aplique este método para Memorizar completamente o que aconteceu na 2ª Guerra Mundial.


Exemplo 2: Direito – Leis e Artigos:

O que a lei n° 11.340 estabelece?

Quem criou? A quem se aplicar?

Quando foi criada / entrou em vigor?

Onde deve ser aplicada?

Como funciona?

Conclusão?

Exemplo 3: Medicina

O que é uma válvula cardíaca?

Quem criou? Quem utiliza?

Quando foi criada? Quando ela pode ser utilizada?

Onde ela é fabricada? Onde pode ser comprada?

Como funciona?

Conclusão

Exemplo 4: Passagens Biblícas

Ex: 1 Corintíos 13

O que aconteceu?

Quem estava envolvido?

Quando aconteceu?

Onde aconteceu?

Como?

Conclusão?

Eu irei escrever um artigo mais profundo sobre desses exemplos aqui no site, para que você possa estudar exatamente o tema do seu interesse e não tenha que visualizar temas que não te interessam, otimizando assim o seu tempo.

Assim, se o seu interesse for em memorização de textos jurídicos, você terá um artigo falando apenas sobre isto e com vários exemplos. Se o seu interesse for memorizar nomenclaturas e funções da fisiologia humana e até mesmo passagens biblicas, irei abordar estes assuntos com mais detalhes em outros artigos também. Por isto, continue acompanhando nosso site.

Recuperando informações na Hora da Prova:

Na hora que uma prova é elaborada, as questões são criadas seguindo esta estrutura: “O que”, “Quem, “Quando”, “Onde”, “Como” e “Conclusão”.

Então como você está se antecipando, qualquer que seja a pergunta, você estará pronto para recuperar as informações e responder com exatidão na prova.

Lembrando que o desenvolvimento da memória é adquirido com treino. Apenas ler este artigo e entender os conceitos, não vão fazer com que você evolua a sua memória automaticamente. Para isto, é necessário que você aprenda  estudar memorização da maneira correta, além de treinar tudo o que você aprender.

Então você precisará se dedicar e praticar para deixar a sua memória afiada.

A Melhor Pessoa Para Te Ensinar a Estudar e Memorizar

Como Psicólogo, que busca estudar bastante sobre a mente humana, conheço muitas pessoas que ensinam sobre técnicas de desenvolvimento humano e fico muito feliz por estar conectado com tantas pessoas talentosas.

E posso dizer com segurança, que de todas as pessoas que conheço, atualmente a melhor pessoa para te ensinar a estudar e memorizar para que você consiga ser aprovado em um concurso público ou vestibular, com certeza é o Renato Alves.

Se você não conhece o Renato Alves, ele é especialista em memorização e já recebeu o título de melhor memória do Brasil. Ele realiza diversas palestras e treinamentos no Brasil e sua metodologia de aprendizagem está sendo utilizada por 10 países diferentes.

E eu coloco minha confiança na metodologia dele também. Inclusive, este artigo foi elaborado seguindo conceitos da metodologia de ensino Renato Alves. Do qual eu extrai os conceitos para elaborar este texto.

Eu sou uma pessoa bem conservadora para indicar profissionais e metodologias, então eu me preocupo bastante com as indicações que eu realizo. Por isto, eu sempre converso e coloco em prática as metodologias que existem, antes de recomendar para as pessoas.

E colocando em prática a técnica do “O que”, “Quem, “Quando”, “Onde”, “Como” , “Conclusão” e “Confirmação”,  percebi que realmente funciona.

Apesar disso, é apenas uma pequena parte de tudo que as Técnicas de Memorização podem proporcionar para você. Existe muito mais a ser explorado dentro do Universo da Memorização e que você pode aprender para mudar completamente a sua rotina de estudos.

Por isto, eu recomendo que você adquira a Metodologia Curso Estudo e Memorização, do Renato Alves. Lá, você irá aprender outras técnicas e ter reflexões sobre os erros que você comete que poderiam ser resolvidos.

Se voce quiser conhecer a Metodologia do Renato Alves, eu vou deixar um link abaixo para que você acesse:

Quero Conhecer a Metodologia do Renato Alves

Bom, agora eu posso ficar tranquilo, sabendo que eu fiz minha parte, apresentando para você algo que talvez não soubesse que existisse. E até mesmo, apresentando uma solução para que você tenha uma rotina de estudos melhor.

Agora é com você!

Dê o próximo passo, evolua sua memória e realize seus sonhos!

 

Desejo Bastante Sucesso !!!

Um Grande Abraço!

7 Dicas Infalíveis para Memorizar Textos
4 (80%) 1 vote